As 5 maiores dúvidas sobre o PIX

O PIX já chegou! Você sabe o que é e como usar? Leia a nossa coluna e tire aqui suas dúvidas sobre este novo meio de pagamento.

Samasse Leal | 17 de Novembro de 2020 às 18:00

Ridogranz/iStock -

O PIX é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil que facilita a vida e reduz custos para todos. Nós já explicamos como ele funciona. Agora vamos ajudar a esclarecer 5 das dúvidas mais frequentes dos usuários que já testaram.

  1. Eu preciso baixar algum aplicativo? Entrar em algum site?

Não. Você vai usar o acesso que será disponibilizado dentro do aplicativo ou do site do seu banco. Outras instituições, como cooperativas de crédito, também podem disponibilizar o PIX. Então você vai acessar o canal delas para fazer uma transferência pelo PIX. Saiba que outras instituições podem oferecer o PIX aqui.

2. Quais são as chaves que eu posso cadastrar?

As chaves são três opções de informação que facilitam a operação de transferência e pagamento. Pode ser o número do celular, o e-mail ou o CPF da pessoa ou empresa que vai receber. Ao invés de digitar o nome completo, CPF, agência, conta, banco e selecionar a opção DOC ou TED, basta informar a chave.

3. Eu tenho que cadastrar todas as chaves PIX na mesma instituição?

Não. Na verdade, não é recomendado fazer isso. Os bancos e instituições possibilitam que você cadastre as três chaves de uma vez. Contudo, ao fazer isso você não consegue cadastrá-las em nenhuma outra instituição. Assim, ficará preso a ela.

A vantagem de cadastrar uma chave em cada instituição é poder fazer operações em instituições diferentes. Ou seja, na instituição onde você tem saldo em conta para fazer o pagamento ou transferência instantâneos. No início do mês você tem saldo na conta do Banco A, onde recebe salário.

No final do mês, você tem saldo na conta da fintech onde recebe receita de vendas. Assim, você vai fazer usar o PIX no Banco A no início do mês e na fintech no final do mês.

Portanto cadastre uma chave por banco. Se já tiver cadastrado as três chaves (CPF, número de telefone e e-mail) no mesmo banco, você pode descadastrar

4. Sou obrigado a fazer um pagamento ou transferência pelo PIX?

A resposta também é não. No entanto, se uma pessoa transfere dinheiro para você pelo PIX, você vai receber o dinheiro pelo PIX, na sua conta. Ao invés de receber por Transferência, DOC ou TED, vai receber por PIX.

Geralmente, transferência de dinheiro entre contas do mesmo banco não é tarifada e o dinheiro é recebido no mesmo dia. Pode demorar algumas horas. Nos casos de DOC e TED há outros prazos para o recebimento.

Não é possível fazer a operação nos finais de semana e nem fora do horário comercial. As transferências pelo PIX são automáticas, não sofrem essas restrições. O dinheiro deve ser recebido na conta em alguns segundos. O PIX tem essa vantagem

5. MEI vai pagar alguma tarifa?

A regra geral é que o MEI não deverá pagar tarifa para usar o PIX. Contudo, podem haver restrições. Elas podem ser definidas com base no volume de movimentação. A regra é que pessoas físicas e MEIs não paguem.

Já o pagamento feito para pessoas jurídicas (lojas, mercados, serviços, etc. poderá ser tarifado, sendo a tarifa paga pela empresa. Por isso elas não são obrigadas a usar ou aceitar o PIX.

Fique atento a essas dicas!

AntonioGuillem/CanStockPhoto