Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de maio de 2021

Como limpar mofo de parede e outros objetos: dicas caseiras práticas!

Está tendo problemas com manchas ou cheiro de mofo? Calma, existem soluções caseiras e baratas!

Imagem: Urban78/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini

Todo mundo já passou pela desagradável situação de abrir o armário para pegar uma roupa que não usa há algum tempo e descobriu que está com cheiro de mofo, certo? Ou até mesmo pelo susto de se deparar com aquela mancha nas paredes e cortinas dos cômodos. Felizmente, a solução para o problema é simples e envolve itens comuns da despensa como vinagre, bicarbonato de sódio e sabão em pó. Descubra agora como limpar mofo de parede e outros objetos de forma simples e com truques caseiros!

Como limpar mofo de parede

O mofo é um fungo que cresce onde quer que seja úmido e quente. Ele costuma aparecer em locais com maior umidade e é importante ser combatido para evitar doenças. Ele pode indicar um vazamento na tubulação, mas é com frequência causado pela condensação que o ar quente e úmido causa em paredes e em superfícies mais frias.

Leia também: Veja como limpar rejunte encardido de forma simples e rápida

Hoje em dia há no mercado uma série de produtos que podem ajudar a limpar o mofo da parede ou até mesmo tintas que previnem o surgimento de mofo. No entanto, há algumas soluções caseiras que podem ajudar a lidar com o problema.

Passo a passo para tirar o mofo das paredes

Se a sua parede estiver com manchas de mofo, tente as seguintes dicas:

  • Limpe com cloro: Com luvas de borracha, misture três partes de água e uma de água sanitária num balde. Mergulhe uma esponja na solução e, então, molhe bastante a área afetada da parede. Deixe por 20 minutos e repita a operação, quer a mancha tenha desaparecido ou não. Depois de mais 20 minutos, enxágue a parede com água. Espere secar e aplique um produto antimicrobiano (que elimine fungos e bactérias), à venda em supermercados.
  • Limpe com água oxigenada: Embora a água oxigenada seja mais usada para tirar mofo de telhas e louças, ela também pode ser usada para retirar mofo das paredes. Em um copo com água, misture 1 colher (chá) de água oxigenada e, em seguida, coloque a solução em um borrifador. Agite bem e aplique a mistura na área afetada pelo mofo. Deixe agir por 10 minutos. Passado esse tempo, umedeça um pano com vinagre e limpe a parede completamente.
  • Limpe com óleo de melaleuca: Acrescente 1 colher (chá) de óleo de melaleuca em um copo com água e misture bem. Em seguida coloque o conteúdo em um borrifador, agite um pouco e borrife a solução na parede afetada pelo mofo. No dia seguinte, use um pano umedecido com vinagre e esfregue o bolor até a parede ficar completamente limpa.

Como tirar mofo das roupas

mulher segurando cesto de roupa limpa
Com alguns produtos simples é possível retirar manchas de mofo da roupa. (Imagem: AaronAmat/iStock)

Se você jogou seu moletom encharcado na mala do carro ou no cesto de roupa e esqueceu dele, quando o encontrar, lá estará a mancha de mofo. Se a peça for branca e toda de algodão, e a mancha for relativamente nova, você está com sorte. Misture 2 colheres  de sopa de água sanitária a 1/3 de xícara de água e jogue sobre ela. Depois lave. A água sanitária deve eliminar os esporos que causaram o mofo.

Para remover o mofo de roupas coloridas e peças de tecidos sintéticos, lave-os com alvejantes para todos os tipos de tecidos. Mas lembre-se de que, quanto mais antiga for a mancha, mais difícil será removê-la.

Se o mofo pegou em uma peça de couro, remova-o passando um pano seco e limpo e, em seguida, uma solução de água com vinagre de maçã. Deixe o item secar à sombra. Para hidratar o item, use um spray de silicone. Para evitar manchas futuras, guarde seus objetos couro em lugares arejados, sem umidade, e evite colocá-los em sacos.

Como remover e prevenir o cheiro de mofo das roupas e sapatos

Se a roupa está com cheiro de mofo (também funciona com cheiro de suor) e você não tem tempo de lavá-la, borrife-a com vodca. Coloque um pouco de vodca (a tradicional, sem sabores especiais) em uma garrafa com spray e borrife a roupa. A vodca mata as bactérias causadoras do odor e, como é relativamente inodora, você não vai ficar parecendo alguém que acabou de vir do bar. E terá a sensação de que suas roupas foram secas ao sol.

Para evitar o cheiro ruim, passe um pano umedecido com vinagre nas superfícies internas do guarda-roupas ou armário. Veja também outros 31 benefícios do uso de vinagre no seu dia a dia!

Como acabar com o mofo na máquina de lavar

mulher ligando máquina de lavar para tirar mofo
Tirar o cheiro de mofo da sua máquina de lavar pode ser mais simples do que você pensa. (Imagem: AndreyPopov/iStock)

Se você lavar a roupa com água quente e água sanitária periodicamente, não terá esse problema. Mas se o cheiro de mofo já está lá, livre-se dele, juntamente com a sujeira e as bactérias acumuladas que o estão causando, enchendo a lavadora com água quente e uma xícara de alvejante ou vinagre, e deixando a máquina funcionar por um ciclo regular de lavagem. Caso a sua máquina esteja muito suja, leia o nosso post com dicas de como limpar máquina de lavar.

Tirar o mofo da cortina do chuveiro 

Não jogue fora a cortina do banheiro apenas por causa de mofo ou sujeira. Limpe-a vaporizando com vinagre e aplicando, após alguns minutos, uma pasta com quantidades iguais de bicarbonato de sódio e sal. Use uma esponja úmida para esfregar essa pasta na cortina, depois enxágue bem. O mesmo método pode ser aplicado às portas do box. Se você quiser outras dicas de como deixar o box do seu banheiro limpo e brilhante, veja o nosso post com dicas de limpeza rápidas e práticas para box de vidro!

Eliminar manchas de mofo de madeira

Se o seu problema são os pontos pretos ou brancos de mofo nas esquadrias de madeira, limpe-os com uma solução de 60 ml de água sanitária doméstica e 30 ml de sabão em pó em um litro de água. Usando luvas de borracha, passe a esponja com essa solução nos pontos de mofo e deixe por dez minutos. Depois, com cuidado, lave com água limpa.

Remover mofo nos móveis de plástico

Se os móveis de resina plástica estiverem mofados, lave-os com uma solução de 1 parte de alvejante com cloro com 4 partes de água. Usando luvas de borracha, esfregue a mobília com uma esponja ou escova encharcada com a solução. Depois, enxague-a com jatos da mangueira.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close