Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de abril de 2022

Cronograma de limpeza para manter sua casa sempre impecável

Siga este cronograma de limpeza e deixe mais fácil a sua faxina.

Cronograma de limpeza para manter sua casa sempre impecável Imagem: Photodjo/iStock

Não importa se você é louco por arrumação ou o tipo de pessoa que só arruma as coisas antes de receber visitas, seguir um cronograma de limpeza é fundamental para ter uma casa organizada e limpa sem perder tempo.

A nossa lista de verificação de limpeza, que inclui um cronograma para a cozinha e para o banheiro, o ajudará a fazer a faxina sem perder tempo e sem deixar que nada fique esquecido.

Para outras dicas de limpeza doméstica, não deixe de conferir nosso guia de limpeza de colchão, dicas para limpar o sofá, soluções para remoção de manchas de roupadicas de limpeza para manter a casa sempre organizada.

Prepare-se para a faxina

Antes de começar a fazer a faxina é importante que você separe todos os produtos e objetos que irá precisar. O ideal é que você tenha cestos com os produtos de limpeza usados em cada área da casa como banheiro, cozinha, quarto... Dessa forma, você evitará ficar procurando os produtos quando já estiver com a mão na massa.

Procure também dar uma leve organizada no ambiente antes de começar. Empilhe os papéis e livros e agrupe itens semelhantes como sapatos e roupas em um canto. Quanto mais você setorizar a bagunça, mas fácil ficará para você arrumar, pois você poderá focar em cada uma por vez ao invés de ter que fazer tudo ao mesmo tempo.

Cronograma de limpeza diário

O seu cronograma de limpeza diário deverá conter as tarefas que você precisa fazer com frequência, como arrumar a cama e lavar a louça. A boa notícia é que essas tarefas são rápidas e fazem uma diferença imediata na organização e limpeza do ambiente. Aqui estão algumas dicas para a limpeza que podem facilitar o seu dia a dia:

Em vez de usar vassouras ou o aspirador de pó diariamente, guarde dinheiro e invista em um aspirador robô. Esse eletrodoméstico permite que você o programe para realizar a limpeza do chão quando você estiver no trabalho. Dessa forma, quando você chegar em casa após um dia exaustivo, não terá que se preocupar com o chão sujo e cheio de poeira.

Para evitar manchas de pasta de dente e impressões digitais em espelhos e na pia do banheiro, guarde lenços desinfetantes na prateleira do banheiro ou na penteadeira. Assim você poderá retirar as marcas assim que elas aparecerem, facilitando a limpeza.

Leia também: Aprenda a limpar box de vidro de forma rápida e prática

Para evitar o acúmulo de gordura e retirar o mau cheiro, quando terminar de lavar a louça, polvilhe bicarbonato de sódio na pia da cozinha e esfregue com uma esponja levemente úmida. 

Cronograma de limpeza semanal

As tarefas do cronograma de limpeza semanal são um pouco mais demoradas do que as diárias. A vantagem é que se você tiver mantido um cronograma diário de limpeza, será mais fácil e rápido de limpar do que se você não tivesse feito nada. Veja algumas coisas a considerar ao fazer sua limpeza semanal:

Caso você não use o micro-ondas ou o forno elétrico regularmente, não há necessidade de limpá-lo toda semana. Você pode realizar a limpeza a cada duas semanas.

Ao lavar o chão, comece sempre pelo canto mais distante da entrada. Lembre-se sempre de enxaguar bem e retirar toda a água para evitar mofo.

Leia também: 11 dicas sensacionais de como limpar espelho

Ao retirar o pó dos móveis, use um pano de microfibra e mova sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo. Não se esqueça também de limpar os batentes das portas, tetos, janelas, cortinas e luminárias. 

Maçanetas, controles remotos e interruptores também merecem a sua atenção. Limpe a superfície desses objetos com um desinfetante multiuso, seguindo as orientações do fabricante.

Lembre-se também de sempre lavar as suas ferramentas de limpeza; panos de microfibra, esponjas, vassouras e panos de chão sujos só irão atrapalhar a sua faxina.

Cronograma mensal de limpeza

O cronograma de limpeza mensal aborda tarefas maiores que exigem mais tempo e mais equipamentos. Pense nisso como um investimento em seus eletrodomésticos e em sua casa, e você reconhecerá que é tempo e esforço bem gastos. Aqui estão algumas coisas para manter na mente:

Quando for limpar a sua cozinha, especialmente a sua geladeira e armário, aproveite para jogar fora qualquer comida velha ou vencida e limpe as prateleiras e gavetas.

Inclua também no seu cronograma mensal a limpeza do colchão, sofá e travesseiro.

Aproveite a limpeza mensal para limpar ventiladores, filtro do ar-condicionado, a parte de trás da geladeira e fogão. Você provavelmente encontrará migalhas e teias de aranha atrás dos aparelhos. Para realizar a limpeza, desligue-os da tomada e use um espanador ou aspirador de pó.

Aproveite a limpeza semanal para organizar e limpar as suas gavetas.

Faça uma geral e livre-se de objetos e papeis que não precisa mais. Você ficará surpreso com a quantidade de coisas inúteis que a gente acumula em apenas um mês.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados