7 segredos para se divertir ao máximo quando for ver filmes no cinema

Você sabe como aproveitar ao máximo os filmes no cinema? Confira as nossas dicas e descubra os segredos para tornar seu hobby mais divertido!

Redação | 21 de Fevereiro de 2022 às 12:00

Milkos/iStock -

Ver filmes no cinema é quase que um ritual para muita gente. Ainda assim, existem alguns segredos que podem tornar sua experiência muito melhor. Contudo, poucas pessoas os conhecem. E você, já sabe como aproveitar ao máximo o passeio e torná-lo mais agradável? Confira as nossas dicas e descubra os segredos!

1. Compre os ingressos com antecedência

Leia também: 7 plataformas de streaming para quem cansou do Netflix

Em uma típica noite de sexta-feira ou sábado, centenas de pessoas fazem fila nos cinemas, nas grandes cidades, comprando ingressos para alguma aclamada estreia. Todos querem estar entre os primeiros a vê-la e, provavelmente, pelo menos cerca da metade das pessoas ficará decepcionada, pois os ingressos estarão esgotados antes de chegarem às bilheterias.

Enquanto estiverem lá, verão outras pessoas se encaminhar tranquilamente até às salas de cinema sem enfrentar a fila da bilheteria. Essas pessoas não têm apenas sorte, mas esperteza, pois compram ingressos com antecedência, online ou na própria bilheteria. Use sites como o www.ingresso.com.br, que coloca à disposição a compra online, com possibilidade de impressão do ingresso ou reserva para buscar na bilheteria.

2. Visite o site do cinema

Uma boa forma de descobrir o que está sendo exibido no momento, e em em quais cinemas, é visitar os sites das principais cadeias de cinema do Brasil: Kinoplex, Cinemark e UCI. Clique no filme que você deseja ver e verifique onde ele está em exibição.

Depois, quando tiver encontrado um cinema que lhe agrade, compre os ingressos online. Você pagará o mesmo que na bilheteria, com o acréscimo de uma taxa de conveniência, mas vale a pena, se quiser ir em fim de semana de estreia ou logo no início da temporada de um grande lançamento. Os ingressos podem ser reservados com várias semanas de antecedência.

3. Se for bom, salve nos “favoritos”

Quando você encontrar um cinema que lhe seja conveniente e de fato atraente – por ter uma equipe prestativa, ou por exibir uma boa seleção de filmes ou, ainda, por causa dos assentos confortáveis e do bom campo de visão –, coloque o site com sua programação entre os “favoritos” em seu navegador de Internet. Assim, você será capaz de retornar diretamente a esse site com um simples clique, sempre que quiser verificar os filmes em cartaz e os horários. Ou talvez você possa cadastrar-se em um cinema para que lhe enviem e-mails regulares com detalhes das futuras programações.

4. Fuja dos trailers no cinema

Você pode detestá-los, mas uma plateia quase toda de adultos jovens, com dinheiro no bolso e nada para fazer – a não ser ficar grudados na tela –, torna-se alvo ideal para anúncios de outros filmes. Mas você pode burlar o sistema. Programe-se para chegar cerca de um ou dois minutos antes do início do filme.

Leia também: 21 filmes nacionais que você precisa conhecer

Os cinemas raramente anunciam quando o filme começa de fato; em consequência, você terá de perguntar, e, ainda assim, pode não receber uma resposta precisa. No entanto persista com educação – se você vai permanecer lá sentado apenas fazendo barulho, mastigando pipoca, talvez prefira aproveitar para tomar um drinque antes do filme, em um bar ou café próximo.

Você pode prever um período de 10 a 15 minutos de trailers e comerciais antes que o filme inicie. Mas é arriscado sentar-se no último instante, se os assentos não forem reservados. Você pode descobrir que os melhores lugares já estão ocupados, e que, se estiver em grupo, vocês terão de se separar.

Uma abordagem mais rebelde seria desrespeitar a regra tácita de não falar no cinema, que só passa a valer quando as luzes se apagam. Assim, se os trailers forem exibidos ainda com um pouco de iluminação, converse à vontade até que escureça.

5. Coma antes ou depois da sessão

A comida vendida no cinema não tem requinte, é pouco saudável e cara. Além disso, para consegui-la em geral é preciso enfrentar uma longa fila. Os cinemas surgem constantemente com novos truques para nos fazer gastar entre R$ 7 e R$ 15 em coisas que provavelmente não pensaríamos em comprar em outro lugar. Então, por que não parar de comprar e comer essas coisas? Em vez disso, faça uma boa refeição antes ou depois de ir ao cinema.

A maioria de nós come pipoca simplesmente porque este ato está associado a assistir a um filme. Essa associação veio para o Brasil como uma influência americana e se fortaleceu após a década de 1980, com as grandes salas de cinema estilo multiplex. Voltando aos Estados Unidos, antes da Segunda Guerra Mundial, não havia comida nos cinemas, pois os donos dos grandes “palácios do cinema” não queriam que seus tapetes e estofados fossem arruinados por chocolate e bebidas derramadas. Assim, boicote aqueles lanches de má qualidade como um ato de nostalgia à era de ouro do cinema.

6. Aproveite os créditos

Os créditos, ao fim de um filme, duram de 7 a 8 minutos, e a maioria dos cinemas acende as luzes da sala de projeção parcialmente para que as pessoas saiam com segurança. Mas não pense que você tem de sair correndo. Se quiser continuar sentado, refletindo após um bom filme, aproveite a música final ou descubra que lugares foram usados nas filmagens – tudo isso faz parte do espetáculo, e a equipe do cinema deve respeitar seus desejos.

7. Experimente um cinema ao ar livre

Leia também: 5 dicas para ter uma verdadeira noite de cinema em casa

Por que não experimentar algo diferente? Pegue a espreguiçadeira e dirija-se a um cinema ao ar livre. Recoste-se, com uma bebida na mão, e curta um clássico favorito – ou, em alguns casos raros, um dos últimos lançamentos. Cinemas desse tipo, apesar de terem perdido a popularidade nos últimos anos, ainda são uma opção econômica para famílias ou para casais que desejam um lugar romântico à moda antiga para namorar.

No entanto, antes de ir, esteja ciente das possíveis ciladas. Você talvez precise percorrer uma distância um tanto longa para essa ocasião especial. Eles, em geral, dependem de subsídios para se manterem. Os equipamentos podem ser antiquados; assim, caso você seja um cinéfilo de verdade, esperando capturar cada segundo do que é exibido no filme, poderá ficar desapontado.

O som pode ser encoberto, algumas vezes, pelo tráfego nas redondezas ou, talvez, tenha de ser reduzido para evitar que a vizinhança seja incomodada. Nos meses de verão, a projeção noturna pode ter de iniciar mesmo antes de estar suficientemente escuro para se assistir ao filme. Atente também para a segurança do local e para que tipo de público ele recebe. Mas, ainda assim, é diferente e divertido.

Para saber sobre os cinemas ao ar livre em sua região, utilize a Internet e busque em portais e redes sociais as comunidades de fãs de cinema de cada cidade.