Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de maio de 2022

Débora Falabella fala da importância da abordagem do tema dependência química em “O Clone”

Atriz revelou como foi importante para a sua carreira e vida pessoal interpretar a personagem Mel.

Imagem: Jorge Bispo

De volta à televisão na reprise de “O Clone”, Débora Falabella conta que rever o folhetim de Gloria Perez 20 anos depois da exibição original é como voltar no tempo e relembrar o trabalho na sua primeira novela do horário nobre.

“‘O Clone’ foi uma novela marcante. Vendo pelo lado pessoal é como se voltasse um pouco no tempo. Minha vida era diferente e minha experiência como atriz também. Assistir esse trabalho hoje me faz relembrar à minha história e esse momento da minha vida”, revela Débora Falabella.

Atriz experiente e premiada, ela fala que dar vida à Mel a tocou, em especial, por poder trazer à tona o tema da dependência química e tudo sem tabus.

“A abordagem foi humanizando, a situação de um dependente químico e da sua família. Quando o público se identifica com o personagem, torna-se mais forte falar sobre o assunto e procurar ajuda”, conta a atriz. “Até hoje as pessoas que passaram por uma situação parecida com a da personagem quando me encontram dizem que se enxergaram na Mel, sentiram-se identificadas e menos sozinhas.”

Boas lembranças

Com saudade da trama e com boas recordações das gravações do folhetim, a atriz conta que na época da novela era jovem e foi um desafio entender a forma certa de dar vida à personagem.

“Eu tive que entender como me relacionava com essa personagem, como carregava o peso dela para a vida. A Mel era uma adolescente tímida e que se sentia pressionada pela expectativa que sua família colocava em cima dela. E não encontrava nos seus pais apoio”, explica a atriz.

Para entrar no universo da dependência química, Débora Falabella participou de encontros de dependentes para entender o mundo da personagem.

“Falei com especialistas, assisti filmes e documentários. A história da Mel foi muito bem contada, o que facilitou na construção dela. Eu conheci a Mel antes do envolvimento com as drogas e aí percebi o que a levou para esse caminho. A preparação para o trabalho depende muito do texto e nesse sentido a Gloria (Perez) fez um trabalho lindo com essa personagem”, afirma.

Trabalho marcante

Apesar dos vários sucessos na carreira como a Nina, de “Avenida Brasil”, Débora diz que até hoje as pessoas seguem a abordando pelo nome da personagem de “O Clone”.

“Além de 'O Clone' vieram outras novelas-sucesso, como ‘Avenida Brasil’, e as pessoas se lembram muito dos trabalhos mais recentes. Mas a Mel foi impactante para a época e até hoje eu, às vezes, escuto histórias de pessoas que estavam passando por problema com dependência química e falam da Mel de uma forma muito carinhosa, dizendo que a personagem ajudou para que o diálogo fosse mais fluido em casa”, diz.

Sem ser autocrítica com trabalhos antigos, ela diz ser interessante observar, hoje, o trabalho na trama de Gloria Perez.

“A gente ganha com a idade e com o amadurecimento em relação à profissão, mas outras coisas a gente perde. Assistir uma atuação em que eu era tão jovem e tinha começado na televisão, entendendo esse veículo, é importante para me desapegar de certas coisas que hoje em dia, talvez, eu tenha acumulado. Observar meu trabalho através do tempo é lindo por ver evolução e as escolhas que a gente fez naquela época”, finaliza.

Márcio Gomes
Márcio Gomes
O carioca Márcio Gomes é apaixonado pelo jornalismo, tanto que o escolheu como profissão. Passou por diversas redações, já foi correspondente estrangeiro dos títulos da Editora Impala de Portugal, e editor na revista deBORDO. Escreveu para várias publicações como Capricho, Manchete,Desfile, Todateen, Seleções, Agência Estado/Estadão e outros. Márcio é “assim ó” com as celebridades, e agora toda semana convida uma delas para contar seus segredos de saúde e beleza – aqueles que nós, pobres mortais, também podemos adotar.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados