Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 10 de janeiro de 2022

Conheça a história da impressão

Rayane Santos
Última atualização: 10 de janeiro de 2022
Por: Rayane Santos

Dos carimbos de pedra às impressoras 3D.

Conheça a história da impressão Imagem: Lunasix/iStock

Atualmente, é possível encontrar uma impressora a laser em qualquer casa ao redor do mundo. Até mesmo a impressão em 3D, que parecia uma realidade apenas de filmes de ficção científica, já se encontra disponível em diversos lugares.

Leia também: 13 curiosidades sobre jogos de tabuleiro

No entanto, nem sempre foi assim. A verdade é que a impressão como a conhecemos hoje é, relativamente, recente. Porém, surpreendentemente, a história dessa invenção data de 2000 anos atrás. Confira a seguir a história da impressão.

Anos 2000 a.C. 

Na antiga Mesopotâmia, carimbos cilíndricos de pedra eram utilizados para autenticar documentos gravados em placas de argila. 

Anos 900 d.C. 

Na China, durante a dinastia Song, a impressão com blocos de madeira era usada para produzir livros. 

1450 

O alemão Johannes Gutenberg constrói a primeira prensa tipográfica europeia com tipos móveis de metal. 

1790 

O londrino William Nicholson recebe a patente da prensa rotativa, um sistema de alta velocidade ainda usado para imprimir jornais e revistas. 

1796 

O escritor alemão Alois Senefelder inventa a litografia, em que se aplica tinta a uma pedra plana para reproduzir imagens.

impressão de pequeno robô em impressora 3D
Após muitos anos de evolução, a impressão em 3D se tornou possível. (kirill4mula/iStock)

1880

Pela primeira vez, uma fotografia em meio-tom é impressa num jornal americano. Mostra uma favela em Nova York. 

Década de 1950 

O inventor japonês Ichiro Endo, que trabalhava na Canon, apresenta o conceito da “bubble jet”. É a base das impressoras a jato de tinta. 

1969 

O americano Gary Starkweather, que trabalhava na Xerox, utiliza laser para “desenhar” uma imagem no tambor de uma copiadora e inventa a impressora a laser. 

1971 

O americano Johannes Gottwald patenteia um “gravador de metal líquido” para produzir protótipos. Hoje em dia, a impressão 3D já está consolidada. 

Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de janeiro da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados