13 dicas de organização para ambientes pequenos

Conheça 13 dicas de organização para pôr em ordem ambientes pequenos mas com muita personalidade. Veja como é simples deixar a casa arrumada.

Thaís Garcez | 5 de Janeiro de 2021 às 14:00

Richman21/iStock -

Casas ou apartamentos pequenos exigem de seus moradores uma dose extra de criatividade para acomodar tudo sem bagunça. Mas, com as dicas de organização certas, os ambientes pequenos podem se tornar suficientes para ordenar e ainda dar um toque pessoal.

Paredes em cima de portas e de janelas podem acomodar livros em prateleiras e escadas podem servir como armário de banheiro, por exemplo.

Existem muitos recursos que facilitam a organização, como caixas e prateleiras. Mas é sabendo explorar corretamente todos os cantos dos cômodos que as possibilidades se multiplicam.

Para guardar todas as suas coisas nos seus devidos lugares e ter um lar sempre organizado, confira as soluções a seguir.

13 dicas de organização para ambientes pequenos

1. Escorredor de pratos suspenso

Imagem: 3210335/iStock

Se você tem pouco espaço na pia, uma ótima solução é optar por pregar na parede o que for possível, desde porta facas até escorredor de pratos. Dessa forma, você otimiza o espaço e mantém a arrumação.

2. Ganchos e organizadores de porta

Precisa de lugar para acomodar toalhas ou roupas mas o cômodo é muito apertado? Então explore o espaço atrás da porta. Se for uma porta com uma boa abertura, coloque ganchos ou suportes e deixe tudo mais organizado.

3. Luminária de parede

Imagem: brizmaker/iStock

Em um quarto apertado, ter uma mesinha de cabeceira pode ser um luxo. Mas se no espaço couber, não ocupe a superfície com uma luminária. Coloque o ponto de luz na parede, em luminárias tipo arandela, que são perfeitas para iluminar e decorar.

4. Revisteiros multiuso

Revisteiros que geralmente ficam no chão podem ser adaptados para a parede. Faça você mesmo um bolsão multiuso pregado na parede que pode servir para guardar diversos tipos de objetos, desde revistas a brinquedos.

5. Móveis planejados

Imagem: yocamon/iStock

Se a cozinha não te dá muitas opções, avalie ocupar os espaços com móveis planejados. Mesmo sendo mais caros, será um investimento que te dará conforto e praticidade, além de otimizar cada canto. Vale a pena!

6. Prateleiras de canto

Em casas ou apartamentos pequenos todo os espaços podem ser úteis. Por isso, pense em colocar prateleiras triangulares também nos cantos das paredes. Aliás, pode ser uma boa ideia para o acomodar os produtos no box do banheiro.

7. Suporte para bicicleta

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Sua bicicleta pode ser seu meio de transporte principal e, portanto, muito importante. Mas também pode ser um transtorno na hora de guardar. Se não tem uma varanda ou garagem, aposte em suportes que a acomode suspensa em algum cômodo sem atrapalhar.

8. Jardim vertical

Ideal para quem tem uma varanda ou quintal bem pequeno, mas adoraria ter um jardim organizado. O jardim vertical é simples de fazer e perfeito para diversificar os tipos de plantas e decorar o espaço.

9. Estante suspensa/nichos

Imagem: archideaphoto/iStock

Nichos são ótimas opções para organizar livros ou colocar objetos de decoração. Mas se colocados em conjunto, harmonicamente na parede, podem formar um estante. E ter o chão livre pode ser uma boa ideia para dar mais espaço ao ambiente.

10. Cestos de vime

Toalhas, sandálias, revistas… Os cestos de vime podem ser bem úteis para organizar a bagunça que se acumula pela casa. Portanto, invista em cestos para setorizar objetos e deixar tudo arrumado.

11. Cabideiro de parede

Imagem: Wavebreakmedia/iStock

Ideal para pendurar toalhas, bolsas e roupas, os ganchos na parede são imprescindíveis para acabar com a bagunça em ambientes pequenos. Podem ser colocados na entrada da casa, para já acomodar guarda-chuvas ou casacos, ou em outros cômodos.

12. Gavetas embaixo da cama

Tem um espaço ocioso embaixo da cama? Então aproveite para colocar caixas organizadoras ou gaveteiros com sapatos ou outros itens que não tem um lugar específico na casa. Em ambientes pequenos todos os lugares devem ser utilizados!

13. Caixas e gaveteiros empilháveis

Imagem: venusphoto/iStock

Esses módulos de gavetas disponíveis no mercados são uma ótima solução para organizar o ambiente. Além de ter diversos tamanhos e estilos, podem ser montados de acordo com as suas necessidades.

Com essas dicas de organização vai ficar fácil ter uma casa arrumada mesmo com poucos metros. O importante é aproveitar cada cantinho e saber otimizar cada espaço. Explore todos os cômodos!