Faça uma busca
Casa & Decoração

Como tirar mofo de roupa: veja dicas simples e eficazes

Suas roupas estão mofadas? Veja como tirar mofo de roupa com produtos que você já tem em casa.

Escrito por:

Marcela de Barros

Redator
camisa com mofo
moxumbic/iStock
Publicado em: Última atualização:

O mofo é uma matéria orgânica formada por fungos. Ele costuma se desenvolver em ambientes úmidos, com pouca circulação de ar. Por isso, pode aparecer nas roupas que ficam muito tempo guardadas no armário ou naquelas que foram guardadas ainda um pouco úmidas.

Se há manchas causadas pelo mofo nas suas roupas, não perca as esperanças: há maneiras de se livrar delas com produtos baratos e que você já deve ter na sua casa!

Como evitar mofo nas roupas

mulher limpando guarda roupa para evitar mofo
Imagem: AllaKostomarova/iStock

O aparecimento de mofo em casas muito úmidas e com pouca luz solar e baixa circulação de ar é algo comum. E se não cuidarmos direitinho desse problema, ele pode causar sérios danos à nossa saúde. Aqui no site nós já ensinamos como limpar o mofo da parede. Se você não viu, vale a pena dar uma olhada para evitar que esse fungo se prolifere pela sua casa.

Existem duas coisas principais que favorecem a proliferação do mofo: excesso de umidade e contato com superfícies infectadas. Sabendo disso, você pode tomar algumas medidas para evitar que suas roupas mofem. Veja algumas delas abaixo:

  1. Nunca guarde as peças enquanto estiverem ainda úmidas: deixe que elas sequem completamente – preferencialmente ao sol.
  2. Caso você more em um local muito úmido, evite deixar as janelas fechadas e procure abrir as portas dos armários de vez em quando. Isso ajudará na circulação de ar e a prevenir o surgimento do mofo.
  3. Evite também deixar o guarda-roupa encostado na parede o ideal é deixar uns três centímetros de distância e você deve posicioná-lo em local que bata sol.
  4. Evite deixar roupas guardadas por muito tempo. Tire as roupas do armário pelo menos uma vez ao mês e faça uma limpeza nela. Isso ajudará você a identificar o problema logo no início e a evitar a proliferação do mofo.
  5. Como auxílio de um borrifador e um pano, limpe os armários com água e vinagre de tempos em tempos e espere secar completamente antes de colocar as roupas. A água e o vinagre ajudarão a eliminar o fungo, deixando seu guarda roupa livre desse problema. Após a limpeza, coloque um recipiente com bicarbonato de sódio dentro do guarda-roupa ou bolas desumidificadoras. Isso ajudará a reduzir a umidade no guarda-roupa, evitando assim o surgimento do mofo. Mas, atenção, você deverá trocar o recipiente ou as bolas a cada 4 meses.

Como tirar mofo de roupa

como tirar mofo de roupa com produtos caseiros
Imagem: iStock/Geo-grafika

Como nós explicamos acima, o mofo gosta de ambientes úmidos. E, além dos danos à saúde que ele pode causar, se não cuidarmos do problema, é possível até mesmo perder algumas roupas ou móveis.

Siga as dicas as dicas abaixo para remover o mofo e o bolor das suas roupas sem grandes dificuldades:

1. Use vinagre de álcool

O vinagre é ideal para ser usados em peças pretas ou coloridas que não podem ficar de molho em água sanitária. Você pode usá-lo de duas formas:

Para manchas pequenas de mofo: borrife um pouco de vinagre de álcool em cima da mancha. Esfregue com um pano ou escova de dentes velha, espere cerca de 15 minutos e, então, lave a peça normalmente.

Para manchas maiores de mofo: deixe a roupa de molho em um balde com 2 litros de água e 500 ml de vinagre por 20 minutos. Após esse tempo, esfregue os locais da mancha e lave a peça normalmente com sabão neutro e deixe secar no sol.

2. Deixe de molho com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é a escolha ideal caso você tenha uma peça de roupa com uma mancha difícil de remover ou que já esteja há muito tempo na peça.

Despeje um litro de água quente em um balde e acrescente 1 colher (sopa) de bicarbonato. Deixe de molho por 1 hora e depois lave a peça. Após a lavagem, deixe secar no sol. Mas, atenção, antes de colocar a roupa de molho na água quente, observe a etiqueta da sua peça para se certificar de que ela não é sensível ao calor!

Caso as manchas sejam menores, você pode fazer uma pastinha com 1 colher (sopa) de bicarbonato e 2 colheres (sopa) de água e aplicar diretamente sobre o mofo. Deixe agir por cerca de 20 minutos, esfregue com um pano ou uma escova velha, enxágue e lave normalmente com sabão.

3. Utilize suco natural de limão

O suco de limão ajuda a eliminar pequenas manchas. Isso ocorre porque o limão, nesses casos, funciona quase como um alvejante natural.

Sobre a mancha, coloque um pouco do suco de limão e leve a peça ao sol. Deixe por 1 hora e depois lave a peça normalmente.

4. Use a mistura de água, açúcar e alvejante

Em um balde, coloque 200 ml de alvejante, 200 g de açúcar e 400 ml de água. Misture até que o açúcar dissolva completamente. Coloque a roupa no balde e deixe agir por meia hora e, após isso, lave a peça.