Faça uma busca
Papo com o personal

Posso correr todos os dias?

A corrida é um exercício que traz muitos benefícios à saúde, porém, é preciso ter alguns cuidados

Escrito por:

André Messias

Redator
mulher em ato de correr
andreonegin/iStock
Publicado em: Última atualização:

Camila corre há 4 anos. Já fez algumas provas e adora correr na Lagoa. Ela corre 4 dias por semana e me perguntou se haveria problemas se passasse a correr todos os dias. Como a corrida lhe faz muito bem e seus horários ficaram com um pouco mais de folga, ela tinha interesse em aumentar sua frequência. Combinamos um treino e fomos conversar.

Table Of Contents[ Hide ]

A programação de Camila consiste em 4 dias de corrida e 2 dias de musculação. Em um dia da semana, ela descansa. Como ela gostaria de passar a correr todos os dias, refizemos sua agenda de treino. Camila não tem histórico de lesão, desconforto e tem um ótimo condicionamento. Não haveria o menor problema em aumentar a quantidade de corridas na semana. Todavia, seriam necessários alguns cuidados.

Planejamento é sempre necessário

Leia também: Um motivo a mais para realizar atividade física

Seria essencial planejar bem os treinos e respeitar um tempo mínimo de descanso. Expliquei a Camila que ela não poderia correr num dia à noite e, no dia seguinte, pela manhã. Além disso, se houvesse feito um treino intervalado na segunda-feira, por exemplo, na terça-feira, deveria ser um treino em que o recrutamento muscular fosse outro. 

É preciso citar que o tipo de estímulo que é dado ao músculo – um treino longo, um treino de subida, uma corrida na areia – precisa variar para que se aproveite os benefícios e não haja sobrecarga muscular. Enfatizei isso à Camila: precisamos sempre pensar em dois objetivos que andam juntos: a prevenção de lesões e a melhoria no desempenho. É válido ressaltar que a melhoria no desempenho não pode virar uma obsessão, pois isso pode resultar em overdose de treinos, podendo gerar lesões. 

Também foi necessário explicar a Camila que precisaríamos fazer alguns ajustes em seu treino de musculação, já que seu programa fora elaborado considerando 4 dias de corrida semanalmente. Agora, passariam para 7 dias. A musculação é essencial para a não ocorrência de lesões na corrida e todo programa precisa ser elaborado de acordo com as necessidades, objetivos e rotina da pessoa.

Ela recebeu ainda outras explicações, tais como mencionar sua nova rotina para a sua nutricionista, beber mais água, colocar gelo de forma regular nas principais articulações envolvidas na corrida e seguir a planilha de treinos, equilibrando o volume e a intensidade. 

A dádiva de correr

Semanas depois, Camila me disse que estava se sentindo bem e que correr todos os dias estava sendo ótimo para ela. Seu corpo já havia se adaptado e ela estava adorando sua nova rotina.

Não há problema em correr todos os dias. Tenho amigos que correm todos os dias há décadas, estão saudáveis e não têm histórico de lesões. Porém, é preciso reiterar que muitos cuidados (como os que expliquei para Camila) precisam ser tomados.

A corrida é uma das principais formas de promovermos a nossa saúde. Poder correr é um privilégio. A corrida coloca mais vida em cada dia e a vida precisa de vida.