Entenda o que é cisterna e para que serve

A cisterna armazena água cinza e de chuva para ser usada nos mais variados fins. Deve ser instalada e vedada com segurança.

Rebecca Henze | 25 de Junho de 2021 às 17:00

sherjaca/iStock -

A cisterna é um reservatório, uma espécie de caixa d’agua, utilizado para armazenar água, inclusive de reuso e da chuva. Ultimamente muito utilizada em projetos sustentáveis, por seu sistema de captação de água de chuva, esse tipo de reservatório está presente em diversos imóveis em todo o Brasil.

Pra que serve e o que é?

É uma espécie de caixa d’água, que pode ser enterrada ou mantida acima do chão, dependendo do modelo. A cisterna não só capta e recebe água, como seu principal objetivo é armazenar água não potável para ser utilizada nos mais variados fins. A chamada “água cinza”, também recolhida por esse tanque, origina-se da água do banho, de máquinas de lavar etc.

Leia também: 9 dicas de economia de água para ter um banheiro sustentável

Tipos de cisterna

Algumas cisternas ficam sob o chão, mas, dependendo do material, a instalação pode acontecer sem a necessidade de obra de engenharia; uma boa opção para quem não possui tanto espaço disponível e não quer gastar muito.

Confira aqui os tipos de cisterna:

As cisternas devem ser sempre de materiais que vedem o máximo possível a entrada de ar e bactérias, para evitar a contaminação e a proliferação de algas, outras bactérias e insetos transmissores de doenças, como mosquitos.

É muito comum, em regiões mais precárias, a instalação de cisternas sobre o solo, feitas de materiais que não sejam apropriadamente impermeáveis, e é preciso se atentar a esses casos.

Leia também: Água mineral engarrafada: com ou sem gás?

Cisterna subterrânea

No Brasil, são comuns as cisternas de cimento subterrâneas. (Imagem: travelview/iStock)

Um dos locais mais comuns para se encontrar uma cisterna é abaixo do solo. Recebe água do imóvel, e do sistema de captação de chuva, além de estar protegida contra contaminação.

Cisterna vertical

Este modo de armazenar água não tem a ver com o material, mas sim com o formato do reservatório. Na vertical, o espaço ocupado pelo tanque para reservar até mil litros é bem menor e mais adaptável, além de contar com saídas mais funcionais, como mangueiras, filtros e válvulas.