Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de março de 2021

Dicas de estudo: 10 dicas de como melhorar os seus estudos

Sabemos que estudar nem sempre é fácil. Por isso, preparamos essas dicas para você melhorar a qualidade dos seus estudos.

Imagem: Imagem: fizkes/iStock

Se dedicar aos estudos nem sempre é uma tarefa fácil. É uma coisa que depende de diversas variáveis. Da predisposição do aluno à sua condição social, tudo pode interferir e influenciar o resultado final da empreitada. 

Com um ano recém-completo da pandemia do novo coronavírus, muitas escolas e universidades aderiram ao ensino remoto. E como 2021 ainda só está começando, há muito ano letivo pela frente.

Leia também: 10 dicas de como se preparar para trabalhar como freelancer 

Não fosse “só” isso, ainda tem muita gente que precisa estudar sozinho por ene motivos. Como é o caso dos estudantes que vão prestar vestibular ou participar de concursos públicos, mas não têm condições financeiras para investir em cursinho, ou de alunos que desde sempre já optaram pelo ensino à distância, o famigerado EaD. 

Seja lá qual for o perfil, estudar sozinho é sempre um desafio. Foi pensando nisso que nós separamos essa lista com algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar melhor os seus estudos e aprender com mais qualidades. 

Venha com a gente! 

Estude em um lugar calmo

Estudos
Imagem: Ridofranz/iStock

Sem dúvida alguma, ter um ambiente tranquilo para poder se dedicar aos estudos faz toda a diferença na hora de aprender. Nem sempre é fácil conseguir esse cantinho mágico, mas ele é essencial. 

Quanto mais agradável e silencioso, melhor. Mas só de não ter gente andando para lá e para cá fará diferença. E também vale a pena se preocupar com a iluminação desse espaço, para que seja sempre confortável usufruir dele. 

Crie uma rotina de estudos

Imagem: AnnaStills/iStock

Embora muita gente brade por aí que viver na rotina é entediante, ela tem, e muito, o seu valor. Quando se trata de atividades criativas, laborais ou de estudos, a rotina é uma grande aliada. 

Portanto, descubra o horário em o seu desempenho é melhor e o separe para que você possa estudar diariamente. Se for pela manhã, ótimo. É à tarde? Maravilha. Prefere estudar durante a noite? Sem problema algum! O importante é você ter esse tempo para se dedicar. 

Ter essa rotina definida e seguida ao máximo à risca ajudará com que estudar se torne um hábito cada vez mais estabelecido e cada vez menos um esforço. 

Seja disciplinado

Estudos
Imagem: Prostock-Studio/iStock

Ter uma rotina vai melhorar a qualidade dos seus estudos, mas ela sozinha não fará milagre. É importante que você também seja disciplinado. Sentou para estudar, leve a sério. Pode ser difícil engatar no começo, mas logo as coisas passam a funcionar melhor. 

Fique longe do celular e das redes sociais

Imagem: Marcos Homem/iStock

Talvez não haja nada no mundo moderno que tire mais a nossa concentração do que o celular e as redes sociais. Todo mundo já teve aquela experiência de pegar o celular para ver as horas e quando menos ver, perceber que perdeu pelo menos umas duas horas rolando o feed da sua rede social favorita. 

Isto posto, é imprescindível que você os mantenha o mais longe possível enquanto estiver encarando suas horas de estudo. Deixe o celular fora do alcance de visão ou até mesmo em outro cômodo para que as notificações não aticem a sua curiosidade e você acabar perdendo o foco. 

E caso você estude no computador e precisa da internet para tal, experimente não deixar as abas das redes sociais abertas. Isso funciona para muita gente e pode funcionar para você também. 

Organize os seus estudos

Estudos
Imagem: borgogniels/iStock

Outra coisa que fará diferença nos seus estudos é organizá-los. Saber qual matéria e disciplina você irá dedicar o seu tempo irá te facilitar, e muito, as coisas. Primeiro porque você não vai perder tempo decidindo o que estudar. Depois, porque você já irá se preparando para os estudos. 

Faça um planejamento que lhe pareça mais apropriado conforme suas necessidades e preferências e colha os frutos. 

Faça anotações dos seus estudos 

Imagem: m-imagephotography/iStock

Uma coisa prática que pode te ajudar é fazer as mais diversas anotações enquanto estuda. Anote o que julgar importante, anote para esquematizar, anote. Além de ajudar a fixar o conteúdo estudado, na hora de revisitar aquele material, você irá achar coisas preciosas.

Você também pode se utilizar de palavras-chaves, abreviações, como também pode marcar o próprio texto, seja circulando palavras, sublinhando trechos ou fazendo comentários. 

Resolva exercícios sobre o conteúdo que se está estudando

Estudos
Imagem: fizkes/iStock

Essa você já sabe, mas não custa reforçar. Resolver exercícios relacionados às matérias que se está estudando é uma das melhores maneiras de se fixar o conteúdo das mesmas. 

Além do mais, ao tentar solucionar as questões você irá descobrir quais tópicos está tendo mais facilidade e quais outros precisará se dedicar mais. Às vezes achamos que está tudo bem, mas na verdade não está. Se testar pode fazer toda a diferença.  

Leia em voz alta

Imagem: LightFieldStudios/iStock

Ler em voz alta pode ser uma ótima tática para ajudar a memorizar ou fixar alguns conteúdos. 

Você pode tanto reler em voz alta um conteúdo que já leu em outro momento como adotar esse método para conseguir focar em um texto que não está te prendendo a atenção. 

E ler em voz alta os textos que você escreve também vale muito a pena. Muitos escritores de renome costumam ler os próprios textos em voz alta para verificar se está tudo soando bem aos ouvidos, mantendo um bom ritmo ou não ficando confuso. Experimente! 

Diversifique a forma do conteúdo que se está estudando

Estudos
Imagem: Prostock-Studio/iStock

Uma estratégia que pode tornar seus estudos menos cansativos e monótonos é procurar e consumir conteúdos para além dos livros e textos didáticos. 

Você pode procurar documentários que abordem aquele tema que você está estudando em nas disciplinas de ciências humanas. 

Você também pode procurar vídeos de experimentos ou aplicações das coisas que você está vendo nas disciplinas de matemática, física e química. 

Também há uma infinidade de podcast disponíveis internet afora. As chances de você encontrar um que aborde o tema que você está estudando são muito boas. 

E caso você esteja estudando literatura, por que em vez de só estudar sobre obras ou autores você não os lê efetivamente? Com certeza a sua compreensão será outra. 

Enfim, como você pode ver, há inúmeras possibilidades e tantas outras mais que com criatividade você pode descobrir por si só. 

Respeite o seu corpo

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Por fim, mas não menos importante: respeite o seu corpo. É imprescindível que você descanse e se alimente bem. E claro, sem esquecer de se hidratar, não é mesmo?

E se puder, também faça atividades físicas e se alongue. É necessário que você esteja saudável, pois se não você não irá render. 

Também tenha em mente que fazer pausas durante os estudos, ao contrário do que pode parecer, pode te ajudar a ter melhores resultados. Esses pequenos intervalos para esticar o corpo ou tomar um café vão te dar forças para continuar.

E saiba que só estudar, sem ter tempo algum para mais nada, não te fará bem. Reserve para si momentos de lazer, para ver os amigos (após a pandemia, claro), estar com a família, assistir a um filme ou série, estar com o seu bichinho de estimação etc e etc. Esse tipo de coisa irá te reenergizar e deixar sempre novo e folha. 

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você! Agora que você já as tem, vambora se organizar e colocar tudo em prática! Bons estudos!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados