Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de julho de 2021

8 formas de deixar seu banheiro cheiroso sempre

Anote essas dicas preciosas para nunca mais sofrer com o mau cheiro no banheiro

Imagem: Kira-Yan/iStock

Que tal acabar com o mito do banheiro malcheiroso? Ele pode não ser o cômodo mais perfumado da casa, mas é possível deixá-lo bem mais agradável. Para ter um banheiro cheiroso é muito fácil. Basta seguir alguns truques e cuidados diários que vão fazer toda a diferença.

Leia também: Veja como limpar rejunte encardido de forma simples e rápida

São simples ações que vão evitar que os maus odores apareçam e dicas para deixar o seu banheiro com um bom aroma. O investimento é muito baixo e os resultados, satisfatórios. Então, confira os principais cuidados que você precisa ter para ter um banheiro digno de elogios.

Os benefícios da ventilação

Um banheiro bem ventilado já resolve grande parte dos problemas de mau cheiro. Podemos dizer que quem tem uma boa janela já sai ganhando nesse desafio. A circulação de ar dissipa os maus odores e renova o ambiente. Portanto, evite deixar janelas e basculantes fechados o dia todo.

ventilação do banheiro
A circulação de ar é essencial para evitar o mofo e os maus odores. (Imagem: DianaRui/iStock)

Mesmo em dias mais frios, é importante deixar o ar circular. O vapor do banho quente, por exemplo, pode ocasionar, a longo prazo, o surgimento de mofo. Então, para que isso não aconteça, escolha um momento do dia para deixar o banheiro arejado, mesmo que seja por alguns minutos.

Já os banheiros que não possuem janela precisam ter um exaustor. Esse recurso é fundamental para limpar o ar das impurezas, eliminar o mau cheiro e retirar a umidade do ar. E, desse modo, reduzir consideravelmente o aparecimento de mofo e fungos. Pesquise o tipo de exaustor mais adequado para o seu banheiro e tenha mais um aliado contra os maus odores.

Dicas para ter um banheiro cheiroso

1. Desodorizador de ambiente

desodorizador de banheiro
Sprays de fragrâncias dão um ar refrescante ao banheiro e são ótimas opções. (Imagem: Mihailgrey/iStock)

Atualmente, é possível encontrar, com facilidade, variados tipos de desodorizadores de ambiente. Os mais comuns são em spray. Mas existem também em outros formatos, como em gel, líquido e automático, que dispara uma fragrância a cada período de tempo. O desodorizador, assim como os aromatizadores, conferem um cheiro agradável ao banheiro. Difusores de vareta e sachês de pot-pourri com óleos essenciais também são boas alternativas.

2. Spray antiodor

Recentemente, surgiram no mercado produtos que bloqueiam o mau cheiro. Eles devem ser aplicados no vaso sanitário antes do uso. Seu objetivo é eliminar qualquer cheiro desagradável que venha das fezes. Sem dúvida, é uma solução muito eficiente, já que evitam que o mau cheiro se espalhe.

3. Velas aromáticas

Perfeitas para criar um clima relaxante, as velas aromáticas também são ótimas soluções para deixar um cheirinho agradável no ar. São inúmeras as fragrâncias disponíveis nas lojas. Portanto, escolha seu perfume preferido e deixe as velas acesas na bancada ou próximas à banheira. Mas fique atento para não causar um acidente.

Outra maneira de aromatizar o ambiente é com o uso de incensos. Conheça os principais tipos de incenso e escolha o mais adequado para o seu banheiro.

4. Blocos desinfetantes

desinfetante de vaso sanitário
Líquidos ou em barra, os desinfetantes sanitários limpam e deixam um cheiro agradável. (Imagem: jeka1984/iStock)

Melhor que um banheiro perfumado só um banheiro com cheiro de limpeza. E os blocos desinfetantes, usados nos vasos sanitários, cumprem essa missão com sucesso. Além de conter agentes químicos que combatem bactérias e germes, eles liberam um cheiro agradável quando a descarga é acionada. Sendo assim, podem ser um bom complemento na busca por um banheiro cheiroso.

5. Água perfumada

A água perfumada é uma solução tão simples que provavelmente você nem pensou nela. Veja como é fácil preparar em casa. Basta misturar em um recipiente 90 ml de água deionizada, 10 ml de álcool de cereais e algumas gotas do óleo essencial se sua preferência. Depois, coloque em um borrifador e espalhe nas toalhas (secas!) e no ambiente.

Para evitar o mau cheiro

6. Limpe bem os ralos

De nada adianta perfumar o ambiente se o foco do mau cheiro continua ativo. É preciso solucionar o problema que está espalhando os maus odores antes de qualquer coisa. E um dos lugares que pode gerar esse desconforto é o ralo. Portanto, limpe-os periodicamente, tanto o do box quanto o da pia. E se algum deles estiver entupido, confira essas dicas para resolver esse problema sem dor de cabeça.

7. Deixe suas toalhas secas

toalhas secas e cheirosas
Toalhas molhadas no banheiro podem gerar mofo e mau cheiro. (Imagem: Wako Megumi/iStock)

As toalhas acumulam água conforme o seu uso. Isso é normal, mas é preciso alguns cuidados para que elas não comecem a dar mau cheiro. Independentemente do tipo de ventilação que o seu banheiro tenha, é recomendável colocá-las ao Sol por um tempo; os tapetes também. Ou estender no varal para que perca toda a umidade. Dessa forma, elas dificilmente vão exalar algum cheiro desagradável.

8. Limpe a lixeira diariamente

Nem precisamos dizer que a lixeira do banheiro é onde todo o mau cheiro se concentra, não é? Apesar de não termos o costume de jogar papel higiênico no vaso – afinal nem todos os encanamentos estão preparados para isso -, precisamos trocar o saco de lixo todos os dias. Assim eliminamos quase completamente o foco dos maus odores.

Seguindo as medidas de prevenção ao mau cheiro e colocando em prática as dicas para perfumar o ambiente, você conseguirá deixar o seu banheiro sempre cheiroso. Com um pouco de disciplina, os maus odores não farão mais parte do seu dia a dia.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados