Faça uma busca
|
Publicado em: 17 de março de 2021

Como limpar sofá: 5 dicas de limpeza para você ficar de olho

Da limpeza a seco aos cuidados com o estofado de couro, saiba como deixar seu sofá sempre limpo.

Imagem: seb_ra/iStock

Farelos de comida, pelos de cachorro e mancha de suco, esses são alguns dos principais tipos de sujeira que o seu sofá recebe constantemente. Mas para que esse cenário não seja um eterno transtorno, é preciso conhecer alguns truques de como limpar sofá com eficiência e praticidade.

Para manter a higiene básica do seu sofá, produtos simples que você tem em casa podem dar um jeito. Dessa forma, o acúmulo de sujeira será reduzido e uma limpeza mais profunda só será necessária poucas vezes ao ano.

Leia também: Saiba como usar manta para sofá na decoração de casa

Mas antes de separar os produtos para a lavagem do estofado, saiba que é imprescindível consultar a etiqueta do sofá. Pois é nela que todas as informações sobre o modo de limpeza adequado estão contidas. Verifique, por exemplo, se o material pode ser molhado ou se só permite lavagem a seco.

Agora que você já tem essas informações, confira algumas dicas de como limpar seu sofá no dia a dia e deixá-lo sempre cheiroso e com a aparência de novo.

Como limpar sofá facilmente

1. Saiba como tirar manchas

Comer e beber sentado no sofá é um hábito que praticamente todo mundo tem. Mas, durante esses momentos, acidentes podem acontecer. Se você derramou algo no sofá, não espere secar, limpe imediatamente. Mas se manchou e você só viu quando secou, é preciso outros cuidados.

manchas no sofá
Se puder, evite ao máximo deixar o líquido secar antes de limpar. (Imagem: Vershinin/iStock)

Manchas ainda úmidas podem ser eliminadas com uma solução de: 1 litro de água, 1/2 copo de vinagre branco, 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio e um pouco de detergente neutro. Misture tudo borrife em cima da mancha e esfregue delicadamente com uma escova de cerdas macias. Depois que a mancha desaparecer, seque com um pano limpo.

Leia também: 30 benefícios do vinagre para facilitar o seu dia a dia em casa

No caso de manchas já secas, você pode usar um pouco de água com bicarbonato de sódio para realizar a limpeza. A mistura virará uma pasta, que você pode colocar em cima da mancha e esfregar delicadamente. Em seguida, tire o excesso e seque com um pano seco e limpo. Dica! Manchas de café saem com um pouco de água tônica em um papel toalha. Experimente!

Mas atenção! Verifique se o tecido do seu sofá pode ser limpo com esses produtos. Em caso de dúvida, faça um teste em um local mais escondido do estofado.

2. Faça uma lavagem a seco

Alguns tipos de sofá não podem ser molhados em hipótese alguma. Nesses casos, você pode limpar o seu móvel da seguinte maneira: com um aspirador de pó ou um pano seco. Entretanto, um pouco de bicarbonato também pode ajudar.

lavagem à seco
Você pode fazer uma limpeza a seco em vários tipos de tecido, mas consulte antes a etiqueta do sofá. (Imagem: FotoDuets/iStock)

Comece a limpeza salpicando um pouco de bicarbonato de sódio por todo o estofado – para eliminar os ácaros – e deixe agir por uns 30 minutos. Depois, passe o aspirador de pó para retirar a poeira acumulada e alcançar as sujeiras mais escondidas. Por fim, passe um pano seco na superfície.

3. Dê um fim ao mal cheiro

Se o seu sofá já tem muito tempo de uso e exala um cheiro desagradável, fique tranquilo pois há solução para esse problema. Basta misturar alguns produtos que você já tem em casa e aplicar facilmente no estofado.

Você vai precisa de 1 litro de água, 1/4 de álcool, 1 colher (sopa) de bicarbonato, 1/2 copo de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante. Misture tudo e coloque em um borrifador. Aplique no sofá e deixe agir e evaporar. O cheiro ruim irá embora rapidamente.

4. Limpe corretamente sofás de couro

Apesar de ser um material que requer um cuidado maior, para limpar não há mistério. O sofá de couro pode ser limpo a seco mas também com um pano úmido. O importante é fazer tudo delicadamente para não riscar o couro.

como limpar sofá de couro
Apesar de bonitos, esses são sofás que precisam de muitos cuidados para durarem muito. (Imagem: Manuel-F-O/iStock)

Então, você pode fazer uma limpeza diária com o aspirador de pó na potência mínima para retirar a poeira e outros tipos de sujeira dos cantos. Pode também passar um pano limpo umedecido em uma solução de água e detergente neutro. Depois de seco, pode finalizar hidratando o couro com um pouco de silicone.

5. Como limpar sofá de camurça

Esse é o tipo de estofado mais delicado do mercado, entretanto o mais procurado. A retirada do pó pode ser feita semanalmente, já a limpeza do tecido, mensalmente, mas sempre com muito cuidado. Geralmente, a impermeabilização é muito indicada para evitar danos e manchas nesse tipo de móvel.

Se você tem um sofá de camurça em casa, tire o pó suavemente com uma escova de cerdas macias ou com o aspirador na potência mínima. Caso precise de uma limpeza mais profunda, pode passar um pano levemente úmido com água e detergente neutro. Porém, passe no sentido dos fios. Deixe secar naturalmente.

O mais importante antes de limpar qualquer tipo de sofá é verificar as instruções e recomendações da etiqueta. Fazendo o que for permitido para não estragar o estofado, o seu sofá estará sempre bem cuidado e durará por muito tempo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados