Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de março de 2022

Os intermináveis benefícios da atividade física

André Messias
Última atualização: 28 de março de 2022
Por: André Messias

A prática de atividade física está diretamente relacionada a uma menor incidência de doenças crônicas não transmissíveis.

Os intermináveis benefícios da atividade física Imagem: Ridofranz/iStock

Sabendo que sou professor de educação física, Karen, uma amiga, veio conversar comigo durante o aniversário das filhas de um amigo meu. Ela me disse que gostaria muito de começar um programa de atividade física, mas que gostaria de entender um pouco mais dos benefícios que ocorrem no organismo. Ainda que eu estivesse num momento de lazer, falar sobre atividade física é sempre um prazer e em sendo assim, fomos conversar.

Comecei explicando para Karen que mesmo que a festa durasse muitas horas, eu não conseguiria falar sobre todos os benefícios da atividade física uma vez que, como costumo dizer, eles são intermináveis.

Leia também: O tempo de intervalo é essencial para a musculação 

Embora a genética exerça grande influência na saúde, é cientificamente comprovado que o estilo de vida é o principal determinante para o bem estar de toda e qualquer pessoa. Sendo assim, expliquei para Karen que as doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares) representam a principal causa de morte no mundo e a maioria delas poderia ser evitada se a pessoa adotasse um estilo de vida ativo e saudável.

Quando lhe perguntei o motivo de seu interesse pelo assunto ela ficou triste e disse: “Meu pai era hipertenso, foi sedentário a vida inteira, se alimentava muito mal e o seu coração parou aos 48 anos… Poderia estar vivo né André…”.

A conversa continuou e Karen foi ficando animada. Expliquei em detalhes para ela os benefícios que ocorrem nos sistemas cardiovascular, endócrino, neural e muscular. Percebi que ela estava chocada e em seguida me disse que escuta muitas queixas na família e no trabalho e que estava percebendo que os problemas poderiam não existir se a pessoa fizesse atividade física.

Benefícios da atividade física

A atividade física proporciona infinitos benefícios ao organismo, tais como:

  • redução da pressão arterial sistólica e diastólica;
  • aumento da produção de Glut-4 (substância extremamente importante para o combate e enfrentamento do diabetes);
  • liberação de endorfina (promovendo bem estar e combatendo a depressão);
  • ganho de força e massa muscular;
  • fortalecimento ósseo (prevenindo a osteoporose);
  • criação de novas células cerebrais (estimulando a boa memória e prevenindo doenças mentais);
  • aumento do Vo2max (variável que tem importância ímpar para a saúde);
  • melhora do perfil lipídico;
  • redução do tecido adiposo;
  • melhoria da qualidade do sono.

Há uma associação inversa entre atividade física e doenças. Pense nas causas das mortes das pessoas… A atividade física está positivamente relacionada com praticamente todas. 

A atividade física representa a principal ferramenta não farmacológica para a promoção da saúde. Quando a saúde é promovida, muitas doenças são prevenidas. Ela é gratuita, pode e deve ser feita por toda e qualquer pessoa. Não é preciso esperar surgir algum problema de saúde para que a pessoa inicie um programa de atividade física. Quanto antes começar e quanto mais treinar, mais distante de ter alguma das doenças previamente citadas a pessoa estará. 

Karen entendeu as explicações e me prometera que no dia seguinte estaria dando início a uma nova vida. Certamente ela teria mais vitalidade em função da atividade física.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.