Faça uma busca
Casa & Decoração

4 dicas de como limpar capinha transparente de celular

Saiba como limpar capinha de celular transparente de forma prática e sem estragar.

Escrito por:

Douglas Ferreira

Redator
como limpar capinha transparente de celular
Victor Sanchez Mestre/iStock
Publicado em: Última atualização:

A capinha de celular é um acessório quase indispensável hoje em dia. É fácil encontrar modelos divertidos para dar personalidade ao seu smartphone e capinhas mais simples ou transparentes para proteger o aparelho. Seja qual for o seu caso, saber como limpar esse acessório é muito importante para preservá-lo e evitar a proliferação de vírus e bactérias.

Leia também: Como limpar celular sem estragar o seu aparelho

Embora você deva higienizar sua capinha com regularidade, no caso das capinhas transparentes a atenção deve ser maior. Isso porque elas costumam ficar amareladas com o tempo, dando um aspecto sujo ao seu dispositivo.

As capinhas de celular transparentes normalmente são feitas de silicone, por ser um material flexível e barato. Mas, infelizmente, esse tipo de material fica amarelo à medida que envelhece. É um processo natural mas que é acelerado quando o acessório é exposto a quantidades excessivas de suor, luz e calor.

A boa notícia é que com algumas soluções caseiras e produtos simples você pode minimizar esse processo. Ficou curioso? Então, aprenda como limpar capinha transparente de celular e evite o envelhecimento precoce da sua capinha.

Como limpar capinha transparente de celular

capinha transparente de celular
Com alguns produtos simples é possível limpar a capinha de celular e deixá-la como nova. (Imagem: Olga Evtushkova/iStock)

Limpar a capinha transparente de celular pode ser mais fácil do que você imagina. Mas é importante ter em mente que quanto mais amarelada estiver a capinha, mais difícil será de reverter o processo de envelhecimento do material.

Abaixo nós listamos quatro métodos testados que são capazes de remover manchas e o aspecto amarelado da sua capinha transparente.

1. Use álcool isopropílico

Desinfectar o telefone é um bom hábito a ser praticado regularmente, especialmente em tempos de coronavírus. Além disso, também é uma tática útil para evitar que a sua capinha de telefone acabe amarelando com o tempo de uso. Use um spray de álcool ou um pano macio embebido em álcool e passe sobre a capinha do telefone.

Depois que a capa do telefone estiver toda coberta pelo álcool, use um pano de microfibra limpo e seco para removê-lo. Deixe-o secar por uma hora antes de colocá-lo de volta no telefone. Assim, sua capinha ficará livre de bactérias e vírus.

2. Limpe a capinha com detergente

Usar detergente para limpar sua capinha é uma ideia simples e prática. Faça uma mistura de um copo de água morna (mais ou menos 200 ml) e algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, misture bem e use uma escova de dentes para esfregar a solução na capinha. Limpe bem, por dentro e por fora, todos os cantos e fendas. Após ter esfregado todos os cantos, enxágue e use um pano macio para secar.

Deixe secar na sombra, por pelo menos uma hora para se certificar de que está completamente seco, antes de colocar a capinha de volta no telefone. Repita esse processo semanalmente e isso será o suficiente para ter uma capinha de celular limpa e sempre com cara de nova.

3. Aplique uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água

O bicarbonato de sódio é um verdadeiro curinga caseiro. Multifuncional, pode te ajudar a limpar a capinha do seu celular, e assim, tirar eventuais manchinhas dela. Para usar este truque de limpeza, faça uma pastinha de bicarbonato e água. Em seguida, espalhe a mistura pela superfície da capinha, use uma escova de dentes molhada para espalhar a pasta por toda a superfície e deixe o produto agir por algumas horas. Para finalizar, enxágue a capinha e use um pano macio para secar.

4. Use Vinagre

Assim como o bicarbonato de sódio, o vinagre também é um produto que pode ser muito utilizado na limpeza. Quando o assunto é como limpar capinhas transparentes de celular há duas alternativas: uma lenta, mas com bons resultados e uma mais rápida, mas com resultados menos satisfatórios.

Solução lenta: em uma vasilha que caiba a capinha de celular, faça uma mistura com água morna, vinagre, detergente e bicarbonato de sódio. Em seguida, mergulhe o acessório e deixe agir por 12 horas. Para finalizar, basta enxaguar em água corrente e secar bem com um pano de microfibra.

Solução rápida: misture 2 colheres (sopa) de vinagre e 2 colheres (sopa) de creme dental. Em seguida, aplique a pasta na capinha e esfregue com uma escova de dentes macia, até tirar as manchas. Enxágue em água corrente e retire todos os resíduos. Seque bem antes de colocar a capinha no celular.

O que você não deve fazer para limpar capinha de celular transparente

Apesar de alguns tutoriais recomendarem usar borracha escolar para limpar capinhas de celular, essa não é uma boa ideia. Além de ser pouco eficaz, a borracha pode deixar resíduos que podem danificar o seu aparelho e dependendo da borracha pode até mesmo piorar a situação da capinha. Se você precisar limpar a sua capinha, opte por um dos métodos ensinados acima; eles foram testados e aprovados pela nossa equipe e não irão danificar o seu acessório nem o seu aparelho.