5 dicas de como aquecer a casa no inverno

Frente fria do Norte ao Sul do país! Aprenda aqui 5 dicas para aquecer a sua casa, independentemente da força do inverno na sua região!

Rebecca Henze | 1 de Agosto de 2021 às 12:00

LightFieldStudios/iStock -

Com frentes frias chegando ao Brasil, as famílias buscam, cada vez mais, manter suas casas aquecidas. Quanto mais forte o inverno, em tempos de quarentena, mais os lares que precisam ficar quentinhos. Confira aqui 5 dicas para aquecer sua casa, independentemente das baixas temperaturas.

1. Lareiras e aquecedores são opções estilosas e práticas para aquecer a casa

As lareiras podem ser de várias formas e tamanhos, e são um jeito sofisticado de aquecer a sua casa no inverno! (imagem: amoklv/iStock)

Em regiões mais ao Sul do Brasil, o inverno chega a alcançar temperaturas negativas. Por isso, nesses casos, são necessárias medidas mais extremas. Lareiras, em sua versão original, na parede, ou portáteis, mais modernas, são extremamente úteis. Mas cuidado com possíveis incêndios.

A função de aquecedor, atualmente, encontra-se nos aparelhos de ar-condicionado, como uma opção de refrigeração, o que torna mais simples a aquisição deste equipamento.

2. Pisos quentes mantêm seus cômodos confortavelmente aquecidos

Chão quente é uma das melhores opções para manter a casa aquecida no inverno. (imagem: fizkes/iStock)

O ideal para uma casa em local mais frio é investir em pisos quentes e aconchegantes, como madeira, por exemplo. Caso não tenha a possibilidade ou a necessidade de obra, tapetes quentinhos podem aquecer os pés. Opte por tecidos como a lã, ou pelos para evitar a friagem vinda do chão. Inclusive, abusar de tecidos pela casa, nos pisos, nos sofás e nas cadeiras é uma ótima maneira de esquentar o ambiente.

Observação: Para casas em locais que ficam muuuito frios por mais tempo durante o ano, uma opção mais cara, porém mais eficiente, são os pisos térmicos, que distribuem o ar quente de forma homogênea por toda a casa.

Dica: O comunicador Lucas Salles explica, com a ajuda de profissionais, no canal “Casa de verdade”, da Leroy Merlin, a diferença entre pisos quentes e frios! Confira aqui:

3. Luz amarela e velas para um ambiente aquecido e aconchegante

Ambientes aconchegantes e aquecidos podem ser resultado de iluminação amarelada e velas! (imagem: Vadym Plysiuk/iStock)

Durante o dia, se possível, deixe a luz do Sol entrar o máximo possível. Mesmo com as janelas e portas fechadas (atente-se a não deixar frestas em dias frios!), ela vai proporcionar calor, ao ambiente. Se não houver essa possibilidade, como à noite, opte por luzes artificiais mais quentes.

Prefira, por exemplo, a lâmpada amarela em vez da branca, e, em casos extremos (ou situações românticas), recorra à luz de velas.

4. Cortinas: de todos os tecidos, cores e formatos, aquecem a sua casa

As cortinas estão disponíveis em várias cores, tecidos e formatos e são uma ótima opção para manter o ambiente quentinho. (imagem: whyframestudio/iStock)

As cortinas são imprescindíveis, não só para escurecer o ambiente, como também para proteger do frio. Ao manter o calor interno, as cortinas ajudam muito no processo de aquecimento da casa. Antigamente, isso se devia ao “peso” e grossura dos tecidos, atualmente a tecnologia têxtil nos permite obter esses resultados com tecidos mais leves, finos e minimalistas. Em geral, a quantidade de tecidos pela casa ajuda a manter o frio do lado de fora.

5- Isolamento térmico: obra que vale a pena

Isolamento térmico, apesar de mais caro, é a solução mais eficiente contra invernos intensos. (imagem: Franck-Boston/iStock)

Em casos ainda mais extremos de frio, é recomendado colocar mais camadas na parede. O isolamento térmico é feito com materiais específicos para impedir um frio muito intenso de entrar na sua casa. Então, esse tipo de medida só pode ser tomado caso a região da sua casa seja muito fria durante a maior parte do ano, não apenas durante o inverno, já que é uma medida permanente e muito eficiente.