Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de março de 2021

Brinquedoteca: 7 dicas para fazer uma em sua casa

Veja como deixar o ambiente perfeito para a diversão e o aprendizado das crianças.

Imagem: RUBEN RAMOS/iStock

Um espaço para a criança brincar e aprender, essa pode ser a definição de brinquedoteca. Além disso, esse lugar lúdico pode ser a solução para os brinquedos espalhados pela casa. Deixando um espaço reservado só para a hora do lazer, fica mais fácil administrar a inevitável bagunça.

Leia também: Quarto montessoriano: método de decoração estimula desenvolvimento das crianças

Uma brinquedoteca em casa pode ser instalada em vários locais, como no cantinho do quarto, na sala ou em uma varanda ampla. Porém, é importante que a criança se sinta confortável e tranquila para brincar no local. Sendo assim, é bom ficar atento à segurança do ambiente. Outros pontos também devem ser levados em consideração na hora de montar a sua brinquedoteca em casa, como a escolha do mobiliário, por exemplo. Então, confira as dicas para deixar tudo do jeitinho ideal.

7 dicas de como montar uma brinquedoteca em casa

1. Escolha um espaço seguro

Mas o que caracteriza um espaço seguro? Antes de começar a delimitar um espaço para seu filho brincar, vale a pena prestar atenção em algumas coisas. Verifique se o local escolhido não fica próximo a janelas de fácil acesso aos pequenos ou frestas que dão passagem, como grades de varanda, por exemplo.

brinquedoteca
Brincar com as crianças é fundamental para intensificar o convívio. (Imagem: AaronAmat/iStock)

Além disso, tampe tomadas que fiquem próximas e escolha um lugar arejado; que não bata sol enquanto a criança estiver brincando. Prefira instalar a brinquedoteca infantil em um local onde você consiga visualizar seu filho sempre que possível e tenha acesso facilmente.

2. Invista em tapetes

O tapete, além de embelezar e delimitar o cômodo, pode ser um item muito útil para a hora de brincar. Modelos emborrachados com números ou letras ajudam no aprendizado das crianças. Além disso, podem amortecer possíveis quedas também.

tapetes infantis
Tapetes são ótimas opções para dar mais colorido ao espaço. (Imagem: LeManna/iStock)

Antes de comprar um tapete, vale prestar atenção no material, pois alguns podem agravar alergias respiratórias. Escolhendo o modelo certo, a criança poderá curtir seu espaço sem preocupações.

3. Tenha brinquedos educativos

Os brinquedos para brinquedoteca devem ser muito bem escolhidos. Na hora de montar o cantinho de lazer do seu filho, invista em brinquedos educativos. Blocos coloridos com letras e números, massinhas que estimulam a criatividade, mapa mundi para mostrar os países, são algumas sugestões.

brinquedoteca
Não há coisa melhor do que aprender e se desenvolver brincando. (Imagem: AaronAmat/iStock)

Faça também uma seleção de livros de acordo com a idade que ele tem. Além dos livros de colorir, busque alguns que você possa ler para ele durante esses momentos. A diversão em família é fundamental para o desenvolvimento da criança e o fortalecimento da intimidade.

4. Escolha móveis infantis

Ter um mobiliário que favoreça o acesso das crianças é superimportante. Desse modo, ela saberá onde estão os seus brinquedos, como eles devem estar organizados e onde guardá-los ao final da brincadeira.

quarto infantil
Depois de brincar, é preciso ensinar às crianças onde guardar os seus brinquedos. (Imagem: poligonchik/iStock)

Portanto, tenha na brinquedoteca móveis baixos, na altura dos pequenos, cadeiras e mesas infantis, prateleiras de fácil acesso e baús ou caixas organizadoras. Assim, eles também desenvolverão a autonomia durante o lazer.

5. Promova a interação entre as crianças

Nem toda criança tem acesso a uma brinquedoteca no condomínio ou frequenta pracinhas e parques – que geram naturalmente uma interação com outras crianças. Sendo assim, seria aconselhável que o espaço a ser criado em casa acomode mais de uma criança durante a brincadeira.

brinquedoteca
Um espaço interativo é ideal para compartilhar com os amiguinhos. (Imagem: Rawpixel/iStock)

Desse modo, ideias são trocadas durante a interação, aprende-se também a dividir e brincar em conjunto. Essa relação pode desenvolver habilidades nas crianças e ajudar no seu convívio com outras pessoas. Portanto, quando for possível, chame outras crianças para a diversão.

6. Crie uma decoração colorida

Um ambiente colorido traz alegria e bons sentimentos para as crianças. Por isso, invista em móveis com cores alegres e faça uma combinação de cores que estimule a brincadeira. Você vai perceber que o lugar colorido irá transformar o humor do seu filho.

decoração colorida
Cores vibrantes podem estimular a imaginação e a criatividade das crianças. (Imagem: LeManna/iStock)

As cores certas nas paredes e nos móveis podem estimular as crianças, tanto na diversão como na imaginação. Verde, azul, amarelo, vermelho e laranja, em tons vibrantes, são algumas ideais para esse ambiente.

7. Pinte as paredes com tinta lavável

Depois de escolher as cores para as paredes, é hora de comprar a tinta. Atualmente no mercado existem tintas que possibilitam a lavagem. Elas são ideais para quartos infantis e brinquedotecas. Assim, você poderá deixar as crianças rabiscarem a parede sem problemas.

tinta lavável
Deixe seu filho soltar a imaginação também nas paredes. (Imagem: OlenaKlymenok/iStock)

Com essas dicas você conseguirá transformar qualquer canto da casa em uma brinquedoteca simples mas incrível. Monte o projeto ideal para o espaço disponível e garanta momentos de qualidade para a criançada.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados