5 motivos que explicam por que os gatos são ótimos amigos

Está pensando em adotar um pet mas não sabe qual escolher? Saiba que, apesar da fama, os gatos são excelentes companheiros e muito amorosos.

Letícia Taets | 12 de Junho de 2021 às 12:00

Francesco Ungaro/Pexels -

Parece que muita gente tem uma tendência definida a gostar mais de gatos ou de cachorros. Se você conviveu com uma espécie na infância, talvez seja difícil se imaginar amando a outra. É comum os amantes de cães se surpreenderem ao ver que os gatos são amistosos e reativos.

O cão é o animal de estimação mais comum, e o gato fica relegado ao segundo lugar, muitas vezes desdenhado por quem escolhe um novo amigo de quatro patas. No entanto, os gatos também são excelentes companheiros. Eis por que os felinos são animais fantásticos:

1. Precisam de pouca manutenção

Os gatos podem ser uma ótima opção para quem tem pouco espaço, vida agitada ou mora em apartamento. Eles não exigem exercícios como os cães; além disso, são limpos e silenciosos. Em geral, os gatos precisam de pouca manutenção e ficam felizes sozinhos dentro de casa.

2. Diversas raças


Cada uma das raças tem traços de caráter e exigências de tratamento individuais. Algumas, como a birmanesa, são amistosas, quase como os cães, enquanto os siameses são famosos por vocalizarem muito. Os abissínios podem ser bastante ativos; os persas são verdadeiros ratos de sofá, mas precisam de muita escovação da pelagem longa. Os gatos Rex não soltam pelos e, às vezes, são preferidos por pessoas alérgicas. É bom pesquisar o tipo de gato mais
adequado para seu estilo de vida. Seja gato de raça, seja vira-lata, é importante procurar um animal bem socializado. Um gatinho de rua pode exigir muita atenção se for tímido ou não socializado.

3. Juntar cães e gatos


Cães e gatos podem se tornar ótimos companheiros, ainda mais se adquiridos ou adotados ao mesmo tempo. Quanto mais novos eles forem, melhor, porque um vai se familiarizar com o outro desde o princípio.

4. Ótimos para crianças


Além de oferecer a oportunidade de aprender a cuidar de outro ser vivo, os gatos podem ser muito
brincalhões e interativos com as crianças.

5. Ajuda para decidir


Se você nunca teve gato mas está pensando nisso, converse com quem já tenha. Melhor ainda, se ofereça
para cuidar do gato de alguém. Você pode visitar um abrigo e interagir com os gatos e filhotes para decidir
se gostará de sua companhia. Mesmo os que não se consideram “gateiros” podem se surpreender ao descobrir
como os gatos são maravilhosos.

Gostou dessa matéria da edição de Junho da revista Seleções? Você pode conferir essa e muito mais na nossa Biblioteca Digital!

Por Dra. Katrina Warren