Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de junho de 2021

Aplicativo do Google ensina programação de forma fácil e gratuita

Grasshopper pode ser usado em português; oportunidades de emprego na área de programação devem crescer nos próximos anos

Imagem: monstArrr_/iStock

O Google quer que mais pessoas comecem a estudar programação e, para isso, está lançando uma versão em português do app Grasshopper, que utiliza linguagem simples e interatividade para ensinar lições de JavaScript, uma linguagem popular utilizada por mais de 70% dos programadores.

Leia também: Você usa senhas fracas? O Google quer mudar isso de uma vez por todas

A ação faz parte da iniciativa Cresça com o Google, que já trouxe diversos programas focados em empreendedorismo e aperfeiçoamento profissional ao Brasil, incluindo projetos que visam aumentar a participação de mulheres na área de tecnologia. Segundo o Google, a inclusão das mulheres no setor é um dos objetivos do Grasshopper, cujo nome é homenagem a Grace Hopper, uma das pioneiras na programação de computadores.

Com o Grasshopper, a empresa planeja preparar adultos e jovens para as carreiras do futuro que utilizam programação. Susana Ayarza, diretora de marketing do Google, acredita que "programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho”.

O app do Google para programadores iniciantes utiliza quebra-cabeças visuais que estimulam os principais conceitos de codificação, incluindo funções, loops e variáveis. O Grasshopper possibilita aprender como criar animações, construir sites com HTML e CSS, entre outras ações utilizando códigos para computadores.

O Grasshopper em português está disponível para dispositivos com Android e desktop.

Brasil terá mais empregos em programação nos próximos anos

A iniciativa do Google tem embasamento: segundo a empresa de consultoria empresarial McKinsey, o Brasil precisará de 1 milhão de profissionais na área de TI até 2030, com destaque para as oportunidades em programação.

A big tech realizou um estudo em parceria com a consultoria Brain & Company que revela a migração de cada vez mais profissionais para a carreira de programador – no Brasil, 30% dos desenvolvedores que atuam nesta área vieram de outras atividades, e 80% deles afirmam ter melhorado a qualidade de vida e a perspectiva de crescimento.

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close