20 melhores lugares para viajar no Brasil durante o verão

Descubra destinos maravilhosos para curtir seu tempo livre ao longo do verão brasileiro

Walter Farias | 5 de Janeiro de 2023 às 11:39

- Zoran Zeremski/istock

Viajar está entre os principais sonhos de consumo. Sendo assim, o Brasil acaba se fazendo um verdadeiro paraíso para pessoas que desejam viajar. Seja buscando um destino barato ou mais caro, simples ou sofisticado, o país apresenta enorme quantidade de lugares. Portanto, para não se perder em tantas opções, vamos trazer abaixo alguns dos melhores lugares para viajar no Brasil.

Leia também: Viajar não é motivo para não treinar

E caso você esteja pensando nas crianças, não se preocupe. Sabemos que este começo de ano costuma ser as férias escolares ao longo de todo o Brasil. Sendo assim, encontrar um destino que agrade adultos e crianças pode ser um desafio. Por isso, também vamos apresentar alguns dos melhores destinos para se viajar com crianças nas férias

Melhores lugares para viajar no Brasil durante o verão

Montanhas, praias, enseadas, vales... nosso país é fonte interminável de destinos encantadores e belezas inenarráveis. Contudo, no verão os dias tendem a ser maiores e mais ensolarados, assim, nossas paisagens de tirar o fôlego ficam ainda mais perfeitas. 

Não é por menos que a plataforma de hospedagem Airbnb divulgou uma pesquisa com as cidades mais procuradas pelos viajantes no mundo todo e três cidades brasileiras aparecem na lista. São elas: Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Florianópolis (SC). E é com Salvador que vamos começar nossa lista.

Salvador, na Bahia (BA)

Imagem: diegograndi/istock

 

Muitas pessoas se perguntam qual a melhor época para se ir para Bahia e qual cidade visitar. Bem, antes de se pensar em qualquer destino baiano, não tem como você não pensar em visitar a capital do Estado. Terra das magias, axé e alegria, Salvador é um dos destinos mais visitados do país e mundo.

Com atrações diversas, a cidade encanta com características singulares em sua arquitetura. Além disso, Salvador é a cidade que apresenta a maior população preta fora da África. Portanto, carrega muita ancestralidade por todos os seus cantos e cidadãos.

Não fosse o suficiente, Salvador preserva registros de seu passado forte e importante. Se você não sabe, ou não lembra, a cidade foi a primeira capital do Brasil e até hoje é possível conhecer e pisar em construções dessa época.

Porto Seguro, na Bahia (BA)

Imagem:Cristian Lourenço/istock

 

Também na Bahia, o segundo destino da liga é Porto Seguro. Com muito sol e areia, Porto Seguro é excelente destino para os amantes de praia.  Assim, o lugar oferece muitos sorrisos e aventuras! É impossível ir para lá e não fazer um passeio de escuna nas margens do Rio Buranhém.

Não obstante, Porto Seguro é onde encontra-se o Parque Marinho de Recife de Fora. Um verdadeiro paraíso no mar para quem gosta de explorar a natureza. 

Para chegar à Cidade Histórica, suba uma escadaria. Lá, você irá se deparar com muita capoeira, ancestralidade e uma paisagem de tirar o fôlego. Fora isso, não deixe de conferir os calçadão repleto de barraquinhas com artesanatos, artes, comidas e outras tradições culturais.

Chapada da Diamantina (BA)

Imagem:cacio murilo de vasconcelos/istock

 

O Parque Nacional da Chapada da Diamantina, na Bahia também é destino maravilhoso para o verão. Com condições climáticas favoráveis na maior parte do tempo, a temperatura até pode ser um pouco alta, mas é sempre possível fazer uma boa trilha e/ou dar um mergulho.

Além de fauna e flora de diversidade rara, a Chapada da Diamantina oferece quedas d'água, rios, grutas e poços que prometem mudar a forma como você se relaciona com a vida e o planeta. Além disso, se você visitá-la em fevereiro, será possível testemunhar os raios rolares em grutas, como o Poço Azul.

Florianópolis (SC)

Imagem: Gustavo Testa/istock

 

Outro destino que entra na lista dos mais procurados por viajantes do mundo todo. Florianópolis, ou como dizem os locais, "Floripa", é o sonho de muita gente. Com muitas praias de beleza singular, a cidade se orgulha de ser uma capital capaz de apresentar excelente qualidade de vida para seus habitantes.

Com indíce de criminalidade baixíssimo, Floripa é rica em pontos turísticos, mercados, negócios etc. Outro ponto interessante de lá, é que boa parte de seus habitantes vem de fora da cidade. Isto acontece, quer você acredite ou não, pelo encantamento que ela é capaz de gerar nos seus turistas.

A verdade é que a capital de Santa Catarina, com cerca de 407 mil habitantes, se faz moderna, tecnologica e ótima opção para quem deseja experienciar uma combinação perfeita entre natureza e cidade.

Garopaba (SC)

Imagem:ailtonsza/istock

 

Ainda em Santa Catarina, mas agora caindo para o litoral sul, temos Garopaba. Cerca de 95km de Florianópolis, essa cidade pequena possui praias fantásticas ao seu redor. O interessante disso, é que cada praia se faz bem particular, então acaba encantado públicos diferentes.

Por exemplo, há a Silveira e a Ferrugem que são praias desejadas por surfistas. Por outro lado, os trilheiros vão se divertir na praia do Ouvidor, ou na praia Vermelha. Já famílias com crianças e/ou pessoas com debilidades, podem estar aproveitando o mar calmo de Siriú.

Com muitas opções de campings, pousadas e hotéis, a cidade acolhe bem seus turistas e oferece belas possibilidades de gastronomia, comércio e passeios. Portanto, mais uma boa pedida para o verão.

Urubici (SC)

Imagem:Hardt_E/istock

 

Conhecida como a Terra das Hortaliças, a cidade é a maior produtora de hortifrutigranjeiros da região. Fora isso, é símbolo do cultivo da erva-mate que gera o famoso chimarrão, bebida inseparável dos povos do sul do Brasil. 

Sem praias, Urubici é destino para quem deseja curtir uma região montonhosa. Localizada no ponto mais alto de Santa Catarina, apresenta paisagens impressionantes com diversidade de mirantes e cascatas.

Outro ponto positivo para Urubici são as opções de hospedagem. A cerca de 160km de Florianópolis, a cidade possui hospedagens boas, bonitas e baratas. Nelas, além de bons quartos, você ainda pode ter acesso a passeios de cavalo, culinária à lenha e mais!

Bonito (MS)

Imagem:vbacarin/istock

 

Saindo um pouco do litoral brasileiro, pode-se conferir os encantos e mistérios de Bonito. Localizada na região Centro-Oeste do país, é considerado um dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil! Bonito é fonte inesgotável de paisagens exuberantes e atividades em conjunto com a natureza.

É verdade que muitos viajantes preferem ir para lá no período de seca ( de maio até setembro). Porém, ir no verão, que é a época de chuva, possibilita ver uma natureza extremamente pulsante e viva. É nesse período que a vegetação fica mais verde, surgem mais animais nas trilhas e travessias, os rios sobem seus níveis e as cachoeiras se tornam imponentes.

Agora, é evidente que indo no verão também há possibilidades de ter um passeio ou outro afetado pela chuva. Dependendo do volume de água, o passeio pode até ser cancelado. Porém, se você topar o risco, encontrará hotéis com preços muito abaixo da alta temporada e passagens mais interessantes. 

Chapada dos Guimarães (MT)

Imagem: reisegraf/istock

 

A Chapada dos Guimarães é um dos destinos mais visitados do Mato Grosso. O Parque Nacional conta com fauna e flora típicas do Cerrado e é rico de locais para aventuras, tranquilidade e desintoxicação da rotina e/ou cidade.

Entre suas principais atrações, é possível destacar suas cachoeiras, paredões, cavernas e trilhas que levam os turistas para paisagens de tirar o fôlego. Deste modo, se faz um lugar super divertido e prazeroso para quem gosta de natureza.

Jalapão (TO)

Imagem:Wirestock/istock

 

Localizado a 300Km do Aeroporto de Palmas, o Parque Nacional do Jalapão é mais uma das preciosidades brasileiras. Com calor constante ao longo de todo o ano, o destino promete tempertura máxima de 34°c e mínima de 15°c. 

O Jalapão é destino obrigatório para os amantes de ecoturismo. Pouco a pouco vem sendo descoberto pelos seus viajantes, isto porque seu acesso é bastante complicado, o que acaba não sendo de todo ruim, porque ajuda na sua preservação.

O local oferece muitos rios de água limpa e cristalina, além de lagos, lagoas e deslumbrantes quedas d'água, como a Cachoeira da Velha. Lá, também é possível encontrar o especial e raro fenômeno dos fervedouros! Onde nascentes de grande profundidade se transformam em verdadeiros oásis. No final do dia, é possível conferir o pôr do sol em um das suas douradas dunas. 

Serra do Cipó (MG)

Localizada 100 km da capital mineira, Belo Horizonte, a Serra do Cipó precisa estar no seu radar. Ela é um lugares que mais oferecem trilhas, grutas e cachoeiras para seus visitantes. Com muita fauna e flora de tirar o fôlego, o destino se faz um excelente ponto de renovação de energias, paz e liberdade.

Veja também: Fique por dentro dos seus direitos nas viagens de ônibus

Vale destacar também que, a Serra do Cipó é muito requisitada pelos amantes de esportes radicais. Sendo assim, além de respirar um ar puro, recarregar as baterias e curtir a paisagem, você pode estar se aventurando escolhendo novas atividades para fazer.

Pico da Ibituruna (MG)

No Pico da Ibituruna, cidade de Governador Valadares, é possível encontrar uma rota turística, culinária tipicamente mineira e muita aventura!

A mais de 1.100 metros de altitude, o Pico possibilita acesso a uma quantidade enorme de atividades radicais para fazer qualquer turista sair da rotina. Tudo, interagindo com paisagens impagáveis! 

No Pico da Ibituruna, você terá opções de passeios de turismo exológico, com direito a práticas como escalada, tirolesa e arvorismo. Porém, a principal atração radical da região é o voo livre, oferecido por profissionais com autorização no alto do pico. Esse voo pode ser feito de asa-delta ou paraglider. 

Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Imagem: Gilberto_Mesquita/istock

 

O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por suas praias de tirar o fôlego e sua simbiose de natureza com cidade. Todavia, fora da capital, há outras cidades de belezas e atrações que fogem da ideia de areia e mar. Este é o cara do Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira.

O Parque oferece nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: Ao Norte para a do Rio Grande, afluente do rio Paraná, e ao Sul para a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Estado do Rio de Janeiro.

Assim, para visitar o Parque é possível ficar hospedado em Resende ou para quem deseja tranquilidade total, na charmosa e simpática cidade de Penedo.   

Búzios (RJ)

Imagem: Marcelo Nogueira/istock

 

Ainda no Rio de Janeiro, porém, fora da capital, há um outro destino incrível. Búzios, localizado no outro lado do Estado, mais especificamente na Região dos Lagos, está mais ou menos a 170km da cidade Fluminense.

De fácil acesso, Búzios é conhecida por suas praias paradisíacas e gastronomia apaixonante. Não obstante, também está próxima de outras duas cidades adoradas pelos cariocas em seus tempos livres. São elas: Arraial do Cabo e Cabo Frio. 

Ilha Grande (RJ)

Imagem: Arkadij Schell/istock

 

Parte do Município de Angra dos Reis, Ilha Grande é ótima pedida. Com uma natureza praticamente virgem, a Ilha é um dos locais mais belos do Estado do Rio de Janeiro. Suas praias paradisíacas com águas transparentes deixam qualquer pessoa sem falta de ar.

Porém, além da natureza estupefante, Ilha Grande também se mostra destino perfeito para os amantes de história. Seu território ainda preserva a ancestralidade indígena, ao mesmo tempo que preserva o passado mais recente de colonização européia com suas fazendas e prática escravista. Muios não sabem, mas Ilha Grande também já foi sede de uma prisão de segurança máxima no período do Regime civil-militar.

E se caso você tenha se impactado com o passado deste lugar, não se engane! Ilha Grande tem nada de triste ou sofrido. Ok? Para muitos, é chamado até de paraíso na Terra. 

Praia dos Carneiros (PE)

Imagem: Thiago Santos/istock

 

A Praia dos Carneiros é um local que conquistou o título destino pouco a pouco. Num primeiro momento, o espaço era tido como um passeio de bate-volta de Porto de Galinhas ou Recife. Porém, com o passar do tempo foi impossível não virar um destaque.

Com deslumbrantes coqueirais que proporcionam sombras gostosas sobre a areia, a Praia dos Carneiros também atrai com mar transparrente e é um convite ao mergulho com suas piscinas naturais ricas em vida marinha.

Olinda (PE)

Imagem: cacio murilo de vasconcelos/istock

 

Também em Pernambuco, mas coladinha na capital Recife, está Olinda. Destino obrigatório para quem vai pisar em terras pernambucanas! Olinda é um tesouro histórico que encanta a cada subida e descida de suas incontáveis ladeiras.

Olinda também conta com uma natureza impactante e arquitetura quatrocentista, que ajudou a transformá-la em um Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Jericoacoara (CE)

Imagem: aracati_gringo/istock

 

Localizada a 300Km da capital Fortaleza, encontra-se Jericoacoara. No passado, era um pacato vilarejo de vida simples e tranquila. No entanto, com o passar do tempo foi sendo cada vez mais visitada e explorada pela rede hoteleira.

Em constante expansão, Jericoacoara deixou de ser destino secreto faz muito tempo. No verão, o lugar é ótimo para passeios de bugre e práticas de esportes em suas dunas de areia. A propósito, o pôr do sol das dunas é um verdadeiro espetáculo!

E depois de um dia de sol agitado, com muitas aventuras e gargalhadas, Jeri se transforma no período da noite e se tonra um excelente polo gastronômico. 

Fortaleza (CE)

Imagem: Zelio Freire/istock

 

Fortaleza é uma cidade que conta com praias excelentes, muito sol, muitas feirinhas e comida saborosa. Por isso, também se faz ótimo destino para o verão. Na verdade, quem gosta de sol e/ou verão, precisa conhecer a capital cearense.

Fortaleza também se faz bom destino para viagem em família, porque tem atrações para todas as idades. Talvez a de maior destaque, o famoso Beach Park. Um parque aquático que está recebendo cada vez mais turistas e encantando todos que passam por ele.

São Miguel dos Milagres (AL)

Cidade pequena no interior de Alagoas, São Miguel dos Milagres vem cativando cada vez mais visitantes, Destino para quem está viajando em família, é fonte de bons programas para turistas de todas as idades. Lá, é possível em um único dia aproveitar a praia, conhecer o centro histórico e mergulhar em suas piscinas naturais.

Uma dica valiosa para quem vai até São Miguel dos Milagres é, ficar hospedado em à beira-mar. As pousadas encontradas nas praias possuem bom custo-benefício e apresentam bastante conforto e proximidades dos pontos turísticos da cidade. 

Lençóis Maranhenses (MA)

Imagem: alex_so/istock

 

O Parque Nacional dos Lençõis Maranhenses é local de paisagem única. Localizado no Maranhão, é um ótimo lugar para recuperar as energias e equilibrar o lado emocional. Isto porque o cenário é visto como mágico e promete balançar o emocional de qualquer um.

Entre os passeios mais requisitados, estão o Circuito Lagoa Bonita e o Circuito Lagoa Azul. Porém, também é possível e necessário conferir à Lagoa das Emendadas, o Canto de Atins e muito mais. Fora isso, o visitante pode praticar o Kitesurfe, modalidade crescente na região.

Um detalhe sobre a visita aos Lençóis Maranhenses, é preciso realizar o passeio em veículos 4x4. Porque o terreno arenoso pode atolar veículos 4x2. 

E agora que você já tem um monte de destinos para planejar sua viagem dos sonhos. É preciso se preocupar e ter atenção com a arrumação das malas. Por isso, não vá esquecer do seu kit viagem com produtos íntimos que não podem faltar na sua viagem.

Leia também

41 lugares inesquecíveis que você precisa conhecer

Saiba as cores de cabelo que serão tendência no verão 2023

Protetor solar: aprenda a escolher o melhor FPS e como usar

Treinar no verão: esteja atento aos cuidados necessários

10 dicas para viajar tranquilamente e sem gastar demais

Protetor solar físico ou químico? Conheça as principais diferenças