11 dicas infalíveis para pagar menos em bares e restaurantes

Saiba como poupar dinheiro sem abrir mão da diversão

William Bastos e atualizado por Douglas Ferreira | 19 de Novembro de 2019 às 08:30

É possível se divertir gastando pouco. - jacoblund/iStock

Sair de casa no fim de semana para frequentar restaurantes ou bares pode ser uma boa ideia depois de uma semana estressante. Afinal, todo mundo merece um pouquinho de diversão. No entanto, sabemos que nem sempre é possível gastar muito. Felizmente, existem alguns segredinhos para você poupar dinheiro sem abrir mão da diversão.

Como gastar menos em bares e restaurantes

O primeiro passo para gastar menos dinhiero é pensar exatamente no que você deseja, e com quem vai. Dividir a conta é uma opção? Pedir uma comanda separada para evitar gastos maiores parece uma boa ideia? Depende de como você se organizará – e de quanto está disposta a gastar.

Algo que muitas pessoas não param para pensar sobre – e que acaba sendo muito importante – é o perfil de consumidor. Que tipo de gastos você costuma ter? Ou você é do tipo que não pensa em gastos, mas em investimentos, ainda que o assunto seja lazer e entretenimento?

Se você pensar no seu perfil, poderá partir para alternativas, como os cupons, caso você não queira (ou nem possa) gastar muito, e, ainda assim, ter uma experiência satisfatória. A partir do seu perfil, é possível pensar em hábitos que você pode adotar no dia a dia, inclusive em suas saídas para bares e restaurantes.

Veja a seguir 11 dicas infalíveis para poupar dinheiro nas suas saídas de casa.

1. Tire o melhor dos bares e restaurantes locais

Muitas pessoas acabam negligenciando os locais em que moram. Essa opção, no entanto, pode significar economia, além da descoberta de locais novos e interessantes.

Procure por estabelecimentos que ofereçam, além do cardápio, boas opções para o entretenimento, como televisão ou sinuca. Com isso você certamente sentirá que seu dinheiro valeu a pena. Vasculhe a área ao redor e encontre o que se encaixa melhor aos seus gostos e orçamento.

2. Preste atenção aos truques dos restaurantes

Para cobrar uma taxa a mais dos seus clientes, muitos restaurantes e bares usam alguns truques. Preste atenção se o local não possui couvert artístico, por exemplo. O estabelecimento quase sempre cobrará uma quantia a mais por isso. Há também locais que servem um balde de cerveja de forma a "agilizar" o pedido dos clientes, sendo cobrado apenas o que eles consumirem. Mas cuidado com isso: com o balde ao lado, fica mais fácil pegar uma garrafa atrás da outra.

3. Procure cupons de desconto

Há muitos sites, como o Peixe Urbano, que oferecem cupons de desconto para clientes em determinados restaurantes. Pesquise antes de sair de casa: é provável que você encontre um bom preço em um bom lugar.

4. Pesquise por restaurantes nas redes sociais

As redes sociais trouxeram uma grande vantagem: a maioria dos estabelecimentos está lá. Para isso, basta que você busque por restaurantes ou bares próximos a você. Siga as páginas e veja fotos do local, promoções e eventos para planejar a sua próxima saída. Você pode economizar mais sabendo o que vai encontrar na programação e no cardápio do dia!

5. Se estiver em grupo, cuidado!

A roda de amigos está animada, e você só observa as bebidas e os petiscos aparecendo como mágica na mesa. Pode ser que a divisão no final acabe não sendo justa se você não consumir metade do que está sendo pedido. Deixe claro antes de sair de casa que você será responsável apenas pela sua parte, incluindo os 10% do serviço. É melhor do que se deparar com um prejuízo no bolso...

6. Não seja impulsivo

Decidir o que fazer antes de sair de casa é a melhor forma de garantir que você não gastará nada além do que pretende. É provável que você saia com uma conta mais cara se descobriu o local enquanto procurava. Seja esperto: procure pelos cardápios e cartas de vinho dos estabelecimentos na internet e compare os preços.

7. Deixe o álcool de lado

Às vezes as decisões mudam no meio do passeio. Durante a refeição, resista ao desejo de pedir uma cerveja ou duas: dificilmente parará por aí, principalmente se for um encontro casual e não houver trabalho depois. Peça algo para comer e preste atenção às cervejas que consumir, e nunca peça álcool se estiver dirigindo.

8. Conheça a área

Pode parecer um detalhe pequeno, mas saber quais as áreas nobres e quais as que oferecem preços mais em conta faz a diferença. Isso não vale apenas para as zonas mais abastadas da sua cidade. Muitas vezes, alguns bares e restaurantes mantêm um comércio competitivo na mesma localidade porque sabem que podem explorar a vantagem, logo muitos estabelecimentos que se encontram próximos devem oferecer mais ou menos a mesma faixa de preços. Pesquise antes de sentar à mesa!

9. Faça uma refeição moderada antes de sair de casa

Se quiser poupar mais ainda principalmente em bares, o ideal é sair alimentada de casa. Assim, você evita gastar com porções que costumam ser bem mais caras, e, assim, diminuir a conta.

10. Pergunte sobre o tamanho das porções

Muitos bares e restaurantes oferecem quantidades limitadas de porções dependendo de seus estoques. Geralmente as porções seguem um padrão para que o produto não estrague e seja consumido logo. Além disso, vale a pena perguntar ao garçom sobre uma estimativa de tamanho das porções oferecidas pelo local. Você deve seguir a mesma lógica dos estabelecimentos: não peça porções que não vá consumir ou que precisem ser embaladas — principalmente porque as embalagens representam um custo ainda maior.

11. Se a grana é limitada, prefira pagar em dinheiro

Os cartões de crédito são um risco para muitas pessoas que falham em sua educação financeira. Afinal, é muito mais fácil passar o cartão no fim e lidar com os custos depois. No entanto, se você quiser limitar e manter um lembrete constante de que não pode gastar muito, leve dinheiro físico. Não se esqueça que os 10% dos garçons também deve estar incluído.

dicas economia