Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de março de 2021

Só para baixinhos: Instagram planeja versão “Kids” para menores de 13 anos

Projeto quer tornar seguro o uso da rede social por crianças, mas ainda está em fases iniciais de desenvolvimento.

Imagem: Deagreez/iStock

O Instagram vem aumentando seus esforços em relação a crianças e adolescentes que usam o app. Na última semana, a rede social anunciou restrições para impedir que adultos enviem mensagens diretas (DMs) a menores de 18 anos que não os seguem e, agora, há novas informações sobre o desenvolvimento de uma versão “Kids”, para menores de 13 anos.

Encarando os fatos

O Instagram é proibido para menores de 13 anos. Mas isso nunca ajudou muito, e a rede social tem plena consciência de que muitas crianças abaixo desta faixa etária mentem a idade para conseguir criar uma conta na rede social.

Bom, há 20 anos, quando eu cheguei na Internet (e era tudo mato), eu também usava serviços, em tese, proibidos para a minha idade. Isso não é nenhuma novidade na web em geral, especialmente agora.

A boa notícia é que o Facebook (empresa por trás do Instagram) parece estar finalmente encarando os fatos e olhando para as crianças de forma protetiva. Segundo o BuzzFeed News, Vishal Shah, VP de produto do Instagram, teria escrito uma postagem no quadro de mensagens dos funcionários anunciando o projeto:

Instagram: Prykhodov/iStock

“Estou animado em anunciar que, daqui para frente, identificamos o trabalho juvenil como uma prioridade para o Instagram e o adicionamos à nossa lista de prioridades H1. Estaremos construindo um novo pilar da juventude dentro do Grupo de Produto Comunitário para nos concentrar em duas coisas: (a) acelerar nosso trabalho de integridade e privacidade para garantir a experiência mais segura possível para adolescentes e (b) construir uma versão do Instagram que permite que menores de 13 anos usem o Instagram com segurança pela primeira vez. “

Leia também: Quem é essa gente toda no meu Telegram?

A suposta publicação também teria informado que o projeto será supervisionado por Adam Mosseri, o chefe do Instagram, e será liderado pelo vice-presidente do Facebook, Pavni Diwanji, que trabalhou no desenvolvimento do YouTube Kids e outros produtos voltados para crianças no Google.

“Temos que fazer muito aqui, mas parte da solução é criar uma versão do Instagram para jovens ou crianças onde os pais tenham transparência ou controle. É uma das coisas que estamos explorando”, disse Adam Mosseri.

Como o Instagram sabe a real idade de seus usuários?

Se as pessoas podem simplesmente fingir uma idade falsa na hora de criar um perfil no Instagram, como a rede social é capaz de proteger esses menores? É simples: aprendizado de máquina. A plataforma é capaz de prever a idade das pessoas com base em padrões de comportamentos, que são identificados e comparados com uma base de dados para obter um match aproximado.

Com essa mesma tecnologia, o Instagram também pretende dificultar que adultos encontrem adolescentes na aba “Explorar” e na busca. As contas de menores de 18 anos também devem parar de aparecer em “Usuários sugeridos”, e comentários de adultos em posts públicos de adolescentes devem ficar ocultos.

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é autora no Tecnoblog.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados