7 dicas para criar um bom lar para seu pet

Seu amado amigo de 4 patas merece viver em um bom ambiente. Confira aqui 7 dicas para criar um lar seguro e confortável para seu pet.

Rayane Santos | 3 de Outubro de 2021 às 12:00

undefined undefined/iStock -

Quando seu pet passa muito tempo dentro de casa, principalmente em apartamentos e espaços pequenos, é importante lhe oferecer um bom ambiente. Algumas mudanças simples tornam o lar mais confortável para nossos amigos de quatro patas.

Leia também: 8 perfis do TikTok para amantes de pets

Esses seres adoráveis são parte muito importante da vida de seus donos e merecem viver no melhor ambiente possível. Confira a seguir 7 dicas para criar um lar seguro e confortável para seu pet.

Como criar um lar seguro e confortável para seu pet

Várias opções para dormir

Coloque caminhas confortáveis em vários locais, para que seu animal possa trocar sempre que quiser. Isso lhe dá a opção de ficar em lugar quente, fresco, ensolarado ou talvez privado, pois a necessidade de conforto varia no decorrer do dia.

Atenção à temperatura

A ventilação é fundamental para a saúde e o bem-estar, sobretudo nos dias quentes. A casa fresca de manhã quando você sai pode esquentar muito durante o dia. Algumas raças de cães, como os pugs, sofrem demais no calor. Do mesmo modo, os galgos e whippets sofrem no frio. A temperatura deve ser confortável para seu animal, principalmente quando você não estiver por perto.

Quarto com vista

Alguns animais gostam de lugares altos perto da janela. Às vezes, uma simples prateleira no parapeito ou o sofá encostado sob a janela se tornam lugares confortáveis para eles observarem o mundo. Os cães muito territoriais devem ser monitorados, porque às vezes a vista os estimula demais a latir.

Crie espaço vertical

Leia também: Dicas de decoração para quem tem pets em casa

Os gatos adoram escalar; assim, ofereça mobília e arranhadores escaláveis e crie oportunidades para eles subirem. Uma série de prateleiras próximas pode permitir que o gato suba de uma a outra. 

Jardim interno para gatos

Pode ser fácil: vários vasos com plantas como graminhas e erva-de-gato. É bom pôr uma esteira ou forração embaixo, caso o gato derrube as plantas de tanto entusiasmo.

Crie espaços seguros ao ar livre

Se você mora em apartamento, pense em fechar a varanda com tela transparente para os animais terem livre acesso em sua ausência. Se tiver jardim, é possível criar um passeio de gato telado e seguro.

Cuide da segurança

As telas e as portas de segurança são uma barreira extra para proteger seus animais de quedas ou fugas. Elas também aumentam a possibilidade de ventilação por permitir que a porta fique aberta. Instale nas janelas trancas especiais que permitem manter uma abertura, mas impedem que os animais caiam ou fujam.

O que procurar ao comprar ou alugar uma residência

Caso você esteja procurando uma nova residência, certifique-se que ela está preparada para ser a nova moradia de seu pet. Verifique se em sua nova casa ou apartamento há:

Gostou dessa matéria? Ela fez parte da edição de outubro da revista Seleções. Você pode conferir esse e outros artigos da edição desse mês e muito mais na nossa Biblioteca Digital!