Ladrilhos e rejuntes de banheiro: 7 dicas de como renovar os seus

Confira 8 dicas simples para a limpeza do banheiro e aprenda a remover as manchas e o mofo dos ladrilhos e rejuntes, deixando-os como novos.

Raquel Zampil | 10 de Agosto de 2019 às 16:36

(Imagem: golibtolibov/iStock) -

Ter um banheiro reluzindo é mais fácil do que você imagina. Por mais limpo que fique seu banheiro após a faxina, se os rejuntes estiverem cheios de sujeira, talvez permaneça uma aparência encardida. Começar a limpeza do banheiro renovando os ladrilhos e rejuntes pode fazer uma grande diferença. Pensando nisso, selecionamos algumas das melhores formas de limpá-los os ladrilhos e rejuntes do seu banheiro! Confira:

Dica 1: amônia

Ladrilhos podem brilhar como novos se limpos com um pedaço de jornal ou uma flanela embebidos em uma solução de 1 colher (chá) de amônia diluída em 500 ml de água. Lustre-os em seguida com uma pequena quantidade de óleo de cozinha. Este método dá brilho e protege contra a umidade.

Dica 2: bórax e vinagre

Para remover manchas de ferrugem, utiliza uma mistura de bórax e vinagre. Outra opção ainda mais popular são os refrigerantes, principalmente os com limão. Para fazer a limpeza basta umedecer um pano, esfregar a região manchada e enxaguar com água em abundância.

Dica 3: amoníaco ou fermento em pó

Rejuntes coloridos podem ser limpos com uma solução de amoníaco ou fermento em pó. Aplique uma pequena quantidade do produto com uma toalha úmida ou uma escova de dentes velha, deixe agir por alguns minutos e lave em seguida.

Leia também: Saiba como ter um banheiro sustentável.

Dica 4: gesso-cré

Para que os ladrilhos e rejuntes brancos fiquem realmente limpos, esfregue-os com gesso-cré. Por possuir uma secagem mais lenta, ele permite uma melhor absorção das sujeiras que podem estar nos ladrilhos.

Dica 5: fermento em pó

Rejuntes de silicone podem ser limpos com fermento químico em pó diluído em água, pois o poder abrasivo do fermento facilita a remoção a sujeira. Com uma escova de dentes velha, aplique o fermento em pó nos rejuntes, deixe agir por alguns minutos e depois, finalizando, esfregue com a mesma escova. Retire o excesso e admire seus rejuntes novinhos em folha!

Dica 6: lixa

Rejuntes muito sujos podem ser limpos borrifando um pouco d’água e esfregando-os suavemente com uma lixa em movimentos circulares. Mas cuidado para não danificar o esmalte do azulejo.

Dica 7: detergente

Para remover manchas de tintas corretamente, é preciso descobrir o tipo de tinta que foi utilizado. Para tintas solúveis e à base de água você deve aplicar 1 colher (chá) de detergente diluída em 1 litro de água, esfregando o local com a ajuda de uma escova. Mas as tintas a óleo precisam ser tratadas com solvente específico.

Quer organizar o seu banheiro? Temos algumas ideias para você.