O Google anunciou uma ferramenta que tem como objetivo ajudar a manter o distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. O “Sodar” é uma aplicação de Realidade Aumentada que mostra, através da câmera do celular, uma área circular com raio de 2 metros ao redor do usuário – distância mínima recomendada pelas autoridades de saúde para evitar a contaminação com o novo coronavírus.

O serviço funciona em smartphones com Android compatíveis com ARCore (veja a lista de dispositivos que suportam o recurso) e não requer download. A solução pode ser de grande valia na fase atual da pandemia, especialmente para regiões que estão flexibilizando a quarentena.


Leia também: Coronavírus: Apple e Google se unem para rastrear infectados


Como usar o Google Sodar para manter o distanciamento social

Para usar o Sodar, basta acessar o link sodar.withgoogle.com por meio do navegador Chrome do seu smartphone. Ao abrir a página da aplicação, clique no botão “Launch”, em verde. Em seguida, aponte a câmera do celular para o chão e dê alguns passos para que ele identifique o espaço.

Quando surgirem pequenos pontos brancos na tela, aponte o celular normalmente para frente, como se estivesse olhando para as outras pessoas por meio da lente.

Você perceberá, observado a imagem captada pela câmera, que há um círculo ao seu redor. Ele indica a distância segura que você deve manter de outra pessoa para correr menos risco de contágio.

Até o momento, o Google Sodar não está disponível para iPhone (iOS).

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é autora no Tecnoblog.