Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de maio de 2021

15 cartunistas brasileiros que você precisa conhecer

Conheça os cartunistas brasileiros mais importantes e também os que estão ganhando espaço no mundo dos cartuns.

Imagem: Oleksandr Todorov/iStock

Sempre presentes em jornais e revistas, os quadrinhos fazem parte da cultura brasileira desde 1843. A produção de desenhos divertidos e críticos continua até hoje no nosso dia a dia. Se você é fã de quadrinhos, precisa conhecer os principais cartunistas brasileiros e suas obras que nos ajudam a refletir sobre os acontecimentos do mundo.

Leia também: 17 mulheres que marcaram a história do Brasil

Os quadrinhos e cartuns podem ter os mais variados objetivos. Seja divertir as pessoas com situações do cotidiano, ou fazer uma crítica ácida a um governo, por exemplo. Já os personagens podem ser reais ou fictícios, mas sempre se relacionam com algo que vivemos ou sentimos. E ainda hoje essas críticas em forma de desenhos nos são muito úteis.

Historicamente, os cartunistas sempre foram um meio de expressão do sentimento popular. No Brasil, o cartum teve um papel importante durante os movimentos contra a ditadura de 1964. O Pasquim, semanário publicado de 1969 a 1991, foi o palco principal para as charges que denunciavam e combatiam o governo da época. Contou com a participação de figuras consagradas como Ziraldo e Millôr Fernandes.

Cartunistas brasileiros que fizeram história

Ao lado de Millôr Fernandes, nomes como Renato Aroeira, Laerte Coutinho, Arnaldo Angeli Filho e Chico Caruso encabeçam a produção de charges críticas e políticas no Brasil. Apesar de ser mais conhecido por seu trabalho literário, Ziraldo também já fez muitas críticas políticas por meio de cartuns.

Além de Ziraldo, Maurício de Sousa conquista até hoje o coração dos pequenos com as histórias da Turma da Mônica, publicadas no Brasil e no mundo; e é um dos nomes mais importantes do meio. Já Angeli é um cartunista que ainda publica suas criações em publicações impressas e eletrônicas. Seus desenhos abordam questões sociais que muitas vezes nem precisam de diálogos ou legenda, pois a imagem já diz tudo.

Mas o trabalho do cartunista também é o de levar diversão, e você pode comprovar nas tirinhas do Laerte. O cartunista fez história com seus personagens irônicos e engraçados, como Overman e o Piratas do Tietê. Mas não deixou as críticas políticas de lado.

Esses são apenas alguns dos nossos talentos na arte de representar a sociedade em cartuns e quadrinhos. Conheça outros cartunistas que estão deixando suas marcas nos meios digitais e em publicações impressas no Brasil e no mundo.

  • Duke

    Duke

    O cartunista mineiro Duke na verdade se chama Eduardo dos Reis Evangelista. Recentemente, ganhou o prêmio Vladimir Herzog por recriar uma charge famosa do cartunista Renato Aroeira.

    Você pode conferir mais sobre o trabalho do Duke no seu Instagram oficial.


  • Venes

    Venes

    O cartunista Wenes Caitano Marques nasceu no Tocantins e começou sua carreira, e permanece, publicando na Revista Época. Hoje, seu trabalho também pode ser visto na Revista Carta Capital, no Jornal Folha de São Paulo e no portal de notícias A Gazeta – ES.

    Clique aqui e veja mais cartuns de Venes.


  • Jean Galvão

    Jean Galvão

    Jean Galvão pode ser encontrado na página 2 da Folha de São Paulo há mais de 20 anos. Mas ele também tem inúmeros trabalhos publicados como ilustrador e cartunista infantil.

    Conheça um pouco mais sobre o seu trabalho clicando aqui.


  • Aleixo

    Aleixo

    Claudio Aleixo é um designer e cartunista de Goiás que transforma muito bem em desenho o seu olhar crítico sobre o mundo. Além disso, já teve um de seus trabalhos selecionados para o Salão Internacional do Humor de Piracicaba.

    Conheça seus desenhos clicando aqui.


  • Carvall

    Carvall

    Fernando Carvall é cartunista dos jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico. Foi aluno do grande cartunista Ziraldo e tem formação em Artes Plásticas.

    Alguns de seus trabalhos podem ser encontrados em seu Instagram.


  • Willian Leite

    Willian Leite

    O paranaense Willian Leite é quadrinista, designer gráfico e ilustrador. Ganhou fama com a vovó mais mal humorada e querida da internet, dona Anésia.

    Veja outras tirinhas divertidas como essa aqui.


  • Aroeira

    Aroeira

    Chargista e saxofonista, Renato Aroeira, de 66 anos, faz ilustrações desde os 17 anos e já trabalhou para os principais jornais do Rio de Janeiro, como O Dia e O Globo.

    Confira seu trabalho acessando o Instagram oficial.


  • Paulo Moreira

    Paulo Moreira

    Com quase 300 mil seguidores nas redes sociais, o paraibano Paulo Moreira faz parte da nova geração de quadrinistas brasileiros.

    Suas tirinhas sobre cotidiano, cultura pop e críticas políticas podem ser encontradas em seu Instagram.


  • Miguel Paiva

    Miguel Paiva

    Aos 71 anos, Miguel Paiva é um dos cartunistas brasileiros mais famoso. Entre seus personagens mais famosos estão Radical Chic e Gatão de meia idade. Hoje publica suas charges em seu Instagram.


  • Laerte

    Laerte

    Laerte Coutinho segue como uma das artistas mais importantes do país em sua área. Você pode encontrar suas produções na Folha de São Paulo ou em seu blog pessoal.


  • Estela May

    Estela May

    Aos 20 anos, a carioca Estela May já tem uma carreira de cartunista para chamar de sua. Apesar da pouca idade, ela já fala com propriedade de sentimentos em sua série “Péssima Influência” no jornal Folha de São Paulo.


  • Daniel Lafayette

    Daniel Lafayette

    Com severas críticas ao momento atual no Brasil, o perfil de Daniel nas redes sociais já conta com mais de 24 mil seguidores. Sem dúvidas, um dos cartunistas brasileiros mais promissores.

    Conheça um pouco do seu trabalho clicando aqui.


  • Caco Galhardo

    Caco Galhardo

    Cartunista, roteirista e dramaturgo, o paulista de 53 anos publica diariamente seus cartuns na Folha de São Paulo.

    Você também encontra seus trabalhos no Instagram oficial.


  • André Dahmer

    André Dahmer

    Carioca de 46 anos, André Dahmer é autor de séries famosas como: Malvados, Vida e obra de Terêncio Horto e Não há nada acontecendo. Seu trabalho pode ser visto na Folha de São Paulo e também em seu Instagram.


  • Wesley Mercês

    Wesley Mercês

    O baiano Wesley Mercês cria tirinhas sobre o cotidiano, tecnologia e cultura nerd. Ganhou fama com sua série “As crônicas de Wesley”.

    Saiba mais sobre o seu trabalho.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados