Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de agosto de 2021

Tecnologia recria voz do falecido pai de Zico em homenagem emocionante

Em homenagem ao Dia dos Pais, o Mercado Livre usou IA para emocionar o ex-atleta, tendo como palco o gramado do Maracanã.

Imagem: Divulgação/Mercado Livre

Em data próxima ao Dia dos Pais, o ex-jogador de futebol Zico recebeu uma surpresa emocionante: a torcida de seu pai no Maracanã. Como parte de uma ação do Mercado Livre, a voz de seu falecido pai foi recriada por meio de Inteligência Artificial dentro do estádio.

Leia também: Inteligência artificial cria músicas inteiras, com voz e letras próprias

José Antunes Coimbra, pai do ex-atleta, morreu em 1986, e nunca pôde ver um gol do filho no Maracanã — a história fica mais interessante ao pensarmos que Zico é o maior artilheiro do estádio, com 334 gols marcados.

Segundo o ídolo do Flamengo, José ficou traumatizado com o final da Copa de 50, na qual o Brasil perdeu para o Uruguai, e nunca mais pisou no gramado do Maraca.

“Ele se foi há mais de 30 anos e eu sempre falei para o meu filho que eu gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo”, contou Zico.

A tecnologia por trás da voz do pai de Zico

O Mercado Livre explicou que, para recriar a voz de José Antunes, a equipe da empresa brasileira Soundthinkers montou um dicionário sonoro personalizado, que constrói uma mini base de fala tendo como ponto de partida gravações existentes A técnica também utiliza materiais de apoio, com fala de timbre similar.

Um vídeo do arquivo pessoal de Zico foi aproveitado como base para o projeto, e por meio de um processo de síntese neural, o dicionário foi capaz de montar um novo texto com a fala totalmente inédita na voz de seu Antunes.

De acordo com Paulo Dytz, sócio e líder da Soundthinkers, é necessário ter material com cerca de 250 frases foneticamente ricas faladas pela pessoa para recriar uma situação como esta.

Você pode assistir ao emocionante vídeo da campanha a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=DQEIKfl7VhI
Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close