Saiba a diferença entre MEI, EI e EIRELI e abra o seu negócio sozinho

Existem três formas de se tornar um empresário sozinho. Você pode se tornar um MEI, um EI ou uma EIRELI. Veja a diferença e o melhor para você!

Samasse Leal | 2 de Setembro de 2019 às 16:00

AndreyPopov/iStock -

Quer trabalhar por conta própria? Abrir o seu negócio sem depender de um sócio? Já sabe qual é a primeira decisão que você precisa tomar? Descubra aqui!

MEI, EI ou EIRELI?

Existem três formas de se tornar um empresário sozinho. Você pode se tornar um MEI, um EI ou uma EIRELI. E assim pode até mesmo abrir uma ME ou EPP. Sabe o que essas siglas significam? A gente te conta!

Dependendo da sua escolha, mudam as suas obrigações, responsabilidades e a forma como você pagará os impostos. Conheça as principais diferenças entre essas três modalidades e escolha como você prefere fazer isso.

Antes de abrir um negócio, ou se tornar um empresário formalmente, é importante se estruturar. Conhecer as regras, obrigações legais e tributárias da atividade que pretende exercer é o primeiro passo. Pode ser necessário consultar a Viabilidade do seu negócio na Prefeitura antes de requerer a abertura do CNPJ. Precisa saber se pode sofrer fiscalização da Vigilância Sanitária ou outros órgãos fiscalizadores. O site do Sebrae possui diversos cursos e orientações. É interessante também consultar um contador, embora isso não seja obrigatório.

Aprendendo a se planejar

Para garantir o sucesso é importante se organizar.

Tudo isso para se encaixar no nicho de mercado. Além disso, outro ponto interessante é descobrir o que você pode oferecer a mais ou fazer diferente para atrair clientes.

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. O EI é o Empresário Individual e, finalmente, a EIRELI é a Empresário Individual de Responsabilidade Limitada. Já a ME é a identificação de Micro Empresa e EPP a identificação e Empresa de Pequeno Porte.

Saiba mais sobre cada um deles nos slides abaixo: