Como negociar o aluguel e economizar

Se você quer saber como negociar o aluguel ou conseguir alugar um novo imóvel por um bom preço, confira as nossas dicas e economize!

Letícia Taets | 1 de Março de 2022 às 17:00

Sundaemorning/iStock -

Nos últimos anos, o país vem passando por uma grave crise econômica que resultou no aumento do desemprego e do endividamento das famílias. Diante desse cenário, economizar nunca foi tão importante. Enxugar os gastos e negociar o aluguel pode ser uma ótima maneira de colocar as suas finanças no eixo novamente.

Diante da crise dos últimos anos, o mercado imobiliário vem sofrendo muitas alterações de preço devido ao aumento do número de pessoas que não conseguiram pagar os valores dos aluguéis e entregaram os imóveis ou negociaram com os proprietários uma redução do valor pago mensalmente. Com isso, a média dos valores de aluguéis está reduzindo bastante em todo Brasil.

Se você pretende renegociar o aluguel ou conseguir alugar um novo imóvel por um bom preço, este é o momento certo! Mas se você não sabe por onde começar, confira as nossas dicas e economize dinheiro.

Como conseguir economizar no aluguel

Alugar um bom imóvel por um bom preço pode ser um grande desafio, mas não é impossível. É bem verdade que é comum encontrarmos imóveis bons, mas que estão muito acima do preço desejado. Às vezes, até em um mesmo bairro, é possível encontrar imóveis com características semelhantes mas com valores completamente diferentes.

Diversos fatores podem influenciar no valor de um aluguel: se o imóvel menor tiver sido reformado, se tiver vaga de garagem, ou mesmo o proprietário estiver pedindo um valor acima dos praticados na região.

Por isso, vale a pena uma conversa e apresentação de contraproposta para reduzir o valor pedido inicialmente.

1. Pesquise muito

O primeiro passo para economizar no aluguel é sempre realizar uma boa pesquisa de mercado antes de fechar negócio. Você pode começar pesquisando os imóveis nos bairros do seu interesse e do tamanho que você precisa e depois pesquisar os imóveis nos bairros vizinhos. Dessa forma você terá uma noção dos valores cobrados e poderá avaliar se o valor do imóvel é justo ou não.

Existem muitos sites e aplicativos com diversos recursos de pesquisas, nos quais você consulta valor, metragem, vê fotos e outras informações como área de lazer no condomínio e porteiro. Nas imobiliárias e administradoras os corretores também devem ter todas as essas informações.

Anote os preços dos imóveis que lhe interessam e compare. Caso o seu preferido esteja fora do padrão, isso pode ser usado para negociar o aluguel.

2. Faça visitas criteriosas

gpointstudio/iStock

Depois da pesquisa, antes de fechar qualquer oferta, marque uma visita ao imóvel para verificar tudo. Os detalhes percebidos também podem ajudar a negociar o aluguel e reduzir o valor anunciado.

Durante a visita converse com porteiros e síndico para saber se o prédio é bem administrado, limpo e organizado. Pergunte se existem dívidas com o condomínio, problemas recorrentes e se o imóvel está fechado há muito tempo.

Quanto mais tempo fora do mercado, maior pode ser a pressa do proprietário para encontrar um inquilino. Assim, ele pode considerar reduzir o valor cobrado para agilizar a locação.

As características e estado de conservação dos apartamentos e também das partes comuns do edifício ou condomínio, influenciam diretamente no valor do aluguel e podem favorecer uma negociação. Posição de fundos, andares mais baixos, má conservação (luzes que não acendem, tomadas que não funcionam, azulejos e móveis muito antigos, defeitos nos pisos, torneiras e chuveiros com pouco fluxo de água são características que também justificam descontos.

Imóveis antigos costumam ser maiores e podem ser uma preciosidade, mas, por outro lado podem ter problemas escondidos.

Se você considera alugar um imóvel no qual exista o risco de precisar fazer uma obra, mesmo sabendo que as despesas serão arcadas pelo proprietário, considere o seu transtorno e o tempo que você terá que dedicar. Isso também é motivo para uma redução do valor anunciado.

3. Faça uma oferta

Antes mesmo de passar pela avaliação cadastral, faça uma oferta do valor que você acha justo. Em geral ofertas de redução dos valores em torno de 15% costumam ser aceitas pelos proprietários.

Mostre ao corretor os resultados de sua pesquisa que apontem valores mais baixos na região e peça a redução proporcional. Afinal, você deverá arcar com este custo, que geralmente é o mais pesado na planilha de gastos pessoal, por um bom tempo.

A economia que você conseguir obter ao negociar o aluguel pode ser revertida para uma reserva de emergência ou até mesmo para uma viagem no futuro.

Como renegociar o aluguel

Yok46233042/iStock

Se você é uma pessoa que não costuma atrasar os pagamentos e conserva bem o imóvel onde mora, não tenha medo de contatar a imobiliário ou proprietário do imóvel onde você mora para tentar renegociar o aluguel. Provavelmente eles já devem estar esperando por este movimento, porque é uma tendência atual do mercado de imobiliário. Existe uma grande chance de você ter sucesso nessa negociação, afinal, os proprietários sabem da dificuldade de alugar novamente para um bom pagador, se você realmente decidir sair do imóvel.

Mas por onde começar a renegociar o aluguel?

Faça uma pesquisa sobre o valor dos aluguéis no seu bairro. Não precisa contratar um especialista em imóveis ou um corretor, você pode fazer uma pesquisa em sites de imobiliárias que anunciam imóveis ou sites como o Quinto Andar, Zap imóveis ou OLX.

O primeiro passo é pesquisar por imóveis semelhantes ao seu, considerando a mesma quantidade de quartos, metragem e características semelhantes (vaga de garagem, área de lazer no condomínio etc), além do estado de conservação. Todas essas características afetam o valor do aluguel. Não esqueça de considerar também os valores de IPTU dos imóveis pesquisados. Pesquise ao menos dez apartamentos e faça uma média do valor para comparar com o que você está pagando atualmente.

Você pode pedir para reduzir o valor do seu aluguel para o mesmo valor da média de sua pesquisa, ou até mesmo para um valor um pouquinho abaixo (até 5% menor), argumentando que existem oportunidades interessantes nas redondezas e que você estaria disposto a se mudar. Não esqueça de anotar os endereços e as características, pois isso pode ser necessário na apresentação. Seu argumento será mais forte se você tiver a pesquisa para apresentar.

Mas, atenção, não ameace entregar o apartamento argumentando que tem intenção de se mudar se você realmente não tiver, pois o proprietário poderá exigir a devolução do imóvel no final do prazo da locação, ou se você já cumpriu o prazo de trinta meses e o contrato estiver prorrogado por prazo indeterminado.

Se você adora o lugar onde mora, peça apenas a redução do aluguel mostrando que está pagando um valor acima da média e deseja regularizar esta situação, ou porque está enfrentando dificuldades financeiras.

Se é o caso de já estar enfrentando dificuldades para arcar com o aluguel, você pode encontrar outros imóveis com valores mais acessíveis em outros bairros e que sejam interessantes, considerando mudar a sua rotina. A redução do valor do aluguel pode representar uma economia importante para a família.