A Microsoft lançou um mapa que mostra, em tempo real, os números oficiais de casos de coronavírus confirmados no Brasil e no mundo. Com interface em português, a plataforma é intuitiva e permite explorar países de todos os continentes, exibindo números de casos ativos, recuperados e de óbitos.


A ferramenta fica hospedada no Bing, serviço rival do Google, e rastreia novas ocorrências de infecção por Covid-19 com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições internacionais, como o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC) e a Wikipedia.


Além do mapa, o serviço reúne artigos e vídeos com as últimas notícias e dicas sobre a doença.


Leia também: Coronavírus: por que ‘distanciamento social’ é importante?

Como acessar o mapa de coronavírus da Microsoft

Para utilizar o rastreador do Covid-19, basta acessar o endereço bing.com/covid em seu navegador web. A Microsoft exibe um número total de casos confirmados para a doença no mundo. Logo abaixo, é possível verificar casos por país.


Mapa mostra total de casos confirmados no mundo. (Imagem: Reprodução/Microsoft Bing)

Por que os dados não batem com os do Ministério da Saúde?

O Ministério da Saúde também conta com um mapa que mostra a situação da pandemia de coronavírus. No entanto, ele é atualizado com menor frequência. Com mais fontes, o rastreador da Microsoft acaba entregando números oficiais de forma mais rápida.

Um exemplo o primeiro caso de óbito no Brasil, que ocorreu nesta terça-feira (17). Ele foi divulgado pela mídia por volta das 11h e entrou no mapa do Bing em menos de uma hora. No do Ministério da Saúde, a informação ainda não havia sido atualizada até o momento de publicação desta matéria.