Conheça as fontes de energia renovável e entenda como funcionam

As fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e que são usados para a geração de energia elétrica.

Douglas Ferreira | 22 de Setembro de 2021 às 18:00

William_Potter/iStock -

O Brasil, em especial as regiões Sudeste e Sul, estão sofrendo este ano com a pior estiagem dos últimos anos. A escassez das chuvas tem provocado o esvaziamento dos reservatórios e o aumento na conta de energia. Segundo o portal de notícias G1, os especialistas já consideram este o pior nível histórico do país, abaixo até mesmo do patamar de 2001, quando o país enfrentou um severo racionamento de energia.

O esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas – responsáveis por mais de 60% da geração de energia elétrica no país – provocou não só o receio de passarmos por um novo apagão como também acionou o alerta sobre a necessidade de políticas públicas no setor de energia. Bem como a necessidade de se proteger o meio ambiente e da necessidade de se investir mais em outras alternativas para a geração de energia.

Desde 2001, quando passamos por uma crise semelhante, o Brasil tomou algumas medidas a fim de evitar que o problema se repetisse. O sistema de energia foi conectado com mais linhas de transmissão e houve o aumento da oferta de outros tipos de energia, como a energia térmica, solar e eólica. No entanto, essa ampliação não acompanhou o aumento do consumo de energia do país.

Diante desse cenário, muitas pessoas se perguntam por qual motivo o país não investe mais no uso do petróleo e do carvão como alternativas para gerar energia elétrica em usinas termelétricas, como ocorre em alguns outros países. Bom, a explicação é até simples: o petróleo, o gás e o carvão são fontes de energias não renováveis e, portanto, elas são mais caras e irão se esgotar com o tempo. Sendo assim, faz mais sentido confiar em fontes de energia renovável.

Qual a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis?

As fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e que são usados para a geração de energia elétrica. Como exemplo podemos citar a energia hídrica, a energia solar, a energia eólica, a energia de biomassa, dentre outras. Essas fontes de energia proporcionam diversas vantagens, pois poluem menos o meio ambiente e ainda podem ser uma opção melhor para o bolso do consumidor.

As fontes de energia não renováveis, por outro lado, são recursos naturais esgotáveis, que não se renovam, como por exemplo os combustíveis fósseis e a energia nuclear. Elas podem, portanto, acabar devido ao uso exacerbado para a produção de energia e combustível.

Conheça abaixo as opções de fontes de energia renováveis!

Energia hídrica

Hidrelétrica de Itaipu. (Imagem: Tomasz Dutkiewicz/iStock)

1 . Hidroeletricidade

Em um sistema hidrelétrico, uma vasta quantidade de água é armazenada num reservatório ou represa e depois lançada numa onda enorme porém controlada que faz girar uma turbina. À medida que a turbina gira, aciona um gerador que produz eletricidade.

2 . Energia das marés

As turbinas também podem ser impulsionadas pelo movimento da água da maré ao subir e descer. A água precisa estar correndo em alta velocidade, o que significa o uso das marés em alto-mar ou na foz dos rios ou estuários.

3 . A energia das ondas

O surgimento de grandes ondas também podem ser usado para girar turbinas. Alguns dos sistemas movidos a ondas existentes estão localizados em mar aberto, enquanto outros estão mais próximos ao litoral.

Energia eólica

Gerador de energia eólica. (Imagem: thebroker/iStock)

O tipo mais conhecido de turbina eólica é um rotor com três pás girando no topo de um eixo alto e delgado. Quando o vento sopra, a turbina gira. A turbina aciona um gerador e o gerador produz eletricidade.

Energia geotérmica

É dito que o núcleo da Terra tem uma temperatura entre 5.000ºC e 6.000ºC. Mesmo a poucas centenas de metros sob a permafrost ártico, a temperatura da Terra é constante entre 10ºC e 16ºC. Algumas usinas exploram esse imenso reservatório de calor e o utilizam para gerar eletricidade. As centrais geotérmicas são caras para construir, mas os custos de funcionamento são muito baixos.

1 . Energia hidrotermal

As usinas hidrotérmicas obtêm seu calor a partir de massas de água quente localizadas na superfície ou debaixo da terra. Estas massas de água, aquecidas naturalmente pela Terra, geram o vapor que gira as turbinas para acionar os geradores que produzem eletricidade.

2 . Rocha seca quente

Outras usinas de energia geotérmica retiram o calor diretamente da própria Terra. Num sistema de “rocha seca quente”,a água é bombeada para baixo, para uma parte da Terra que seja quente o suficiente para converter a água em vapor. O vapor é direcionado de volta para a superfície para mover turbinas num gerador de eletricidade

Energia solar

Placas de energia solar. (Imagem: Worayuth Kamonsuwan/iStock)

Os painéis solares, vistos às vezes, por exemplo, nos telhados de casas, são chamados de “células fotovoltaicas” e convertem quase diretamente a energia solar fotovoltaica em eletricidade. As usinas de energia solar comerciais trabalham de forma um pouco diferente.

1 . Energia solar térmica

Algumas centrais solares funcionam por meio de uma série de refletores gigantes ou dos “coletores solares” para concentrar o calor que vem naturalmente do sol num único ponto chamado de “receptor”. O receptor contém um líquido (em geral uma solução de água salgada), que aquece e se transforma em vapor. O vapor gira uma turbina, que aciona um gerador para produzir eletricidade.

2 . Chaminés solares

A tecnologia da chaminé solar usa o movimento ascendente natural do ar aquecido para girar um moinho, que, mais uma vez, aciona um gerador para produzir eletricidade.

Energia por biomassa

Quando você está falando sobre as fontes de energia renovável, o termo “biomassa” descreve um grupo de diversos materiais orgânicos, incluindo os resíduos à base de plantas e de origem animal. O material fibroso que sobra após a colheita de cana-de-açúcar, que é processada em açúcar, é um exemplo de biomassa à base de plantas. E os dejetos humanos numa estação de tratamento de esgoto é um exemplo de biomassa de origem animal. A biomassa pode ser usada para produzir eletricidade de algumas maneiras diferentes.

1 . A biomassa pode ser queimada

A queima de biomassa pode ser utilizada para aquecer a água. O vapor resultante gira as turbinas, que acionam geradores que produzem eletricidade.

2 . A biomassa produz “biogás” (metano) enquanto se decompõe

As estações de tratamento de esgoto e os aterros são duas fontes de biogás acessíveis. Em uma estação de tratamento de esgoto, o biogás é um subproduto de tratamento de esgoto. Em um aterro, o biogás é produzido quando o material orgânico misturado a todas as outras porções de lixo começa a se dividir. Se esses gases se infiltrarem no solo ou ficarem à deriva no ar, eles realmente emitirão poluentes do efeito estufa. Mas o biogás pode ser coletado e depois queimado para ferver água, produzindo o vapor que move a turbina de um gerador de eletricidade.

Quais são as fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil?

No Brasil, mais da metade da geração da energia elétrica é feita através das hidrelétricas. Elas são responsáveis pela geração de cerca de 60,1% da energia consumida no país. Em segundo lugar temos as termelétricas responsáveis por cerca de 15,2% da energia elétrica gerada no país.

Nos últimos anos o número de residências e estabelecimentos comerciais abastecidos através de energia solar e eólica vêm aumentando. No entanto, a quantidade de energia gerada ainda é baixa. Estima-se que cerca de 9,1% da energia gerada no Brasil tenha como fonte a energia eólica. E apenas 1,6% da matriz nacional tem como base a energia solar. 8,4% biomassa

O país também investe na geração de energia por biomassa e energia nuclear, correspondendo por cerca de 8,4% e 1,1% da matriz energética nacional, respectivamente.