Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 11 de novembro de 2021

Crianças: incentivadoras do movimento

Brincar com os filhos é uma forma de manter a família unida e em movimento.

Crianças: incentivadoras do movimento Imagem: monkeybusinessimages/iStock

Recentemente fiquei hospedado uma semana na casa de Regiane. Amiga da minha esposa, ela mora em outro estado e fazia anos que não nos víamos. Regiane não frequenta academia e não pratica nenhum tipo de esporte. Todavia é uma pessoa extremamente ativa e muito saudável (aqui vale destacar que a Organização Mundial da Saúde define saúde como completo bem-estar físico, mental e social).  

Mas como e por que Regiane é tão ativa, uma vez que não corre, faz musculação, natação etc? Acontece que Regiane tem duas filhas: Clarissa de 5 anos e Catarina de 1 ano e 2 meses, e em sua casa predomina uma palavra que anda muito esquecida nos dias atuais: movimento.

Leia também: Entenda a importância dos exercícios para crianças

Em uma semana em sua casa, as filhas de Regiane tiveram o mínimo de contato com as telas (somando foram menos de 5 minutos em uma semana!). Paulo, marido de Regiane, brinca com as filhas durante grande parte do tempo: bolas, corridas, piques, rolamentos, bonecas, brincadeiras são algumas das palavras que representam sinônimos da infância que está em construção nessa família. 

Os resultados são encantadores

É possível observar que Clarissa e Catarina estão se desenvolvendo (sob os olhares do afeto, da psicomotricidade, da cognição e do social) de forma positiva. Clarissa é muito comunicativa, brincalhona, criativa, tem senso crítico e certamente isso é decorrente do quanto se movimenta em casa (Clarissa também faz natação e ginástica na escola). O corpo, os olhos e a boca de Clarissa pedem pelo movimento. Catarina, ainda sendo um bebê, dá sinais de estar no mesmo caminho de sua irmã e o fato de não ter contato com telas e seus pais interagirem e incentivarem o movimento são os responsáveis por isso. E Regiane e Paulo tem qualidade de vida. O movimento é incentivado de forma mútua. 

Clarissa e Catarina são praticamente duas professoras de educação física de Regiane e Paulo e fazem com que ambos se movimentem bastante e o movimento promove a saúde, melhora os níveis de força e combate doenças. Não é preciso estar numa academia ou correr, pedalar, nadar para ter saúde e qualidade de vida. Crianças precisam do movimento. É essencial para o desenvolvimento integral e são incentivadoras. Paulo e Regiane são muito ativos e ser ativo é ser saudável. 

Leia também: Crianças e movimento: uma relação que não pode ser interrompida

Regiane, Paulo, Clarissa e Catarina fazem (e muito) atividade física diariamente e isso os une e fazem com que estejam saudáveis e felizes. 

Não é fácil cuidar de duas crianças pequenas. Muitos pais recorrem às telas. Todavia isso é extremamente prejudicial para o desenvolvimento e para a saúde metabólica. Afinal, existem numerosas evidências científicas que apontam que a saúde do adulto depende do estilo de vida jovem. Costumo dizer que deveria haver multa para quem expõe crianças às telas

Ainda que seja muito difícil, é possível fazer do movimento a base de uma família. Uma casa com crianças – como a de Regiane e Paulo – pede pelo movimento, pelas brincadeiras e quando esse pedido é atendido, a saúde e felicidade se fazem presentes.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados