Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 20 de janeiro de 2022

Áurea: um exemplo de disciplina a ser seguido

André Messias
Última atualização: 21 de janeiro de 2022
Por: André Messias

Ter uma vida disciplinada pode proporcionar benefícios incríveis.

Áurea: um exemplo de disciplina a ser seguido Imagem: Inside Creative House/iStock

Conheci Áurea em 2014 quando eu trabalhava numa equipe de corrida na Quinta da Boa Vista. Ela sempre estava correndo por lá e um dia ela parou para conversar e disse que gostaria de um acompanhamento e umas dicas. Surgiu ali uma relação bem mais do que professor e aluna; somos amigos até hoje. 

Áurea tem 60 anos e é a pessoa mais disciplinada que eu conheço. Ela acorda todos os dias às 3 horas da manhã, limpa as sujeiras dos seus cachorros e gatos, lê um pouco, faz seu café e sai para treinar. Áurea corre três dias na semana e faz musculação em outros três. Dorme às 19 horas. Seu corpo e sua saúde são admiráveis e representam as consequências de suas escolhas. Ela é extremamente saudável e prepara todos os seus alimentos. Sou fã de seu estilo de vida.

Elaboro as planilhas de corrida dela e a cada dois meses vou a sua casa elaborar seu programa de força. Ela tem halteres, caneleiras, barras, bolas e faz o treino em casa. Jamais teve lesão, ouve e respeita seu corpo e as orientações profissionais (sempre que tem dúvida, ela me liga e conversamos com calma e ela anota as explicações). Ninguém diz que ela tem 60 anos. É uma pessoa alegre, feliz, saudável, bem condicionada e que diariamente colhe o que planta.

Leia também: A importância da musculação ao envelhecermos

Áurea representa um caso exemplar do quanto a atividade física tem importância em nossas vidas. Apesar de ter 60 anos, sua idade biológica é completamente outra. Ela está bem de massa muscular, percentual de gordura, resistência, aptidão aeróbia e de outras variáveis tão importantes para a saúde.

Áurea nunca gostou de academia, mas sempre foi apaixonada por atividade física. Então ela corre ao ar livre (parques, praias, condomínio) e faz o treino de força em casa. Como é muito dedicada, seus exames estão ótimos, não sente nenhuma dor ou desconforto e o cansaço e a preguiça não fazem parte de seu cotidiano.

Sempre digo que somos nossas escolhas e que o universo devolve o que damos a ele. Áurea escolheu (há décadas) um estilo de vida ativo e saudável e a forma que está aos 60 anos representa apenas uma prova de que vale a pena fazer atividade física.

Ela dá muita atenção ao seu treino e força pois sabe que seus músculos precisam de estímulos adequados para que as adaptações possam ocorrer e ela continue correndo. Alternar os treinos (um dia força e no outro corrida) é uma estratégia excelente e faz com que Áurea possa sempre render bem nos treinos.

Não é preciso acordar às 3 da manhã (ou madrugada) mas se uma semana tem 10.080 minutos e a Organização Mundial da Saúde recomenda entre 75 e 150 de atividade vigorosa ou 150 a 300 de atividade moderada por semana, todos podem praticar atividade física e ter saúde e bem-estar. Quando alegar cansaço e preguiça, lembre-se de Áurea. 

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados