Dia do Amigo: 20 filmes sobre amizade que você precisa assistir

Amizades novas ou antigas, amigos sérios ou engraçados. Conheça 20 filmes sobre amizade para você assistir no Dia do Amigo!

Matheus Murucci | 20 de Julho de 2022 às 14:40

Prostock-Studio/iStock -

Dia 20 de julho é celebrado o Dia do Amigo. Existe mais de uma data para celebrar a amizade entre as pessoas, mas no Brasil e em outros países da América Latina, comemoramos nesse dia. Então, fizemos uma seleção de 20 filmes sobre a amizade para você curtir com seus amigos e amigas!

Essa data foi proposta pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, e ele teve como inspiração a chegada do homem à Lua, que aconteceu nesse mesmo dia, em 1969. Ele dizia que era um dia importante, no qual o ser humano passava a poder fazer amigos fora do planeta.

Em algumas cidades brasileiras, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a data é celebrada de forma oficial. A amizade já foi tema de muitos livros, músicas e peças de teatro, por exemplo.

1. Thelma & Louise

Talvez seja o filme que todo mundo cite quando pensa em filmes sobre amizade. O clássico, dirigido por Ridley Scott, traz as atrizes Geena Davis e Susan Sarandon nos papéis-título. É um filme de estrada em que duas amigas, cansadas da monotonia, decidem passar um fim de semana distante de suas vidas na cidade. No percurso, acabam precisando fugir da polícia.

2. Missão madrinha de casamento

Annie e Helen serão madrinhas de casamento de Lilian. As duas, então, começam uma disputa para saber quem é a melhor amiga e madrinha. Uma comédia com Kristen Wiig, Maya Rudolph e Melissa McCarthy (que foi indicada ao Oscar por esse papel).

3. Eu, você e a garota que vai morrer

Greg e Earl são dois amigos que estão no ensino médio e têm a amizade abalada quando Greg se aproxima por Rachel, uma menina da escola que está com leucemia. A partir daí, ele descobre novas coisas sobre amizade.

4. Um estranho casal

Dois amigos vão morar juntos depois de seus respectivos casamentos terminarem. Logo eles precisam enfrentar as diferenças de comportamento de um e de outro no dia a dia.

Leia também: Saiba 15 filmes imperdíveis que estão na Amazon Prime Brasil

5. Fora de série

Duas amigas chegam ao fim do ensino médio com notas exemplares, mas percebem que não aproveitaram a diversão da escola como poderiam. Então, no último dia de aula, elas decidem recuperar o tempo perdido. Um filme sobre amizade com olhar contemporâneo a respeito da juventude e suas questões.

6. As vantagens de ser invisível

Charlie chega numa nova escola e faz amizade com Sam e Patrick. Essas novas companhias vão fazê-lo chegar a novas descobertas e possibilidades de viver sua adolescência, mesmo ele precisando lidar com seus conflitos interiores e traumas do passado. Adaptação do livro de Stephen Chbosky.

7. A cidade onde envelheço

Francisca é portuguesa e mora em Belo Horizonte. Ela recebe Teresa, que está chegando de Portugal, para passar uns tempos em sua casa. O filme mostra a reconexão dessa amizade, a saudade de casa e as aventuras em um novo país. Filme da diretora Marília Rocha.

8. Os sonhadores

Os irmãos gêmeos Isabelle e Theo conhecem o jovem Matthew, que vai dos Estados Unidos para a França estudar. Eles se tornam amigos e passam a fazer jogos provocantes e psicológicos, tendo como tema o cinema, a paixão dos três. O pano de fundo da narrativa é a Revolução de 1968.

9. Antônia

Quatro amigas, moradoras da periferia de São Paulo, precisam atravessar o cotidiano de violência e machismo enquanto lutam por um sonho em comum: ter um grupo musical.

10. Muita calma nessa hora

As amigas Aninha, Mari e Tita decidem ir para Búzios passar um fim de semana relaxante. No caminho, elas encontram Estrella e lhe dão carona. A partir daí, muita confusão acontece. Com Gianne Albertoni, Andréia Horta, Fernanda Souza e Débora Lamm, “Muita calma nessa hora” é uma comédia leve e divertida.

11. Clube dos cinco

Presos na escola em um sábado, por conta da detenção, cinco jovens bem diferentes tem que escrever uma redação sobre suas personalidades. Ao longo do filme, os cinco, que não tinham nada a ver, acabam aceitando suas diferenças e criando uma amizade.

12. Quatro amigas e um jeans viajante 2

Depois de terminar o colégio, as quatro amigas inseparáveis, Tibby (Amber Tamblyn), Lena (Alexis Bledel), Bridget (Blake Lively) e Carmen (America Ferrera), já não estão mais tão juntas como se esperava. Agora que as jovens encaram a vida adulta, cada uma delas tem que lidar com os próprios problemas.

13. Operação Big Hero

Tadashi, um menino muito inteligente, cria em um laboratório um robô inflável, Baymax. Quando Tadashi acaba falecendo, seu irmão Hiro Hamada, um jovem prodígio em robótica, se une a Baymax para combater o mal, e os dois começam uma grande amizade.

14. Toy Story

Com medo de serem substituídos no aniversário de seu dono, os brinquedos de Andy ficam enlouquecidos. Woody, o cowboy, era o brinquedo favorito de Andy, até que o garoto ganha de presente um herói espacial, Buzz Lightyear. Woody não lida bem com isso, e inicia uma rivalidade contra Buzz. Quando os dois se vêem em uma enrascada, precisam se unir para escapar e é aí que novos laços de amizade começam a ser construídos.

15. O Extraordinário

Auggie Pullman é um menino de 10 anos que nasceu com uma deformação facial. As 27 cirurgias plásticas não conseguiram fazer com que Auggie ficasse igual às outras crianças e o menino precisa lidar com os julgamentos das crianças da sua nova escola.

16. Se beber, não case

Doug e seus três padrinhos de casamento saem para a sua despedida de solteiro. No entanto, a aventura começa quando, após uma noite de loucuras, os três padrinhos acordam sem lembrar de nada e com Doug desaparecido. Para resgatar o noivo e levá-lo a tempo para o seu casamento, o trio precisa refazer todos os passos da noite anterior para ajudar o amigo.

17. Detona Ralph

Ralph é o vilão de um jogo chamado Conserta Felix, porém o grandão tinha um coração mole e estava cansado de ser o cara mau. Ralph escapa de seu jogo para tentar se tornar um herói. Nesse novo caminho, ele conhece novos amigos. Quando um inimigo cruel ameaça o destino de todos, Ralph e seus amigos precisam salvar o fliperama.

18. Viagem das Garotas

Quatro amigas viajam para Nova Orleans em busca do Essence Festival, um dos grandes festivais da cidade. Essa experiência, que aproximará todas elas, mudará a vida das quatro amigas para sempre.

19. Quase 18

A melhor amiga de Nadine começa a namorar seu irmão mais velho e ela passa a se sentir deixada de lado pela amiga. Em meio ao sentimento de solidão e dificuldades da adolescência, Nadine conhece Hayden, e as duas constroem uma amizade inesperada.