Aprenda como limpar o piso laminado e deixá-lo brilhando

Com as nossas dicas de como limpar o piso laminado você não terá mais dificuldades para deixar a sua casa um brinco.

Redação | 15 de Maio de 2022 às 10:00

tarasov_vl/iStock -

Quando vamos limpar a casa é sempre um desafio achar a forma e o produto correto para determinada atividade. Aprender a técnica certa, irá economizar tempo e aumentar a durabilidade do que você tem em casa, além de facilitar a vida de quem está fazendo a faxina. Limpar o piso é uma das atividades mais desgastantes, mas que pode se tornar fácil se você aprender a fazer da forma correta. Pensando nisso, preparamos um guia sobre como limpar o piso laminado para ajudar você.

O que não usar para limpar piso laminado

O piso laminado é constituído por lâminas de madeira que têm comprimentos e larguras variados, além do acabamento que simula vários tipos de madeira. Ele é instalado sobre uma manta, portanto não são pregados ou colados ao contrapiso. Limpar esse tipo de piso pode ser um desafio, porque muitas pessoas não sabem o que usar, e acabam danificando a superfície. Por isso decidimos começar este guia esclarecendo o que você não deve usar para limpar o piso laminado.

Os produtos listados a seguir podem danificar seu piso, portanto devem ser evitados: 

Agora que você já sabe o que não deve usar para limpar o liso laminado, veja algumas dicas de como fazer a limpeza!

Como limpar piso laminado

O primeiro passo para limpar o piso laminado é fazer uma limpeza geral no local utilizando uma vassoura macia ou aspirador de pó. Após isso, passe um pano levemente úmido bem macio no piso ou use um mop para facilitar o trabalho. Não esqueça que o pano precisa estar completamente torcido e sem excesso de água.

Se você for usar algum produto específico para limpeza de laminado, o ideal é que você leia o rótulo antes e siga as instruções do fabricante.

Como limpar piso laminado encardido

Para limpar o piso laminado encardido você vai precisar de:

Depois de separar os itens, siga os passos abaixo:

Passo 1: Varra o local com vassoura macia ou aspirador de pó.

Passo 2: Misture no balde a água morna, algumas gotinhas de detergente neutro concentrado e uma tampinha de álcool 70%.

Passo 3: Após o preparo, você pode umedecer um pano na solução e passar no chão, ou borrifar com um spray o piso e depois passar o pano. Mas, atenção, não esqueça de usar um pano macio e torcê-lo para deixá-lo apenas levemente umedecido. Se o piso estiver muito encardido, você pode utilizar uma esponja macia úmida substituindo o pano.

Caso a sujeira persista, será necessário utilizar um produto específico para o tipo de piso laminado.

Como deixar o piso laminado brilhando

Para deixar seu piso brilhando, você pode utilizar um produto específico para laminados. Algumas vezes até mesmo as empresas que fabricam esse tipo de piso têm indicações de produtos. Veja um passo a passo de como aplicar o produto:

Passo 1: Limpe a superfície antes da aplicação.

Passo 2: Aplique um pouco do produto em um pano seco. Atenção: não aplique diretamente na superfície para evitar manchas.

Passo 3: Passe o pano no piso com o auxílio de uma vassoura ou rodo.

Passo 4: Deixe o produto secar naturalmente (5 a 10 min).

Como limpar piso laminado fosco

Se seu piso laminado for do tipo fosco, não se preocupe. Você pode utilizar a mesma solução com detergente e água morna que ensinamos acima, sempre utilizando pouca quantidade. Mas, atenção, não utilize produtos que tenham cera como base, pois eles podem dar brilho ao piso fosco e danificá-lo.

Como limpar piso laminado no dia a dia

Pode ser difícil para você preparar a solução durante o dia a dia, pois alguns dias são mais corridos que outros. Sendo assim, para realizar a limpeza no dia a dia, o ideal é que você varra o piso e passe um produto específico para seu tipo de piso com o auxílio de um pano seco.