Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 11 de fevereiro de 2021

6 dicas para organizar sua estante de livros

Ana Luiza Vasconcelos
Última atualização: 11 de fevereiro de 2021
Por: Ana Luiza Vasconcelos

Organizar os livros não é uma tarefa fácil, principalmente quando se tem uma quantidade considerável deles! Mas com algumas dicas, fica mais fácil

6 dicas para organizar sua estante de livros Imagem: mpafoto / iStock

É comum que os apaixonados por literatura sejam conhecidos por serem consumidores compulsivos de livros, com uma estante de livros repleta dos mais diversos exemplares. E por isso, às vezes é difícil dar conta de todos, e talvez ainda mais difícil organizá-los!

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você organizar seus livros e a sua estante da melhor forma possível.

6 dicas para organizar sua estante de livros

Dia Nacional do Livro
Imagem: Karim Ghantous/Unsplash

1. Preferência

Umas das maneiras mais práticas de organizar os seus livros é pela ordem de preferência que eles têm para você. Os queridinhos estão sempre à mão, no nicho mais acessível da estante, geralmente à altura dos olhos ou um nicho abaixo.

Já acima e abaixo desses nichos vão os que te interessam menos.

2. Ordem alfabética na estante de livros

Outra maneira de organizar sua estante, para aqueles que são mais metódicos, é por ordem alfabética. Para os leitores que gostam de uma organização mais rígida e certinha, essa pode ser a melhor opção.

Se você também gostar de saber exatamente onde cada livro está, essa organização pode ser muito útil também, já que facilita muito a busca.

3. Esquema de cor

Livros por si só já fazem uma decoração lindíssima, mas se você quiser explorar ainda mais o lado decorativo dos seus livros, que tal organizá-los por cor?

Você pode fazer cada nicho de sua estante de uma cor diferente, ou até organizar seus livros em degradê. Ou ainda, separar por cores quentes e cores frias.

4. Lidos e não lidos na estante de livros

Para os que estão tentando colocar a leitura, finalmente, em dia, uma boa organização seria colocar os livros não lidos em estantes mais acessíveis e os lidos em estantes mais altas ou mais baixas.

Assim, aqueles livros que você ainda não leu vão ficar te encarando até você tomar vergonha e pegar um para ler. Pode até fazer uma ordem para os que você quer ler antes e os que você tem menos pressa e interesse de ler.

5. Gênero e assunto

Mais uma forma de organizar sua estante de livros é separar por gênero e assunto. Um nicho da estante só de fantasias, outro só de suspenses, outro de livros didáticos, e por aí vai.

Você também pode separar as suas sagas, como por exemplo um nicho só de livros de Harry Potter. Isso também vai facilitar bastante a busca quando você precisar achar um livro que você queira.

6. Tamanho

Essa maneira de organização pode ser tanto pela altura do livro quanto pela quantidade de páginas. E você também pode tentar associá-la à outra forma de organização, como tentar ordenar, por exemplo, por tamanho e cor.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados