8 adaptações de Cinderela que você precisa assistir

Não é de hoje que o conto de fadas da Cinderela está sendo contato por aí. Conheça algumas versões pro cinema pra esse clássico!

Matheus Murucci | 16 de Setembro de 2021 às 14:00

Prostock-Studio/iStock -

Não precisa ser criança para conhecer a história da Cinderela. Na verdade, ela já é um clássico que percorre diversas gerações. Também conhecida como Gata Borralheira, essa história faz parte da infância e juventude de muita gente e é tida como um dos contos de fadas mais populares do planeta.

As diversas versões de Cinderela

Existem várias versões de Cinderela e cada uma delas propõe algo diferente em relação a outra. Pesquisadores afirmam que a história se originou na China, por volta do ano 860 a.C. Estudiosos acreditam que o conto original chinês era uma forma lúdica de perpetuar um conceito de beleza muito comum na época: pés pequenos.

No entanto, a versão mais conhecida em todo o mundo é a do escritor francês Charles Perrault e a versão dos Irmãos Grimm – famosos escritores alemães que se dedicaram na escrita de fábulas e contos infantis. Ambas as versões são marcadas por um tom mais sério e até um tanto macabro. A maioria das versões que sucederam a essas duas, foram inspiradas nessas narrativas.

Leia também: Saiba 15 filmes imperdíveis que estão na Amazon Prime Brasil

Por estarmos mais acostumados com a versão leve e encantada do conto, nos assustamos quando nos deparamos com as diferenças. Por exemplo, as filhas da madrasta acabam cegas no final da história original e com os pés mutilados para que o sapato de cristal coubesse nos seus pés.

Com o passar do tempo, a história da Gata Borralheira foi recontada diversas vezes e de várias maneiras. A versão mais conhecida por todo mundo é o desenho animado da Disney, que foi lançado originalmente em 1950. Daí, o conto de fadas se popularizou na cultura pop e ganhou novas adaptações para o cinema. Vamos conhecer algumas delas?

Cinderella (1957)

Essa foi uma versão feita para a televisão e era um musical escrito pela dupla Rodgers e Hammerstein, que foram responsáveis por diversos musicais na chamada Era de Ouro de Hollywood. O filme tem como protagonista a atriz Julie Andrews, que também é conhecida por ser a estrela de “A Noviça Rebelde” e “Mary Poppins”.

Nota IMDb: 7.6/10

Cinderella (1997)

Quarenta anos mais tarde, o mesmo Cinderella de Rodgers e Hammerstein ganhou um remake, também para a televisão. O diferencial dessa versão é o elenco composto inteiramente por artistas negros. A cantora Whitney Houston interpretou a Fada Madrinha nessa adaptação, que acabou se tornando um clássico da Sessão da Tarde.

Disponível no Disney Plus Brasil.

Nota IMDb: 6.7/10

A Nova Cinderela (2004)

Hillary Duff estrela essa versão comédia romântica para o conto da Cinderela. Aqui, há uma mistura de high school e relacionamentos virtuais com a essência da história original, criando uma adaptação moderna e divertida. Foi um sucesso de bilheteria.

Disponível no HBO GO Brasil.

Nota IMDb: 5.9/10

Outro conto da nova Cinderela (2008)

Em mais uma adaptação teen e moderna da clássica história, conhecemos Mary que, ao invés de ir ao baile e conhecer o príncipe, ela conhece o astro Joey Parker em um concurso de dança. Estrelado pela atriz Selena Gomez.

Disponível no Google Play Movies Brasil.

Nota IMDb: 5.8/10

A Nova Cinderela: Era Uma Vez Uma Canção (2011)

Essa versão de 2011 tem como ambientação o universo da música pop, onde a jovem Katie sonha em ser uma cantora. Mas seus planos são derrotados quando ela precisa desistir desse sonho para que sua irmã de criação possa assinar com uma gravadora.

Disponível no Looke Brasil.

Nota IMDb: 6.0/10

Cinderella (2015)

Seguindo a onda de adaptações de desenhos animados para live action, a Disney lançou uma versão com atores reais para o clássico do estúdio. A história é a mesma mas dessa vez interpretada por um elenco que conta com nomes de peso como Cate Blanchett (interpretando a Madrasta) e Helena Bonham Carter (dando vida a Fada Madrinha). Lily James é Cinderella.

Disponível no Disney Plus Brasil.

Nota IMDb: 6.9/10

A Nova Cinderela: Se o sapato encaixar (2016)

Segue a história original, mas também encaixa o universo da música na sua narrativa. Uma versão divertida e moderna pro clássico que já conhecemos.

Disponível no Looke Brasil.

Nota IMDb: 6.8/10

Cinderela Pop (2019)

Cinderela Pop é o codinome de Cíntia Dorella, quando essa começa a trabalhar com DJ. Estrela por Maísa, o filme teen mostra que ela precisa lidar com as filhas da sua madrasta para chamar a atenção do galã Freddy. Versão brasileira e juvenil para o conto de fadas.

Disponível no Netflix Brasil.

Nota IMDb: 4.6/10