Faça uma busca
|
Publicado em: 8 de agosto de 2021

32 truques rápidos para melhorar a sua vida

Precisa de um dinheirinho extra? Quer cozinhar melhor? Estes 32 truques rápidos podem gerar grandes mudanças.

Imagem: phototechno/iStock

Nos dias atuais, a vida se torna cada vez mais complexa e pesada. Aprenda aqui 32 truques rápidos e simples para deixá-la cada vez mais leve e simplificada, para que você possa focar mais no que precisa e merece a sua atenção, tornando seu dia a dia mais prático.

1. Degele a carne

Uma pesquisa publicada pelo Departamento de Agricultura dos EUA mostra que o bife congelado melhora com um bom banho quente. O estudo constatou que é possível degelar em segurança cortes de carne, com até 2,5 cm de espessura, em 10 minutos, sem perda de qualidade. O truque: use água a 39°C numa panela grande, feche bem a carne num saco plástico e mergulhe-a, mexendo de vez em quando. Os pesquisadores também constataram que o degelo em água pode deixar o bife mais saboroso, porque a carne perde menos suco do que se for descongelada no ar.

2. Acelere o podcast

Tantos podcasts, tão pouco tempo. Felizmente, a maioria dos aplicativos de podcast tem opções para acelerar o áudio sem distorcer a voz nem impedir o reconhecimento da fala. A velocidade de 1,8× permite que você ouça um podcast de meia hora em menos de 17 minutos. Também é possível usar o aplicativo Overcast com ajuste Smart Speed, que comprime automaticamente os podcasts, cortando pausas e silêncios. Esta é uma abordagem melhor para podcasts puramente informativos do que para aqueles com humor cheio de pausas.

3. Consiga um favor instantâneo

Quando pedir um pequeno favor, é bem mais provável que a pessoa atenda se você acrescentar a palavra porque ao pedido. A psicóloga Ellen Langer realizou um estudo e viu que a probabilidade de as pessoas atenderem a pedidos simples era 34 pontos percentuais maior se houvesse essa palavra mágica. Assim, se você disser “Com licença, posso passar à sua frente na fila? Só tenho mais dois minutos no parquímetro”, há 60% de probabilidade que a pessoa lhe faça o favor. Mas, se disser que precisa furar a fila porque só tem mais dois minutos no parquímetro, a probabilidade pula para 94%. Langer também descobriu que dizer “porque”,mesmo com uma desculpa esfarrapada, aumenta as chances de sucesso.

4. Alivie a dor nas costas

Talvez você ache que dá uma folga às costas quando dorme de bruços, mas, na verdade, isso pode exacerbar a dor, como constatou a Clínica Mayo. Se essa for sua posição natural e você não conseguir perder o hábito, cole com fita adesiva uma ervilha crua inteira na barriga antes de se deitar, sugere a quiroprática Cynthia Vaughn. Você vai esquecer que ela está lá se dormir de costas, mas, quando se virar, ela fará você acordar na mesma hora para corrigir a posição.

Leia também: Dor nas costas: uma série de exercícios para evitar dor nas costas

5. Aumente a memória de curto prazo

Um estudo de 2018 do campus de Irvine da Universidade da Califórnia constatou que os alunos que pedalaram dez minutos numa bicicleta ergométrica a uma velocidade capaz de elevar a frequência cardíaca em apenas 30% (uma caminhada intensa aumenta 50%) mostraram bem mais memória de curto prazo num teste em que tinham de recordar imagens vistas rapidamente.

O relaxamento é muito importante no combate ao estresse. (Imagem: nadia_bormotova/iStock)

6. Cochile como um soldado

O exército dos EUA emitiu recentemente novas diretrizes que incentivam os soldados a tirar “cochilos curtos e infrequentes para restaurar a atenção em vigília e aumentar o desempenho”. O recém-atualizado Field Manual FM 7-22: Holistic Health and Fitness (Manual de campanha FM 7-22: saúde e forma física holísticas) também recomenda manter constante o horário de dormir e acordar. No entanto, se não conseguirem as horas normais de sono durante a semana, nos dias de folga os soldados (ou civis) devem dormir até mais tarde e cochilar para pagar a “dívida de sono”, em vez de obedecer ao horário de dormir e acordar.

7. Acenda fogo num lugar sem gravetos

Todo bom escoteiro sabe que, para acender uma fogueira, é preciso uma isca (material de fácil ignição, como gravetos ou papel amassado) e combustível (lenha) – e que, sem a isca, você não vai a lugar nenhum. Se não houver folhas ou gravetos secos por perto e se você não puder usar o jornal do dia, os editores da revista Family Handyman sugerem outra fonte que você talvez encontre em casa: os fiapos da secadora de roupas. Enfie-os em tubos vazios de papel higiênico e leve para acampamentos ou ponha sob a grelha da churrasqueira. Essa “lenha” de fiapos pega fogo depressa e por tempo suficiente para acender qualquer madeira.

8. Resfrie a garrafa de vinho

O jantar está quase pronto; a luz é suave; a noite perfeita está prestes a começar... mas você se esqueceu de pôr o
vinho na geladeira. Não se preocupe, dizem os editores da revista Taste of home. Mergulhe a garrafa em água gelada com bastante sal e vire-a periodicamente. O sal fará a temperatura da água cair mais depressa, o suficiente para uma garrafa de vinho branco levar apenas de 8 a 10 minutos para gelar; o tinto precisará de 3 a 5 minutos para atingir uma temperatura de 10°C a 15°C. Os espumantes levarão de 10 a 20 minutos.

Leia também: 8 itens que todo apreciador de vinho precisa ter em casa

9. Mantenha o quadril forte

Ficar com os dois pés bem plantados no chão parece um jeito bom de evitar fraturas de quadril. No entanto, um estudo da Universidade Brigham Young verificou que mulheres dos 25 aos 50 anos que pularam dez vezes seguidas no mesmo lugar, duas vezes por dia, aumentaram a densidade óssea do quadril em apenas 16 semanas. Procure um lugar plano e espaçoso e descanse 30 segundos entre as sessões de salto.

10. Bata um bolo de chocolate

O site seriouseats.com criou uma receita deliciosa de bolo de micro-ondas para festas de última hora: é só misturar 3⁄4 de xícara de farinha, 3⁄4 de xícara de açúcar, 3⁄4 de xícara de cacau em pó, 2 1⁄4 colheres (chá) de fermento químico, 1⁄4 de colher (chá) de sal, 2 gemas de ovo, 6 colheres (sopa) de manteiga derretida, 2 colheres (chá) de extrato de baunilha, 1⁄2 xícara de gotas de chocolate e 1 xícara de água morna. Cinco minutos de micro-ondas depois, você estará soprando as velinhas num delicioso bolo de chocolate!

11. Resgate o cadarço perdido

Nada é pior do que procurar o cadarço da calça ou do capuz de seu moletom preferido e descobrir, tarde demais, que uma das pontas sumiu. Para consertar, comece puxando todo o cadarço para fora. Passe uma das extremidades por dentro de um canudinho e dê um nó na ponta. Então, enfie o canudinho (com o nó na frente) por uma das aberturas do tecido e vá empurrando o caminho todo até a outra abertura.

12. Cozinhe legumes em menos tempo

Em vez de encher a panela de água e esperar que ferva no fogão, apresse o processo todo com a chaleira elétrica. Despeje a água fervente na panela preaquecida e o cozimento será mais rápido. Batatinhas ou batatas picadas ficam prontas em até cinco minutos.

13. Ressuscite uma panela queimada

Depois de anos e anos de uso, sua panela favorita está chegando ao fim, queimada e cheia de resíduos. Ainda não lhe dê adeus. Coloque água até a metade da panela, junte um tablete de sabão de lava-louças, leve ao fogo e deixe ferver. Essa “sopa de sabão” concentra toda a potência do tablete e é capaz de ressuscitar até a panela mais detonada em apenas 10 minutos.

14. Reduza o risco de diabetes

Faz tempo que a ciência afirma que saunas e banhos de imersão bem quentes ajudam a melhorar a glicemia e o percentual de gordura corporal, mas, a não ser que você tenha um spa em casa, é difícil fazer essas coisas regularmente. Um estudo apresentado em 2020 na reunião anual da Associação Europeia de Estudo do Diabetes constatou que participantes com diabetes tipo 2 que ficaram de 2 a 30 minutos num banho quente de imersão, quatro vezes por semana, emagreceram e reduziram o índice de massa corporal, a circunferência da cintura, a pressão arterial diastólica e a hemoglobina glicada. Tudo isso com um bom mergulho à moda antiga na banheira de água quente!

Leia também: Um nocaute no diabetes

15. Ultrapasse a dor

Uma equipe de pesquisa da Universidade Ludwig-Maximillians, em Munique, na Alemanha, expôs 20 pessoas a um estímulo frio doloroso e lhes pediu que usassem um desses três métodos para mitigar a dor: contar de trás
para a frente de sete em sete a partir de 1.000, pensar em algo agradável ou dizer a si mesma que a dor não era
tão ruim assim. Os pesquisadores viram que contar de trás para a frente funciona melhor – em algumas pessoas, a intensidade se reduz em até 50% – porque exige concentração suficiente para nos distrair da dor. Assim, na próxima vez que der uma topada, esqueça os palavrões e comece a contar.

16. Faça suas opiniões valerem uns trocados

Ter opiniões vale a pena: o aplicativo Opinion Rewards, do Google, paga pequenas quantias pela resposta a pesquisas de mercado. Baixe o aplicativo e o Google vai avisar quando houver pesquisas disponíveis. Você terá 24 horas para responder, mas a maioria só lhe toma 20 segundos.

17. Limpe o dedo verde antes de usar

As luvas de jardinagem são ótimas... quando você se lembra de onde as guardou. Caso não as encontre, use esta solução: passe as unhas por um pedaço de sabão antes de mexer na terra. O sabão manterá a sujeira longe e ajudará a limpar depois.

18. Sinta-se mais otimista

Shawn Achor, presidente da Good-Think Inc., fez um estudo com a Universidade Harvard e descobriu que os participantes que dedicaram dois minutos por dia a escrever uma mensagem positiva a alguém próximo que os apoia viram seu nível de otimismo e satisfação com a vida aumentar de forma significativa em apenas 21 dias. “As pessoas que fazem isso, além de receber de volta e-mails e mensagens ótimos, também são percebidas como líderes positivos”, diz ele.

19. Sufoque o impulso de comprar

Uma pesquisa do site slickdeals.net confirmou que a compra por impulso aumentou 18% desde o início da pandemia de Covid-19. Quando o navegador grava as informações do cartão de crédito ou a compra com um clique está habilitada na Amazon, é fácil comprar coisas inúteis em excesso. Desabilite esses recursos e se obrigue a se levantar para buscar o cartão de crédito, digitar as informações de pagamento e passar pelo processo-padrão de compra: assim você reduz em 30% a probabilidade de completar a transação.

Leia também: No seu dia desejo: consumo consciente, sustentável e com moderação!

20. Desentupa o ralo

Mesmo que você divida o banheiro com Rapunzel, remover os fios que entopem o ralo é bem mais fácil do que parece. Os editores da revista Family Handyman dizem para começar com um cabide de arame: destorça-o para liberar o gancho e deixe a outra ponta torcida como um saca-rolhas. Agora, empurre essa ponta em saca-rolhas pelo ralo até chegar ao entupimento. Dobre o gancho da outra ponta a fim de formar um cabo e gire para fazer o saca-rolhas entrar na obstrução. Puxe e pronto!

truques rápidos para um avida melhor
Tarefas domésticas e ajuda a terceiros são fundamentais! (Imagem: ONYXprj/iStock)

21. Melhore sua autoestima

Basta uma boa ação de cinco minutos para receber uma dose extra de serotonina, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Psychological Bulletin. O estudo verificou que o comportamento baseado em cooperação, compaixão, confiança e altruísmo aumenta a saúde individual e o funcionamento psicológico. “Ajudar um vizinho idoso a carregar as compras, por exemplo, dá aos dois lados um incentivo pró-social”, revela Bryant Hui, um dos pesquisadores. Outras pesquisas das Universidades da Pensilvânia, de Yale e Harvard também constataram que a noção de “riqueza de tempo” dos voluntários (sensação de ter bastante tempo para o lazer e para atividades significativas) aumentava quando faziam pequenos atos de altruísmo para os outros, comparado com quem investia o tempo em si mesmo ou simplesmente o desperdiçava.

22. Mantenha a braguilha fechada

Percebeu um pouco tarde demais que o zíper de seu jeans favorito deu defeito e abre sozinho? Pegue uma argola de chaveiro e corra para o banheiro. Prenda o puxador do zíper na argola, como faria com uma chave, feche o zíper e pendure a argola no botão da calça. O zíper ficará no lugar e aguentará até você levar a calça à costureira.

23. Proteja-se do suco de lixo

Talvez não haja nada mais nojento do que tirar o saco plástico cheio da lata de lixo e descobrir que ele está vazando. Proteja a lata de futuros vazamentos nojentos colocando no fundo um jornal bem dobrado. Ele absorverá os líquidos fedorentos que pingarem do saco.

24. Não chore sobre o ovo derramado

Não há sujeira pior do que um ovo quebrado. Pois, não é sólida nem líquida; é um híbrido irritante e difícil de limpar ou recolher. Se o ovo cair no chão em vez de na frigideira, salgue-o muito bem (cuidado para não apertá-lo contra o chão). Espere dez minutos e o ovo cru ficará quase sólido e muito mais fácil de limpar, sem arruinar o pano de chão nem deixar a vassoura grudenta.

25. Desfaça a síndrome da escrivaninha

Uma pesquisa da Universidade do Missouri constatou que basta ficar seis horas sentado para reduzir o fluxo sanguíneo nas pernas, impedir a dilatação saudável de artérias importantes nas panturrilhas e prejudicar a saúde vascular. No entanto, o estudo também verificou que bastam dez minutos de caminhada depois de um período extenso de sedentarismo para fazer as artérias trabalharem e restaurar rapidamente o nível saudável do fluxo sanguíneo.

truques rápidos para deixar a vida mais leve
Faça pausas durante o trabalho em home office! (Imagem: Oleksandr Pupko/iStock)

26. Deixe o cachorro muito cansado

Por mais bonitinho que seja seu cão quando dorme, isso nunca vai acontecer se você tiver um border collie muito ativo ou um pastor-alemão atlético, que precisam de bastante atividade física. Para manter o totó feliz, saudável e cansado, leve-o até o alto de um morrinho para dez minutos de jogo de bola animado com a ajuda da gravidade. A inclinação deve ser pequena, para o cão pegar a bola assim que o terreno se nivelar lá embaixo. Depois, ele tem de subir a ladeira correndo para devolver a bola, o que dobra a quantidade de energia necessária.

27. Faça-se a luz

Cansado de procurar o interruptor no escuro? A revista Family Handyman sugere passar tinta que brilha no escuro na ponta do interruptor.

28. Alivie o corpo, alivie a mente

Pesquisadores da Universidade de Konstanz, na Alemanha, viram que dez minutos de massagem são suficientes para ficar tranquilo, física e psicologicamente. É a primeira pesquisa a confirmar a relação entre massagens curtas (ou talvez só toques suaves nos ombros) e o sistema nervoso parassimpático, responsável por trazer a sensação de calma e restaurar o equilíbrio do corpo depois de um episódio estressante. Não é necessário um dia inteiro no spa para estimular nossa reação de relaxamento fisiológico.

29. Remova as marcas no tapete

É ótimo rearrumar os móveis – ou, melhor ainda, se livrar de móveis inúteis –, mas aquelas marcas no tapete ficam como fantasmas de sofás passados. Ponha um cubo de gelo no lugar, derreta-o com o secador de cabelo e espere o tapete secar. A combinação de calor e umidade vai restaurar o estado natural das fibras do tapete (assim como faz com seu cabelo).

30. Prepare macarrão pronto em um minuto

Um minuto a mais já é muito para esperar o macarrão cozinhar; reduza esse tempo com macarrão pré-cozido. Prepare macarrão al dente, escorra e deixe esfriar. Passe uma camada fina de azeite ou óleo vegetal e deixe num recipiente ou saco plástico na geladeira por até três dias. Na hora de comer, mergulhe o macarrão por 50 segundos em água fervente, escorra e pronto.

Leia também: Macarrão ao alho e óleo: descomplicado e delicioso

31. Higienize a escova de dentes

De acordo com um estudo da Universidade de Manchester, cerca de dez milhões de inquilinos bacterianos se instalam nas cerdas da escova toda vez que você a usa. Dê-lhes ordem de despejo enxaguando a escova na torneira e guardando-a de cabeça para cima até secar. Para mandar as bactérias embora de vez, agite as cerdas durante 30 segundos em enxaguante bucal.

32. Amacie a manteiga para as massas

Você tem uma emergência na cozinha: precisa de um belo lote de biscoitos quentinhos agora! Se não puder esperar que a manteiga chegue à temperatura ambiente, pegue um ralador de queijo de metal. Desembrulhe parte do tablete de manteiga e esfregue a porção exposta no ralo mais grosso, com cuidado, até ralar o tablete todo. Essas lascas de manteiga vão se incorporar facilmente à massa.

Por Caroline Fanning

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close