Ministério da Saúde confirma 13º caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (6) o décimo terceiro caso do novo coronavírus no Brasil. Saiba mais sobre o vírus.

Iana Faini | 6 de Março de 2020 às 16:45

TAO EDGE/iStock -

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (6) 13 casos do novo coronavírus no Brasil. Agora na Bahia.

A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou o primeiro caso de coronavírus no estado. Trata-se de uma mulher de 34 anos que mora na cidade de Feira de Santana (a 109 km de Salvador). Com este novo caso, o Brasil tem agora  10 casos em São Paulo, 1 na Bahia, 1 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo.

Segundo a pasta, até agora, os outros casos tinham sido registrados no Sudeste. Em sua conta no Twitter, o secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que “todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”.

O monitoramento no estado é realizado pelo Cievs (Coordenação de Informação e Investigação Estratégica de Vigilância em Saúde) e Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Na mensagem, o secretário disse que, apesar da confirmação do primeiro registro da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) na Bahia, não há qualquer motivo para pânico. “Esse é um vírus que causa quadro gripal, assim como diversos outros já existentes. Em verdade é até menos letal que o H1N1.”

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, de janeiro até as 17h de quinta (5), a Bahia registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 21 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 acabaram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial.

Casos suspeitos

Na terça (3), o Ministério da Saúde decidiu incluir os Estados Unidos na lista de países cujo histórico recente de viagens por pacientes deve ser observado pela rede de saúde para definir casos de suspeita de infecção pelo covid-19.

A mudança ocorre após a análise de que há transmissão local do vírus em algumas regiões dos Estados Unidos, como a Califórnia. ​

Até então, eram considerados apenas os pacientes com febre e outros sintomas respiratórios (como tosse e dificuldade para respirar) e histórico de viagens a 16 países onde havia mais de cinco casos de transmissão local. O intervalo para esse histórico é de até 14 dias antes do início dos sintomas. Com as mudanças recentes, o total de países monitorados chega a 29.

Os países monitorados são China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Singapura, Austrália, Malásia, Vietnã, Itália, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Suíça, Noruega, Países Baixos, Croácia, Grécia, Finlândia, Dinamarca, San Marino, Tailândia, Indonésia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Canadá.

Filipinas e Camboja não têm casos confirmados, mas estão na região afetada e por isso também entram na lista.

Folhapress