Chip Bag Project: usando lixo para salvar vidas

O Chip Bag Project apresenta uma solução parcial para dois problemas persistentes dos Estados Unidos: lixo e pobreza. Conheça essa iniciativa!

Redação | 3 de Março de 2022 às 11:00

Reprodução/Instagram -

Eradajere Oleita acha que talvez tenha uma solução parcial para dois problemas persistentes dos Estados Unidos: lixo e pobreza. É o Chip Bag Project – o Projeto do Saco de Salgadinho. A estudante e ambientalista de 26 anos de Detroit pede um favor aos amantes locais de salgadinhos: em vez de jogar fora os saquinhos, doe, para que ela possa transformá-los em sacos de dormir para os sem-teto.

Como funciona o Chip Bag Project

Leia também: A história de DeWitt Wallace, fundador da Seleções

As pessoas deixam os sacos vazios de Doritos, Lay’s e seus salgadinhos favoritos em dois pontos de Detroit: uma gráfica e uma loja de roupas, onde Oleita e os voluntários que a auxiliam os recolhem. Depois de lavados com água quente e sabão, os sacos são abertos e passados a ferro. Eles usam o acolchoado e o forro de casacos velhos para revestir a parte interna. 

Fazer um saco de dormir leva cerca de quatro horas, com 150 a 300 sacos de salgadinhos em cada, dependendo do tamanho – se é porção individual ou tamanho família. O resultado é um saco de dormir “à prova d’água, leve e fácil de carregar”, disse Oleita ao jornal Detroit News. 

Impacto ambiental e social

Desde seu início em 2020, o Chip Bag Project recolheu mais de 800 mil sacos de salgadinhos e, até dezembro último, criou 110 sacos de dormir. 

Claro que seria mais simples levantar dinheiro e comprar sacos de dormir novos. Mas essa seria apenas metade da meta para Oleita, cuja família emigrou da Nigéria para os Estados Unidos uma década atrás com esperança de uma vida melhor, e seus colegas voluntários. “Estamos decididos a causar impacto ambiental além do impacto social”, diz ela. 

É claro que há o símbolo de resgatar sacos que iriam para o lixo e usá-los para ajudar os sem-teto. É um lembrete poderoso de que a injustiça ambiental e a pobreza andam de mãos dadas. Como disse Eradajere Oleita a hourdetroit.com: “Acho que está na hora de mostrar a ligação entre todos esses problemas.”

por Andy Simmons

Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de março da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!