Como escolher animais de estimação que dão menos trabalho

Quer um animal de estimação descomplicado e fácil de cuidar? Nosso guia de raças de cães e gatos pode ajudar!

Redação | 5 de Abril de 2022 às 14:00

crissy2tay /iStock -

Quer um bichinho de estimação descomplicado e fácil de cuidar? Nosso guia de raças de cães e gatos que exigem cuidados mais simples é um bom ponto de partida.

Exercício

A maioria dos cães saudáveis precisa de certa quantidade de exercício diário para manter a saúde física e estimular a mente. Por outro lado, os gatos raramente praticam exercícios formais, mas não há dúvida de que se beneficiam de atividades em geral e brincadeiras enérgicas.

É comum achar que os galgos precisam de muito exercício, no entanto o mais provável é que gostem de passar um bom tempo no sofá, contentes com passeios regulares apenas. As raças de trabalho, como os kelpies australianos e os border collies, foram desenvolvidas para correr grandes distâncias e precisam de exercício diário. Podem se entediar e se tornar destrutivos se não receberem estímulo suficiente.

Entre as raças de cães que exigem pouco exercício estão chihuahuas, buldogue francês, pug, galgo e poodle maltês. Quanto aos gatos, algumas raças que preferem pouca atividade física são os persas, os rag dolls, os birmaneses, os pelo-curtos exóticos e os scottish folds.

Atividade e energia

Algumas raças pequenas podem ser mais agitadas. (Imagem: ucho103/iStock)

As diversas raças de cães e gatos têm níveis de energia diferentes. Algumas, ainda que não precisem de muito exercício, são mais “ativas” do que outras. Em geral, os animais ativos exigem mais atenção e sua manutenção pode ser mais trabalhosa.

É comum supor que cães grandes sejam mais ativos do que os menores, mas as aparências enganam. Por exemplo, algumas raças pequenas de terrier, como os Jack Russell, são animadíssimas e exigem muita atenção, enquanto raças gigantes, como os dinamarqueses, são calmíssimas. As raças de gato também são diferentes; os abissínios e bengaleses tendem a ser bastante ativos.

Idade, tempo sozinho em casa, alimentação

Filhotes de cães e gatos têm mais energia e exigem mais atenção e cuidado do que os animais mais velhos. Algumas raças de cães e gatos tendem a ser mais felizes do que outras quando sozinhas e são animais excelentes para pessoas ocupadas. Lembre-se também de que raças grandes comem mais, o que significa mais limpeza depois, e isso pode aumentar o nível de manutenção.

Cuidados com a pelagem

As raças de cães que não perdem ou perdem pouco pelo, como bichons, poodles e mestiços de poodle, podem ser consideradas de “baixo trabalho” por não soltar pelos que exigem limpeza, mas as visitas regulares ao salão de tosa podem ser caras e demoradas. Em termos gerais, quanto mais longa a pelagem, mais cuidados são necessários e mais pelos há para limpar.

Os poodles são raças que não perdem muito pelo e podem ser uma boa opção. (Imagem: tsik/iStock)

Entre as raças de cães de pelagem lisa que precisa de poucos cuidados estão os galgos e galgos italianos, os whippets, os Boston terriers, os pugs e os buldogues franceses.

Das raças de gato de pelagem curta, podemos citar Devon Rex, Cornish Rex e o pelo curto doméstico. A pelagem dos gatos siameses e birmaneses também exige poucos cuidados.

Principais raças de cães e gatos que dão menos trabalho

Cães

Gatos

POR DRA. KATRINA WARREN

A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, dos Estados Unidos.