Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de fevereiro de 2021

9 dicas para você aprender inglês no dia a dia

Aprender um novo idioma pode ser mais fácil do que você pensa. Confira algumas dicas!

Imagem: Bychykhin_Olexandr/iStock

Aprender uma língua nova é sempre um desafio, principalmente para as pessoas que não tem contato com o idioma frequentemente. Apesar do chinês a cada dia ganhar mais espaço, o inglês ainda é considerado a língua mais utilizada comercialmente no mundo todo e se torna quase indispensável para um bom currículo. Portanto,vamos te dar algumas dicas para aprender inglês ainda mais rápido colocando o idioma no seu dia a dia.

Dicas para aprender inglês no dia a dia

1. Assista a séries e filmes

Sabe aquela hora de descansar, ver o filminho, ou aquela série maneira para relaxar? Então, que tal colocar o filme em inglês? Afinal, a maioria das produções audiovisuais que os brasileiros consumem são de origem estadunidense ou inglesa, portanto, o áudio original é em inglês e pode ajudar não só com a construção de frases e conjugação de verbos como também é ótimo para nos situar das expressões utilizadas no dia a dia dos nativos da língua, nos deixando também por dentro da cultura deles.

2. Habilite as legendas em inglês 

Leia também: Confira 20 falsos cognatos em inglês

Além do áudio, uma boa maneira de treinar o inglês, principalmente a parte da escrita e da leitura, é colocar também a legenda em inglês. Para aqueles que ainda estão começando a conhecer a língua pode ser um pouco desafiador, portanto uma boa dica é pegar algum filme ou série que você já viu várias vezes, já conhece a história e as falas. Dessa forma, será como assistir à um conteúdo traduzido e será muito mais fácil de entender a construção do idioma.

3. Leia livros e revistas em inglês

Para aqueles que gostam de ler e querem se desafiar um pouquinho mais, procurar livros em inglês também é uma ótima opção. Toda livraria possui uma sessão de livros em inglês e também é possível adquirir exemplares pela internet. Além disso, caso você não queira se comprometer com uma leitura tão longa quanto um livro, existem alguns textos disponíveis na internet para treinar a leitura em inglês.

4. Preste atenção nas letras das músicas 

Para quem gosta de ouvir música, pesquisar as letras na internet pode ser uma forma divertida de aprender inglês. Aplicativos de streaming de música como Spotify e Deezer têm a opção de mostrar as letras das músicas, então, que tal ler as letras para tentar pegar a escrita e a pronunciação de cada palavra? Isso vai ajudar muito!

5. Mude o idioma do seu smartphone

Mudar o idioma do seu smartphone para o inglês pode ser um boa forma de se acostumar com algumas palavras e comandos específicos.

6. Use as redes sociais

Se você é usuário ativo de redes sociais, uma ótima forma de se manter em contato com a língua inglesa é seguir influenciadores e perfis de outros países. Podem ser artistas, youtubers, instagramers, cantores, atores e atrizes. Tente assistir e ler o que eles postam prestando atenção no que é dito e escrito sem apelar para as traduções automáticas das redes sociais. Existem alguns perfis que se dedicam a ensinar inglês, por exemplo, e são ótimos para ajudar quem está começando. O facebook também tem grupos e páginas que se dedicam a ensinar e reúnem uma quantidade considerável de pessoas com o mesmo objetivo.

7. Aproveite os aplicativos

Existem também aplicativos que ensinam inglês e disponibilizam exercícios diários que você deve fazer para manter-se em contato com o idioma. No Duolingo, por exemplo, você ganha pontos para cada exercício feito e com o acúmulo desses pontos, outros níveis de exercícios são destravados e você vai subindo de nível como se fosse um jogo.

8. Divirta-se enquanto aprende com os jogos

Falando em jogos, além de existirem jogos específicos para treinar o idioma,  a maioria deles está em inglês. Procure prestar atenção nas falas dos personagens e tenha sempre um dicionário por perto para pesquisar aquelas palavras que você não conhece bem.

9. Escute podcasts

Os podcasts têm estado super na moda e eles são uma ótima fonte de aprendizado. Existem algumas produções que são dedicadas à ensinar inglês, alguns dele são: English Experts Podcast, Better at English, 6 Minutes English (BBC).

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados