Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de março de 2021

Vacina tríplice viral é eficaz contra Covid-19?

Governo de Santa Catarina considera aplicar vacina usada contra rubéola, sarampo e caxumba para combater Covid-19.

Imagem: vladans/iStock

A vacina tríplice viral é utilizada atualmente no Brasil contra rubéola, sarampo e caxumba. Costuma ser tomada ainda na infância, em duas doses.

No entanto, o governo de Santa Catarina tem estudado utilizá-la como medida auxiliar contra casos graves de Covid-19, a partir de estudo publicado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

De acordo com os resultados preliminares, os sintomas de Covid-19 em quem recebeu a vacina tríplice viral foram reduzidos. 83% dos voluntários da vacina que se infectaram foram assintomáticos. Dentre os que tomaram placebo, o número caiu para 50%.

Desta forma, há evidência inicial de que a vacina tríplice viral pode ajudar a combater os sintomas mais graves provenientes da evolução da Covid-19 e, potencialmente, fazer a prevenção do vírus.

Eficácia da vacina contra Covid-19

A estratégia, cuja prefeitura de Florianópolis cogita adotar, seria a de aplicar mais uma dose da vacina tríplice viral em grupos não prioritários, acima de 18 anos, cuja prioridade para receber a vacina contra a Covid-19 é baixa.

Assim, sendo este grupo um dos que mais contagia, embora não necessariamente apresente sintomas graves, com a aplicação da tríplice viral, a carga viral deste grupo diminuiria. Com menos contágios acontecendo, menos internações e, consequentemente, maior desafogamento dos hospitais e UTIs.

Ainda não há resultados relativos à possibilidade de a vacina tríplice viral possuir eficácia em relação à prevenção de Covid-19. Das vacinas aplicadas no Brasil contra Covid-19 atualmente, as taxas de eficácia variam de 66% a 95%, sendo a da Pfizer em parceria com BioNTech a mais eficaz.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados