Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de março de 2021

Desculpas ou motivos: faça sua escolha

Deixe de lado as desculpas e encontre motivos para ser mais ativo e saudável.

Imagem: [email protected] /iStock

Paula comentou comigo durante a aula: "Nossa, André! Essa moça de rosa vem todos os dias, não é? E pega tão pesado... caramba, que disposição!"

A moça a qual Paula se referia era Monica, uma aluna exemplar que chega à academia às seis horas da manhã, todos os dias. Faça chuva ou faça sol, Monica está na academia. Sempre bem disposta, educada e de bom humor. Perfumada e quase sempre toda de rosa, ela treina superpesado e é um exemplo a ser seguido.

Monica tem apenas uma questão que a diferencia de todos os alunos da academia: ela é 100% cega.

Monica começou a praticar musculação aos 16 anos. Dois anos depois, quando tinha 18 anos, ela começou a perder a visão; aos 28 anos ela ficou totalmente cega. Contudo, isso não foi motivo para que ela parasse de treinar. Há mais de 30 anos praticando musculação, ela é saudável e não permite que a perda de sua visão seja uma desculpa para deixar de cuidar de sua saúde.

Monica faz musculação há mais de 30 anos e não deixa o desânimo tomar conta. (Imagem: Cortesia/Divulgação)

Em uma época em que tanto se fala de inclusão, destaco o quanto Monica é querida pelos alunos e funcionários da academia. Ela conta com a ajuda dos professores e estagiários para colocá-la nos aparelhos.

Abandonar as desculpas é fundamental para cuidar da saúde

Praticar atividade física proporciona muitos benefícios à saúde e, sem dúvidas, representa uma alternativa não farmacológica para enfrentar as dificuldades e obstáculos que a vida apresenta. É essencial enxergar que toda e qualquer dificuldade faz parte da vida e que crescemos através dela. Se ficarmos parados, regredimos.

Está bem documentado na literatura científica que a atividade física combate muitas doenças relacionadas à saúde mental, tais como depressão e ansiedade. Um problema como a perda de visão pode acarretar em uma depressão profunda, porém a atividade física tem potencial para minimizar (ou até mesmo zerar) esse risco. Certamente Monica está bem distante de ser uma pessoa deprimida.

É muito comum ouvir como desculpa para não praticar atividade física algumas frases como: "não tenho tempo", "não gosto", "tenho vergonha" ou "não estou doente". Acontece que muitas doenças associadas à inatividade física como a hipertensão e a diabetes, por exemplo, são silenciosas e, em muitos casos, quando apresentam algum sintoma pode ser tarde demais. Sendo assim, é preciso agir de forma preventiva e procurar um tipo de atividade física para que a vida tenha mais saúde, alegria e disposição.

O mundo mudou muito. A vida ficou corrida, os dias passam rápido e quase sempre faltam horas nas 24 que o dia tem. Porém, é preciso organização, planejamento, dedicação e deixar de lado as desculpas e encontrar os motivos para ser mais ativo e saudável. Temos de pensar que nossa vida também é feita de reconstruções e quando pensar em dar uma desculpa para não praticar atividade física, lembre-se da história de Monica. Certamente amanhã ela estará na academia às seis horas da manhã.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close