DIY: 11 usos inusitados para o balde que você nunca pensou

Um balde não é apenas um balde, mas um objeto que esconde mil e uma utilidades por trás dele!

Douglas Ferreira | 13 de Março de 2018 às 15:00

O balde pode ter mil e uma utilidade. - Radianti Umasangaji/iStock

Olhe para o seu balde e imagine uma utilidade para ele além de colocar roupas ou limpar o quintal. Pensou em alguma? Não? Pois aqui estão 9 dicas do que fazer com ele em sua casa:

1. Faça uma panela para lagostas

Se você não possui uma caldeira grande, cozinhe as lagostas num velho balde de metal. Lembre-se de usar pegadores de panela na hora de cozinhar e remover as lagostas. Deixe ele esfriar antes de manuseá-lo novamente.

2. Crie um reservatório de comida

Um balde de 20 litros bem fechado é o reservatório de comida à prova de água (e animais) perfeito para você levar nos passeios de barco.

3. Improvise uma máquina de lavar

Eis uma bela maneira de lavar roupas em acampamento. Faça um furo na tampa do balde plástico de 20 litros e passe por ele um desentupidor de vasos sanitários novo. Ponha dentro as roupas e o sabão em pó. Feche a tampa e mexa o desentupidor para cima e para baixo, como um agitador. Você poderá lavar com segurança até roupas delicadas.

4. Crie um chuveiro instantâneo

O balde com orifícios abertos no fundo serve como um excelente chuveiro improvisado. Pendure-o num galho forte, encha-o usando outro balde ou uma moringa, e tome um banho rápido enquanto a água cai. Você quer se banhar com água morna? Pinte de preto metálico o lado externo de outro. Encha-o de água e deixe-o ficar ao sol durante o dia.

5. Pinte lá em cima

Evite sujeira quando estiver pintando em andaime ou escada de mão. Ponha a lata de tinta e o pincel num balde grande e use ganchos de lata de tinta para pendurar o balde e o pincel. Se ele for grande o bastante, você vai ter espaço até para raspador de tinta, espátula, panos ou outros utensílios necessários. O balde plástico de 20 litros é o ideal.

6. Pinte lá embaixo

Use as tampas dos baldes plásticos de 20 litros como bandejas para as latas de 3,5 litros de tinta. As tampas servem como plataforma para as latas de tinta e são grandes o bastante para acomodar o pincel.

7. Faça pernas de pau

Não se estique tanto para pintar o teto. Use dois baldes firmes (sem alça) e um par de sapatos velhos para fazer suas próprias muletas. Aparafuse as solas do sapato a blocos de madeira dentro dos baldes. Ou faça furos no fundo dos baldes e amarre ali os sapatos.

8. Organize os fios de extensão

O balde de 20 litros pode ajudar você a manter um fio comprido de extensão livre de emaranhamentos. Basta fazer um buraco perto do fundo, certificando-se de que ele seja largo o bastante para permitir a passagem da ponta do fio. Depois enrole o restante no balde. O fio sairá facilmente quando puxado, e você não terá dificuldade em enrolá-lo de novo. Junte as pontas quando ele não estiver sendo usado. Você ainda poderá utilizar o meio para carregar ferramentas.

9. Limpe a serra

A melhor maneira de limpar lâminas de serra é deixá-las de molho em acetona ou aguarrás numa bacia rasa, com tampa, para conter os vapores. Você pode fazer sua própria bacia rasa cortando com canivete os 5 cm inferiores de um balde plástico de 20 litros. A tampa pode manter sua função. Lembre-se de calçar luvas de borracha e usar uma vara para retirar as lâminas afiadas.

10. Faça um jardim

Use um balde plástico de 20 litros como minijardim ou canteiro. Use-o também como reservatório fertilizante de restos e mudas. Os jardins de balde têm tamanho ideal para varandas de apartamento.

11. Use como vaso para plantas

Encha parte do balde com areia ou cascalho e introduza a base da planta. Depois, encha o restante do balde e jogue água sobre a areia ou o cascalho, para impedir que ela resseque.

dicas Baldes DIY