Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de maio de 2021

5 dicas de como os pais podem ajudar na alfabetização do filho

Quer ajudar no processo de alfabetização do seu filho mas não sabe como? Te apresentamos aqui 5 dicas para ajudar nesse processo.

Imagem: cottonbro/Pexels

A alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil. É nesse momento em que a leitura, um dos hábitos mais importantes da vida, pode se consolidar na vida dele. Para participar desse momento e ajudar seu filho a adquirir o hábito da leitura, reunimos aqui algumas dicas para te ajudar.

1. Convide seu filho para ler com você todos os dias

Para construir um hábito, qualquer que seja ele, é importante ter consistência: por isso, especialmente durante o período de alfabetização, é importante convidar seu filho para ler com você todos os dias. Isso contribuirá para o interesse dele em aprender o alfabeto e conseguir ler sozinho ou ler para você. Caso o tempo esteja corrido, você pode escolher livros curtos, até mesmo porque o tempo que crianças nessa faixa etária conseguem se manter atentas costuma ser menor.

2. Leia o livro favorito do seu filho várias vezes

Assim como seu filho ama assistir o mesmo desenho e o mesmo filme várias vezes e também tem um brinquedo favorito que leva para todos os lados, é importante ler com seu filho o livro favorito dele por diversas vezes. A repetição é uma das etapas mais importantes do aprendizado, especialmente para crianças.

Com o tempo é possível que ele decore a história e comece a brincar de ler; e isso é ótimo! Pois ele estará relacionando a leitura a uma coisa prazerosa e divertida.

3. Escolha livros com personagens familiares para o seu filho

Outra dica valiosa é introduzir livros na vida de seu filho a partir de personagens que ele já ame e conheça, como Ladybug, Peppa e os amados personagens da Turma da Mônica, por exemplo. Selecionar livros com os quais a criança já esteja familiarizada de certa forma gera uma percepção positiva da leitura como um momento relacionado à diversão para ela.

4. Leia livros variados

Dentro da literatura infantil, existem diversos gêneros literários que você pode apresentar à criança: contos de fada tradicionais, poesia, contos, romance, história de aventura, fantasia... Basta procurar o que se adequa à idade da criança e ao seu nível de compreensão e vocabulário.

5. Escolha histórias com palavras que rimam e versos que se repetem

Como já dito anteriormente, a repetição é palavra-chave no processo de alfabetização: para que o conteúdo possa ser fixado, ler livros com rimas e versos com estruturas repetidas, como pequenos poemas e aforismos infantis, por exemplo, é excelente para esse momento.

Gostou das dicas? Veja como ensinar o alfabeto para o seu filho pode ser um momento divertido com a Coleção Turma da Mônica de A a Z!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close