Dicas de decoração para quem tem pets em casa

A chegada de um pet em casa sempre é envolta em muita alegria e entusiasmo. Confira algumas dicas de decoração específica para os pets.

Julia Monsores | 22 de Janeiro de 2021 às 13:00

Crédito: Ilona Shorokhova -

A chegada de um novo animal de estimação em casa é sempre repleta de muita alegria e entusiasmo. Os novos tutores querem deixar a casa apropriada para seus animais de estimação, e isso inclui pensar em algumas dicas de decoração específica para os pets.  

Leia mais: como cuidar de cães e gatos idosos?

Saber escolher os melhores objetos, revestimentos e móveis também é útil para livrar-se de futuros problemas — como aquele seu sofá querido rasgado pelas unhas do seu gatinho. 

Muitas vezes, esses incidentes podem ser evitados. Por isso, separamos algumas dicas para que seus amigos de quatro patas possam conviver sem problemas e com muito conforto em sua casa.

Dicas de decoração para quem tem pets em casa

1. Insira telas de proteção nas janelas

As telas de proteção são fundamentais para manter a segurança de seus pets.
(Imagem: Evgen_Prozhyrko/iStock)

Antes de adotar um gatinho, é fundamental preparar sua casa para recebê-lo com segurança. E o primeiro passo é instalar telas nas janelas, para evitar que eles fujam ou até mesmo caiam.

É aconselhável que você pesquise a melhor marca antes de comprar, testando a resistência do material. A instalação também deve ser bem feita, de preferência por um profissional, para evitar acidentes.

2. Atenção às escolhas dos revestimentos

Para que seus dias com seu pet sejam apenas de alegria e amor, é importante que você escolha bem o revestimento de seus tapetes, sofás, poltronas e cadeiras. Opte por tecidos fáceis de limpar, caso seu amiguinho de quatro patas faça xixi. Couro, poliéster e microfribra são boas opções.

Se você tem gatos, evite tecidos com textura, que podem soltar fios caso as garras fiquem presas nele.

3. Prefira tintas laváveis

Para manter a higiene e a beleza da pintura de sua casa, opte por tintas laváveis. Assim, caso seu pet deixe marcas na parede, um pano limpo e uma solução de álcool e detergente podem ajudar.

4. Itens decorativos para evitar

Para evitar objetos acidentalmente quebrados, tire do alcance de seus animais de estimação todos aqueles que são mais frágeis — como vasos de plantas, enfeites de cerâmica e vidros, no geral. Posicione-os em lugares altos e estáveis.

Além disso, evite ter objetos pontiagudos perto dos animais, para evitar acidentes. E quanto as plantas, deixe fora da decoração de sua casa as venenosas, como a espada de São Jorge, que pode ser letal ao seu pet. Caso queira conferir algumas dicas de decoração com plantas, confira esse texto.

5. Dicas de decoração: aposte em móveis projetados para seus pets

Um arranhador para gatos é uma ótima pedida de decoração e também de uso para os bichinhos. (Imagem: elo7/Divulgação)

Além dos móveis e objetos já prontos que você pode comprar, como arranhadores, caminhas para pets e outros, também existem projetos de decoração que são pensados sob medida para eles.

Esses tendem a ser mais resistentes, pois consideram o peso dos animais e os possíveis impactos sobre o material.