Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de abril de 2021

Essenciais não são as mudanças corporais que vemos — mas as que sentimos

Além da estética, os exercícios promovem outros benefícios ao nosso corpo -- confira!

Imagem: Aers/iStock

Notei que Fernando não estava indo mais para a academia. Ele era um aluno frequente e já não o via há duas semanas. Por sermos amigos, resolvi ligar para ele. Fernando me disse que estava desanimado, pois seu corpo não estava mais mudando e ele achava que estava perdendo seu tempo treinando. Lembro-me bem de suas palavras: “André, faz 6 meses que estava indo certinho para a academia: 3 dias de musculação e 3 dias de aeróbico. Emagreci, ganhei massa muscular, mas já faz quase 1 mês que não vejo mudanças em meu corpo.”

Chamei Fernando para uma corrida e uma conversa. Fui eu quem montei o programa de Fernando e me lembro claramente de sua resposta quando perguntei seus objetivos: “Meus exames estão péssimos. Preciso melhorar minhas taxas.”

Sendo assim, elaborei um programa de exercícios com validade de 1 mês. Apenas para o corpo de Fernando sair da inércia e ganhar um pouco de condicionamento. No mês seguinte alterei o programa, e Fernando passou a ter um treino mais exigente. As mudanças em seu corpo foram nítidas. E Fernando, que até então não conseguia correr 800m direto, passou a conseguir dar uma volta na Lagoa (7,5km) em menos de 50 minutos.

Durante a nossa conversa, perguntei a Fernando se ele tinha feito os exames conforme lhe sugeri. Eis que Fernando me diz que esqueceu. Falei para fazer o quanto antes. Eu tinha a certeza de que, após 6 meses se dedicando, seu organismo estaria bem melhor.

Mais saúde e vitalidade

atividade fisica nunca e tarde para comecar
Imagem: jacoblund/iStock

Dito e feito. Dias depois Fernando me ligou. Sua voz era de alegria e orgulho. Os valores das principais variáveis relacionadas ao sistema cardiovascular (glicemia e perfil bioquímico) estavam muito melhores. Como exemplos da evolução de Fernando, destaco que seus valores de HDL (o colesterol bom) subiram de 41 para 57, os Triglicerídeos despencaram de quase 400 para menos de 90 e sua glicemia caiu de 144 (o que o classificava como diabético) para 89.

Fernando ficou muito feliz com os resultados, pois após essa conquista ele poderia tirar um remédio de sua rotina (a atividade física representa a ferramenta não farmacológica mais importante para a promoção da saúde). Fernando disse que continuaria firme na academia e que não havia mais tempo a perder. Inclusive já era a hora de treinar para corridas de 10km. 

Os principais benefícios da atividade física são invisíveis

Numa época em que tanto se tem dado valor à estética (e aqui cabe citar o quanto a obsessão pela estética atrapalha o treinamento, pois muitas pessoas passam dias sem treinar por conta de procedimentos estéticos) e as pessoas parecem não ter limites (unhas, boca, testa, nariz..) é extremamente importante destacar que os principais benefícios da atividade física são invisíveis.

O corpo de Fernando havia mudado bastante após 6 meses na academia. Mas mesmo assim ele não estava satisfeito. Quando teve a prova de que estava mais saudável, ele ficou feliz e orgulhoso com suas conquistas. O corpo, assim como nossa saúde, é consequência de nossas escolhas. Ainda que o corpo não esteja exatamente como a pessoa queira, certamente o organismo estará mais saudável após um tempo praticando atividade física

É importante valorizar o que é essencial quando pensamos em atividade física: promoção da saúde física, mental e social; prevenção de inúmeras doenças; qualidade de vida; bom humor e VIDA.


André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.
fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close