Faça uma busca


|
Publicado em: 26 de setembro de 2020

Entenda por que as mulheres sofrem menos casos graves de Covid-19

Desde o início da pandemia, pesquisas mostram consistentemente que a Covid-19 afeta mais os homens do que as mulheres.

jarun011/iStock

O estrogênio pode mesmo proteger?

A Dra. Groban diz que o cromossomo X extra das mulheres pode reduzir a ACE2 e, portanto, diminuir os efeitos do Covid-19.

“Estudos do nosso grupo mostram que a terapia crônica com estrogênio reduziu a ACE2 no tecido cardíaco de animais com deficiência de estrogênio”, diz ela.

Resultados semelhantes foram encontrados em animais tratados com estrogênio para problemas renais.

Isso pode significar que a terapia com estrogênio também promete tratar a Covid-19.

“Dois ensaios clínicos estão em andamento para examinar se o tratamento de curto prazo de pacientes masculinos com Covid-19 com um adesivo de estrogênio é benéfico” para aumentar a resposta do sistema imunológico, reduzir a ACE2 e limitar os sintomas da infecção por Covid-19, disse a Dra. Groban.

Saiba quais são os 4 sintomas que podem permanecer depois da Covid-19.


bodrumsurf/iStock

E as mulheres na pós-menopausa?

Se a teoria do estrogênio estiver correta, pode explicar o motivo das taxas mais altas de Covid-19 entre as mulheres que já passaram pela menopausa.

“Surge a questão:‘ Poderia o aumento da suscetibilidade à Covid-19 entre as mulheres mais velhas estar relacionada à perda de proteção estrogênica após a menopausa – tornando-as tão propensas aos casos graves da doença quanto os homens?’”, diz a Dra. Groban.

“Isso pode ser responsável pelo aumento relativo na mortalidade relacionada à Covid-19 em mulheres mais velhas, da sétima à oitava década de vida.”

Os resultados da Dra. Groban são intrigantes, mas alguns pesquisadores não estão convencidos.

“O papel dos hormônios sexuais pode ser limitado, já que estudos mais recentes mostram que mulheres com mais de 50 anos, quando provavelmente têm níveis mais baixos de estrogênio, ainda têm melhores resultados com Covid-19 quando comparadas aos homens”, diz a Dra. DallaPiazza.

“E entre os homens, os resultados pioram com a idade, embora os homens mais velhos tendam a ter níveis mais baixos de testosterona.”

Leia também: 8 riscos à saúde na pós-menopausa.


Halfpoint/iStock

Tratando homens e mulheres com Covid-19

A Dra. Groban diz que muito mais pesquisas e coleta de dados são necessárias, incluindo saber quais medicamentos hormonais as mulheres podem estar tomando.

“Em última análise, mais pesquisas são fundamentais para determinar a causa subjacente da diferença, incluindo estudos rigorosos que são capazes de dar conta de muitos dos aspectos sociais, culturais e comportamentais, fatores que influenciam o risco de Covid ”, diz a Dra. DallaPiazza.

“E se fatores biológicos estão implicados em ter uma forte influência nas diferenças nos resultados de saúde, estudos adicionais seriam necessários para descobrir os mecanismos exatos antes de recomendar quaisquer diferenças de tratamento baseadas no sexo ou gênero”.

Por enquanto, diz ela, o conselho e o tratamento para Covid-19 são os mesmos para homens e mulheres.

Enquanto os pesquisadores continuam a descobrir como o Covid-19 funciona, tanto homens quanto mulheres devem seguir todas as recomendações para evitar o vírus, incluindo lavar as mãos com frequência, usar máscara, distanciar-se socialmente e manter um estilo de vida saudável.

Leia também: Saiba como andam as pesquisas pelo mundo em busca de uma vacina.

Por Tina Donvito
publicado em rd.com


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados