Mais do que homenagem, as mulheres querem é celebrar conquistas

Mais do que uma homenagem, o dia internacional da mulher é para celebrar conquistas. Há muito o que recordar e celebrar em termos de conquista de direitos.

Samasse Leal | 10 de Março de 2020 às 15:30

monkeybusinessimages/iStock -

Este é meu 50º artigo aqui na coluna Conheça seus Direitos. E hoje, tenho a oportunidade de comentar sobre os 50 anos do Dia Internacional da Mulher. Domingo, dia 8 de março de 2020, a celebração pelo Dia internacional da Mulher completou 5 décadas. Isso mesmo, essa data que marca a busca por igualdade de direitos vem sendo comemorada há cerca de 50 anos.

Diferente de outras celebrações, a data não tem nada a ver com estímulo ao comércio. Essa data comemorativa foi decretada pela ONU no final da década de 1970.

Muitos direitos já foram conquistados e muito ainda se busca pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. A questão vai muito além da liberdade de usar roupa que quiser. É a igualdade de direitos sociais e o direito de tomar decisões sobre a própria vida e destino. Em pleno século 21 ainda existem lugares onde as mulheres ainda não podem tomar suas próprias decisões. Mas há muito avanço para ser relembrado e comemorado. Veja no slideshow abaixo algumas conquistas das mulheres nessas últimas décadas: